GP da Áustria: segunda pole de Martin, Oliveira em 9.º

Jorge Martin conquistou mais uma pole position, e Miguel Oliveira passou à Q2 para qualificar na terceira linha da grelha de partida para o GP da Áustria.

Jorge Martin conseguiu a sua segunda pole consecutiva e a terceira da temporada. Mas não foi um dia fácil para o piloto espanhol, que sofreu duas quedas, uma na terceira sessão e outra na quarta. Por isso teve que passar pela primeira qualificação. No final dos 15 minutos Jorge Martin foi o mais rápido da Q1, logo seguido de Miguel Oliveira, passando ambos à Q2 do GP da Áustria.

No final da segunda qualificação parecia que Fabio Quartararo tinha a pole position garantida, mas Jorge Martin acabou por batê-lo por 0,034 s, rodando à boleia de Johann Zarco. Assim, Martin conquistou a sua terceira pole do ano, e repetindo a do fim de semana anterior.

«Estou em êxtase. A manhã não começou da melhor maneira, mas no final, com a equipa, conseguimos trabalhar muito bem e os resultados surgiram», disse Jorge Martin. «Começar na frente amanhã será fundamental. O Johann ajudou-me, tenho que lhe agradecer».

Fabio Quartararo preferia ter conquistado a pole, mas ficou satisfeito com um lugar na primeira linha num circuito que não é tradicionalmente favorável à Yamaha. Francesco Bagnaia completa a primeira fila da grelha.

Miguel Oliveira melhor do que no GP anterior

Miguel Oliveira terminou os treinos livres na 14.ª posição e teve que passar pela Q1. Mais uma vez, conseguiu cumprir o objetivo de passar à Q2 ao conseguir o segundo melhor tempo da Q1, logo atrás de Jorge Martin.

Depois conseguiu melhorar a sua classificação em relação à semana anterior, qualificando na nona posição. «No final do dia, conseguimos melhorar da manhã para a tarde. Senti-me mais rápido, mas ainda temos algumas dificuldades. Senti que não consegui tirar o máximo do pneu na segunda qualificação, mas conseguir um lugar na terceira linha é melhor do que no fim de semana passado», explica o piloto português. «A minha mão ainda não está a 100%, e ainda temos que melhorar o modo como usamos o dispositivo de ajuste da altura e reduzir o nosso tempo de travagem e acelerar o mais rápido possível. Por iss, estou ansioso por analisar mais coisas com a equipa mais logo e depois a corrida de amanhã».

Viñales pede desculpa à Yamaha

Maverick Viñales falou finalmente em público, primeiro à televisão italiana Sky, antes de qualquer meio espanhol, sobre a sua situação com a equipa. O piloto pediu desculpa pelo que fez. «No final eu tinha uma grande frustação, e quero pedir desculpa à Yamaha, porque afinal foi a frustação, e muitos nervos. Pilotei a moto de modo diferente na última volta. Não quis prejudicar ninguém, nem a mim próprio, e lamento como as coisas correram até agora», disse o piloto espanhol, cujo futuro permanece incerto, reconhecendo que não tem a certeza que a situação possa ser corrigida junto da Yamaha.

MotoE: Aldeguer o mais rápido

Foi o rookie de 16 anos de idade Fermin Aldeguer quem conseguiu a pole position no regresso da Taça do Mundo de MotoE à atividade. O jovem piloto espanhol já tinha sido o mais rápido nos treinos livres e voltou a sê-lo na E-pole, batendo os mais experientes Lukas Tulovic e Matteo Ferrari.

Na sua primeira visita ao Red Bull Ring André Pires foi 18.º nos treinos livres, e por isso foi o primeiro a sair para a sua volta de qualificação. O piloto português da Avintia Esponsorama Racing acabou por cometer um erro, excedendo os limites da pista. Isso automaticamente cancelou a sua volta lançada, e Pires, ficando sem tempo de qualificação, partirá da última posição da grelha de partida.

Moto2: Sam Lowes regressa à pole

Depois de conseguir a pole position nos três primeiros GPs do ano, Sam Lowes só esteve duas vezes na primeira linha da grelha de partida. Até agora. O piloto britânico conseguiu a sua quarta pole position do ano bagtendo Raul Fernandez por 0,068 s. Ai Ogura esteve perto de conseguir a pole, chegando a liderar a qualificação, mas terminou em terceiro e estará de novo na primeira linha, como no GP anterior.

Quem andou ‘para trás’ foi Remy Gardner, a quem a qualificação não correu muito bem. O australiano acabou mesmo por registar a sua primeira queda da temporada, precisamente na luta pela pole. Terminou a qualificação em quinto, atrás de Augusto Fernandez.

Moto3: a primeira pole do ano para Fenati

Deniz Öncü não conseguiu repetir a pole da semana anterior e qualificou na quinta posição. Seria Romano Fenati a conseguir a sua primeira pole do ano, e a quinta da sua carreira. Mas é preciso recuar ao GP da Grã-Bretanha de 2017 para encontrar a quarta pole de Fenati. Porém, é o terceiro GP consecutivo em que o piloto da Sterilgarda Max Racing Team sai da primeira linha da grelha, e nas duas anteriores – Holanda e Estíria – terminou a corrida no pódio.

Tatsuki Suzuki caiu, num incidente com Gabriel Rodrigo, logo na sua segunda volta lançada, mas foi apenas batido por Fenati e garantiu, com apenas uma volta, o segundo lugar da grelha, na frente de Jeremy Alcoba. Rodrigo, que foi penalizado por um incidente semelhante na terceira sessão com Ryuysei Yamanaka (que fraturou o úmero esquerdo) qualificou em oitavo. Pelo incidente com Yamanaka o argentino terá que arrancar do pit lane para a corrida; e depois foi de novo penalizado pelo incidente com Suzuki: terá que cumprir uma volta longa.

Pedro Acosta, o líder do campeonato, qualificou na sétima posição.

Todas as classificações aqui.