GP da Com. Valenciana: Lorenzo lidera treinos livres

Jorge Lorenzo

No primeiro de treinos para o GP da Comunidade Valenciana, com céu azul mas baixas temperaturas, os olhos estavam postos nos dois pretendentes ao título, Andrea Dovizioso e Marc Marquez, mas foram os respectivos companheiros de equipa, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, que arrebataram as duas primeiras posições nos treinos livres, por esta ordem.
Dovizioso terminou o dia em 3.º, enquanto que Marquez, que sofreu a 26.ª queda da temporada, foi 6.º, a 0,603 s de Lorenzo.
«Hoje tive excelentes sensações em pista, e pela primeira vez este ano terminei uma sessão claramente na frente», disse um satisfeito Lorenzo. «Pilotei realmente bem, conseguindo tirar partido da minha moto, e apesar de existirem ainda alguns pontos fracos, temos uma boa velocidade e também um bom ritmo, com os slicks médios e com os macios», conclui o piloto espanhol que venceu em Valência nos últimos dois anos e detém os recordes da pole position e da volta mais rápida em corrida no circuito Ricardo Tormo.
Dani Pedrosa sentiu-se melhor na segunda sessão graças à temperatura do asfalto um pouco mais elevada e estava optimista: «Estou bastante contente com o modo como correu hoje. Senti-me melhor à tarde porque a pista estava um pouco mais quente e havia um pouco mais de aderência. Se se mantiver seca, como parece ser o caso, o asfalto vai ficar ainda melhor, pelo que nos devemos concentrar e manter esta direcção», explicou o espanhol.
Satisfeito ficou também Andrea Dovizioso: «Foi um dia produtivo, porque tentámos diferentes soluções e conseguimos ter uma ideia do que fazer para a corrida. Estou satisfeito com a minha velocidade mas não tanto com as sensações em cima da moto, porque na corrida terei que pilotar mais suave do hoje», explicou o italiano.

Quanto a Marc Marquez, o piloto espanhol rabalhou já a pensar na corrida, e apesar de uma queda, não ficou desapontado com o desenrolar do primeiro dia: «Senti-me muito bem e pudemos trabalhar a pensar na corrida, rodando com pneus usados para encontrar uma melhor afinação e o melhor compromisso. Tínhamos as duas motos com configurações diferentes: uma semelhante à que usámos aqui no ano passado, e a outra baseada naquilo que temos usado recentemente. Amanhã faremos as últimas escolhas e ajustes», declarou o líder do campeonato, que tem apenas que terminar a corrida entre os 11 primeiros para conquistar mais um título mundial.
Andrea Iannone tinha liderado a primeira sessão de treinos livres, mas o piloto da Suzuki foi um dos que não conseguiu melhorar na segunda, e terminou na 4.ª posição da tablea de tempos combinada, tendo ainda registado uma queda.

Tabela combinada das duas primeiras sessões de treinos livres aqui.