GP da Comunidade Valenciana: terceira de Oliveira

Miguel Oliveira vencedor!

Miguel Oliveira fechou a temporada de 2017 com mais uma magistral vitória. O piloto português saiu da segunda linha da grelha de partida e rodou inicialmente na terceira posição após a queda de Mattia Pasini. Depois passou por Álex Marquez, numa altura em que Franco Morbidelli já tinha cerca de dois segundos de vantagem no comando da corrida.
Oliveira cerrou os dentes e foi em busca do piloto italiano, e volta após volta foi ganhando terreno ao campeão do mundo, e depois de o apanhar não tardou a ultrapassá-lo. Com um ritmo sempre superior, Miguel Oliveira acabaria por se isolar na frente da corrida, a caminho de mais uma vitória.

«Só percebi que tinha ritmo para apanhar o Morbidelli quando tive a pista desimpedida à minha frente», disse Oliveira. «Não foi fácil ultrapassar o (Alex) Marquez, mas assim que tive apenas o Franco (Morbidelli) à minha frente percebi que ele não estava a ganhar mais tempo. Pensei que devia manter-me calmo e talvez conseguisse apanhá-lo no final da corrida. Estava a puxar o andamento mas não a puxar demasiado porque não queria fazer nenhum erro. Finalmente apanhei-o; desta vez não fiquei à espera e ultrapassei-o imediatamente. Depois foi pôr a cabeça baixa e construir uma distância. É surreal, não tenho palavras para descrever. Estas últimas três corridas foram incríveis para toda a equipa, estamos muito confiantes para a próxima temporada».

Morbidelli não teve argumentos para o piloto português e teve que conformar-se com a segunda posição, naquela que foi a sua última corrida nesta categoria: «Este segundo lugar em Valência foi uma excelente maneira de terminar em Moto2 antes de iniciar um novo capítulo em MotoGP. No início da corrida tive uma bela batalha com o Álex e depois quando passei para a frente puxei forte para conseguir uma vantagem, sabendo que o Miguel Oliveira ia tentar apanhar-me no final da corrida. Dei tudo para lutar com ele pela vitória nas últimas cinco voltas, mas hoje ele foi o piloto mais rápido», declarou o campeão do mundo no final da corrida.

Brad Binder também voltou ao pódio, ao ultrapassar Álex Marquez para terminar na terceira posição. Marquez, queixando-se da falta de feeling na moto e de aderência, perderia ainda o quarto lugar para Francesco Bagnaia.

Miguel Oliveira termina o ano com um total de nove pódios (três vitórias, dois segundos lugares e quatro terceiros) e a terceira posição no campeonato, dois pontos apenas atrás de Tom Lüthi, que é o vice-campeão. Oliveira é também o piloto com o terceiro maior número de voltas na liderança em todo o ano: o piloto da KTM esteve esta temporada 54 voltas à frente, contra 67 de Álex Marquez (três vitórias) e 177 do campeão Franco Morbidelli (oito vitórias). Esta época Miguel Oliveira conseguiu ainda duas pole positions e três voltas mais rápidas em corrida.

Classificação da corrida aqui e do campeonato aqui.