GP da Emília-Romanha: Oliveira em quinto na corrida

Miguel Oliveira arrancou de 15.º para terminar o GP da Emília Romanha em 5.º, subindo duas posições no campeonato. Maverick Viñales ganhou.

Miguel Oliveira terminou o GP da Emília-Romanha na 5.ª posição, depois de arrancar do 15.º lugar da grelha de partida. O piloto foi progredindo ao longo da corrida, grande parte do tempo em luta com Álex Marquez e depois também com Iker Lecuona. Este seria o segundo melhor resultado do ano para o piloto português, depois da vitória no GP da Estíria.

«Estou contente com a corrida. Comecámos lá de trás e conseguimos ganhar algumas posições, beneficiando também de algumas quedas», disse Oliveira no final. «O nosso potencial estava lá, tínhamos um ritmo muito bom, senti-me bem em cima da moto e não cometi erros, por isso concentrei-me na corrida, o que não foi fácil. Mas conseguimos terminar nos cinco primeiros, que era o nosso objectivo desde o início, e para além disso conquistando pontos importantes para o campeonato, e agora vamos para Barcelona, podemos limpar a mente e também divertirmo-nos lá. Acho que podemos ter outro bom fim-de-semana!»

Miguel Oliveira subiu ao 8.º lugar do campeonato e está a 25 pontos do líder, sendo agora o melhor piloto KTM.

Vitória de Maverick Viñales

Depois de ter falhado a primeira pole position por ter feito uma volta ‘ilegal’ que foi cancelada por ter excedido os limites da pista, Francesco Bagnaia perdeu também a oportunidade de conquistar a primeira vitória. O piloto italiano caiu quando estava com mais de um segundo na frente da corrida.

Com a queda do italiano foi Maverick Viñales quem herdou a liderança, e acabou por averbar a sua primeira vitória do ano. O espanhol não vencia desde o GP da Malásia, em Novembro do ano passado. Viñales foi o sexto vencedor diferente em sete corridas já realizadas. Desde 2007 apenas três pilotos tinham conseguido vencer a corrida saindo da pole position em Misano: Casey Stoner em 2007, Valentino Rossi em 2009 e Dani Pedrosa em 2010.

Tal como aconteceu na corrida anterior, Joan Mir esteve muito forte na fase final da corrida, e conseguiu apanhar e ultrapassar Fabio Quartararo e Pol Espargaró para terminar em 2.º. Quartaro foi penalizado por ter excedido os limites da pista, com uma volta longa que não cumpriu. Assim, a Direcção de Corrida penalizou-o com três segundos acrescentados ao seu tempo final de corrida e com isso perdeu o 3.º lugar para Espargaró.

Andrea Dovizioso terminou apenas em 8.º, mas mantém o comando do campeonato, mas com apenas 1 ponto de vantagem sobre Quartararo e Viñales. Os 10 primeiros do campeonato estão separados por apenas 27 pontos.

Bastianini em Moto2 e Fenati em Moto3

A corrida de Moto2 foi interrompida após a sexta volta quando começaram a cair algumas gotas de chuva; depois a chuva parou, a mas a segunda partida foi atrasada porque começou a chover com intensidade quando os pilotos arrancaram para a volta de aquecimento com pneus slick. A chuva voltou a parar e os pilotos sairam para uma corrida de apenas 10 voltas com slicks.

Com a grelha formada com a classificação da volta anterior à interrupção, Enea Bastianini arrancou da pole position e liderou do princípio ao fim, averbando a sua terceira vitória da temporada. Marco Bezzecchi e Sam Lowes completaram o pódio. Luca Marini terminou fora do pódio, em 4.º e mantém o comando do campeonato, mas agora Bastianini mais próximo.

Em Moto3 Celestino Vietti foi quem mais volta liderou a corrida realizada em grupo, mas no final nas batalhas da última volta Romano Fenati saltou para o comando e alcançou a sua primeira vitória desde o GP da Áustria do ano passado. Vietti e Ai Ogura acompanharam-no ao pódio. Albert Arenas terminou em 4.º, mas mantém o comando do campeonato, mas com apenas dois pontos de vantagem sobre Ogura.

Todos os resultados aqui.