GP da Comunidade Valenciana: Morbidelli na pole, Oliveira em 10.º

Franco Morbideli conseguiu a sua segunda pole position da temporada, enquanto que Joan Mir e Fabio Quartararo vão sair da quarta linha, ao lado de Miguel Oliveira.

Franco Morbidelli, Valencia MotoGP, 14 November 2020

Apesar da aparição inesperada da chuva este sábado, foi com pista seca que se realizaram as sessões de qualificação para o GP da Comunidade Valenciana. Porém as condições de aderência não eram as ideais.

Franco Morbidelli conseguiu melhorar em relação ao fim-de-semana anterior, e foi o mais rápido dos treinos livres. Depois registou a sua segunda pole position da temporada, e da carreira. Jack Miller alcançou o segundo lugar da grelha de partida, com Takaaki Nakagami a conseguir um lugar na primeira linha pela terceira vez consecutiva.Franco Morbidelli

Miguel Oliveira conseguiu o nono lugar dos treinos livres, passando directo à segunda qualificação. Chegou a ter a pole position provisória, mas terminaria a sessão em 10.º, a 0,590 s da pole de Morbidelli-

«Conseguimos entrar directo na Q2 esta manhã mas na qualificação foi muito complicado conseguir perceber até onde podíamos ir», explicou Miguel Oliveira. «Senti-me bem com a moto mas na última saída não consegui melhorar o suficiente para pelo menos estar nas primeiras duas linhas da grelha, o que me deixa algo triste. Cometi um erro na curva 2 na derradeira volta, o que lamento perante a equipa, mas de qualquer das formas penso que temos um bom ritmo para a corrida e precisamos apenas de um bom arranque e evitar quaisquer contactos nas primeiras curvas». Miguel Oliveira demonstrou ter um bom ritmo de corrida ao longo do fim-de-semana, deixando boas perspectivas para domingo.Miguel Oliveira

Líder do campeonato também na quarta linha

O líder do campeonato qualificou em 12.º, e sai da mesma linha que Fabio Quartararo, que é outro dos pretendentes ao título, enquanto que Maverick Viñales qualificou em sexto.

Se Joan Mir terminar no pódio sagrar-se-á campeão, independentemente do resultado dos seus rivais.

Alex Marquez sofreu uma violenta queda na Q1 e qualificou apenas em 20.º.

Foi Marco Bezzecchi quem conseguiu o melhor tempos dos treinos livres, mas na qualificação surgiria uma surpresa. Stefano Manzi conseguiu a sua primeira pole position, e a primeira da MV Agusta em 44 anos. A última pole conseguida pela marca italiana, que está a celebrar o seu 75.º aniversário, foi no GP de França (Le Mans) em 1976, em 350 cc, pelas mãos de Giacomo Agostini.

Héctor Garzó conseguiu também pela primeira vez um lugar na primeira linha da grelha de partida, ao qualificar em segundo. Marco Bezzecchi fecha a primeira linha da grelha da partida.

Stefano Manzi e Darryn Binder conseguem a primeira pole

Enea Bastianini, o líder do campeonato, qualificou em 12.º. O seu principal rival, Sam Lowes, qualificou apenas em 18.º. O piloto britânico sofreu uma aparatosa queda na terceira sessão de treinos livres; apesar de não ter sofrido qualquer lesão grave, foi com muitas dores que rodou na qualificação. Como se isso não bastasse, o piloto britânico teve ainda alguns problemas mecânicos que o impediram de conseguir um melhor resultado.

Em Moto3 Tony Arbolino foi apenas 13.º na qualificação depois de ter sido o mais rápido dos treinos livres. Foi Darryn Binder quem conseguiu a pole position, a primeira do piloto sul-africano. Kaito conseguiu a sua melhor qualificação do ano ao terminar em segundo; Raúl Fernandez qualificou em terceiro e é a 10.ª que vai arrancar da primeira linha da grelha esta temporada.

Albert Arenas, que pode conquistar o título este domingo, qualificou em sexto, com o seu principal rival, Ai Ogura, logo atrás em sétimo.

Todos os resultados do GP da Comunidade Valenciana aqui.