GP da Comunidade Valenciana: Marc Marquez campeão

Marc Marquez celebra o título

O desfecho mais previsível confirmou-se: Marc Marquez conquistou o título de MotoGP de 2017, o sexto da sua carreira e o seu quarto na categoria rainha.

O piloto espanhol saiu da pole position, mas tinha prometido não fazer uma corrida “à Marquez”, ou seja, ia manter a calma, porque bastava-lhe terminar a corrida apenas entre os 11 primeiros, mesmo que Andrea Dovizioso vencesse.

Marquez liderou as primeiras voltas da corrida, mas depois deixou passar Johann Zarco, mantendo-se a rodar confortavelmente em segundo. A sete voltas do final da corrida Marquez cometeu um erro ao ultrapassar Zarco, realizando uma das suas manobras impossíveis para evitar a queda quando parecia estar já no chão. Saiu pela gravilha e regressou ao asfalto no quinto lugar.

Enquanto isso, Andrea Dovizioso rodava em quinto, atrás de Jorge Lorenzo, que apesar de receber indicações da equipa para facilitar a passagem do italiano, não o fez. Pouco depois Lorenzo acabaria por cair e, na mesma volta, caía também Dovizioso. O campeonato estava arrumado: com Dovi de fora, Marquez era automaticamente campeão do mundo.

Com o abandono das Ducati Marquez herdou o terceiro lugar, mas longe da luta pelo primeiro lugar, protagonizada por Johann Zarco e Dani Pedrosa. O francês resistiu o quanto pôde, para tentar alcançar a sua primeira vitória na temporada de estreia, mas no final sucumbiu ao piloto espanhol, que conseguiu a sua segunda vitória do ano, com Zarco a alcançar um novo pódio ao terminar em segundo, na frente de Marquez.

Alex Rins terminou na quarta posição, na frente de Valentino Rossi, alcançando assim o seu melhor resultado do seu primeiro ano na categoria rainha aos comandos da Suzuki.
Com a vitória, Dani Pedrosa ultrapassou Valentino Rossi no campeonato, subindo ao quarto lugar final.

Classificação da corrida aqui e do campeonato aqui.