GP da Catalunha: Oliveira na segunda linha, Quartararo na pole

Miguel Oliveira obteve a sua melhor qualificação do ano e vai sair da segunda linha. Fabio Quartararo conquistou a quinta pole consecutiva.

Fabio Quartararo vai sair da pole position pela quinta vez consecutiva, e Miguel Oliveira conseguiu a sua melhor qualificação do ano, conquistando o quarto lugar na Q2. Sairá da segunda linha da grelha de partida.

Depois de ter conseguido o segundo lugar dos treinos livres atrás dum impressionante Franco Morbidelli, Fabio Quartararo conquistou mais uma pole, a 15.ª da sua carreira na categoria rainha.

«A qualificação foi espetacular! Fiz uma uma boa primeira saída, mas na verdade a minha melhor voltas não foi perfeita e pensei que podia melhorar um pouco mais», disse o piloto francês. «Na minha segunda saída, preparei bem o pneu traseiro, mas passei por bandeiras amarelas no terceiro setor. Mas o mais importante é que estamos na primeira linha em primeiro lugar. Estou muito contente por ver os fãs de volta aos circuitos. Acho que estão a dar força a toda a gente», explicou o piloto da Monster Energy Yamaha.

Oliveira temporariamente na primeira linha

Miguel Oliveira voltou a passar direto dos treinos livres à segunda qualificação, ao conquistar o terceiro lugar da tabela combinada das três primeiras sessões. Depois voltaria a demonstrar um bom ritmo na quarta sessão de treinos livres – onde foi terceiro, a menos de meio segundo do melhor tempo, conseguido por Quartararo – antes de ser um dos mais rápidos da qualificação. Chegou a estar na primeira linha da grelha, mas na sua última volta Johann Zarco acabou por empurrar o piloto da KTM para o quarto lugar.

Jack Miller ainda aproveitou uma boleia de Oliveira para conquistar o segundo lugar da grelha, antes de cair a rodar ainda atrás do piloto português.

«Um dia positivo, a melhor qualificação do ano até ao momento. Fizemos uma forte terceira sessão de treinos livres, mas as condições estavam um pouco mais complicadas durante a tarde», explicou Oliveira, referindo-se ao vento que se levantou na região.«Fiz a minha melhor volta mais tive depois algum azar quando foram mostradas as bandeiras amarelas na Curva 10 [queda de Pol Espargaró]aquando da Q2. Vamos abrir a segunda linha da grelha amanhã e espero conseguir uma boa partida para terminar a corrida em força este fim de semana».

Ao lado de Oliveira na segunda linha da grelha vão estar Franco Morbidelli e Maverick Viñales.

MotoE: Granado outra vez, Pires em 18.º

Com um perfeito dia de primavera, a E-Pole da Taça do Mundo de MotoE regressou ao seu formato habitual, um piloto de cada vez. André Pires, por ter sido o último dos treinos livres foi o primeiro a sair para a pista; o piloto da Avintia Esponsorama Racing acabou por qualificar na mesma posição das sessões anteriores, 18.º.

Foi Eric Granado quem conquistou a pole, a terceira em três rondas, e terá a companhoa de Jordi Torres e Dominique Aegerter na primeira linha da grelha.

Moto2: Gardner na pole

Esta será a quarta vez que Remy Gardner vai sair esta temporada da primeira linha da grelha, e a segunda da pole position. O líder do campeonato bateu o seu principal rival, Raul Fernandez, por apenas 0,021 s na qualificação. Bo Bendsneyder fechará a primeira linha da grelha de partida, igualando a sua melhor qualificação de sempre, conseguida no primeiro GP do ano, no Qatar.

Sam Lowes, o piloto com o maior número de poles esta temporada (três, na três primeira rondas do ano), qualificou no oitavo lugar; sairá da terceira linha da grelha.

O comandante da tabela de pontos, Alessandro Zaccone, qualificou em sexto, e fecha a segunda linha da grelha.

Moto3: pole para Rodrigo

Em Itália Gabriel Rodrigo conseguiu pela primeira vez este ano um lugar na primeira linha da grelha e, depois, o seu primeiro pódio da temporada. No Circuito de Barcelona-Catalunha o piloto argentino conseguiu a sua primeira pole position da época. Antes, nos treinos livres, tinha sido um surpreendente Stefano Nepa a conseguir o melhor tempo, na frente de Rodrigo.

A Indonesian Racing Gresini Moto3 conseguiu os dois primeiros lugares da grelha, pois logo atrás de Rodrigo na qualificação ficou o seu companheiro de equipa Jeremy Alcoba. Foi a recompensa pela estratégia proposta por Rodrigo ao piloto espanhol antes de deixarem as boxes para os últimos minutos da qualificação, rodando juntos e fazendo trabalho de equipa.

Niccolò Antonelli fecha a primeira linha da grelha e Nepa, o mais rápido dos treinos livres, abre a segunda.

Todos os resultados aqui.