GP da Emília-Romanha: duas quedas e 15.º para Oliveira

Miguel Oliveira sofreu duas quedas na terceira sessão de treinos livres e não chegou à Q2; arrancará do 15.º lugar da grelha, a pole foi para Maverick Viñales.

Na manhã do dia das qualificações do GP da Emilia-Romanha, Miguel Oliveira sofreu das quedas na terceira sessão de treinos livres. A primeira não teve quaisquer consequências para o piloto português, mas na segunda magoou-se no ombro direito. Depois de passar pelo centro médico, Oliveira teve luz verde para participar nas sessões seguintes.

Na primeira qualificação Miguel Oliveira chegou a estar entre os dois primeiros, mas no final perderia algumas posições e terminou em 5.º. Falhando a passagem à segunda qualificação, Miguel Oliveira arrancará do 15.º lugar da grelha. «Não foi a melhor qualificação para nós. De qualquer modo, fomos mais rápidos do que no resto do fim-de-semana, por isso devemos estar satisfeitos com isso», disse Oliveira. «Sabemos que vamos sofrer um pouco, especialmente porque arrancamos de trás. Apenas conseguiremos o que pudermos na corrida de amanhã, conquistar o máximo de pontos possível, e fazer uma corrida inteligente. É uma pena, porque melhorámos muito desde o fim-de-semana passado, mas os outros também. Nós gostaríamos de ter feito melhor».

Foi Maverick Viñales quem conseguiu a pole position, pelo segundo fim-de-semana consecutivo, com um novo recorde. Na verdade foi Francesco Bagnaia quem conseguiu um melhor tempo, quebrando a barreira segundo 31, com uma impressionante volta em 1’30,973. Mas Pecco passou por cima da zona verde na entrada da recta da meta, e a volta foi-lhe cancelada.

Ao lado de Maverick Viñales na primeira linha da grelha vão partir Jack Miller e Fabio Quartararo. Atrás deles estarão Pol Espargaró, Francesco Bagnaia e Brad Binder.

Luca Marini conquistou a sua primeira pole position da temporada, mas será a segunda vez que sairá em Misano do primeiro lugar da grelha. Na semana passada, fruto da penalização de Sam Lowes e da lesão de Remy Gardner, Marini foi promovido à pole depois de qualificar em 3.º.

Marini terá o seu companheiro de equipa Marco Bezzecchi ao seu lado na primeira linha da grelha; Xavi Vierge ocupará a terceira posição, tendo sofrido uma queda depois de ter realizado a sua melhor volta.

Em Moto3 foi Raul Fernandez quem conseguiu a sua terceira pole do ano, na frente de Tony Arbolino e Andrea Migno. Albert Arenas qualificou na 4.ª posição, abrindo a segunda linha, onde estarão também Celestino Vietti e Romano Fenati.

Todos os resultados aqui.