GP da Estíria: Miguel Oliveira em dúvida após queda

Uma queda logo na primeira sessão de treinos deixou Miguel Oliveira magoado no pulso. Apesar de não ter fraturas, a sua continuação neste GP está em dúvida.

Miguel Oliveira sofreu uma queda na primeira sessão de treinos livres para o GP da Estíria, no Red Bull Ring. Depois de passar pelo centro médico não lhe foi diagnosticada qualquer fratura no pulso direito. Na segunda sessão, com o aparecimento da chuva, Oliveira rodou apenas uma volta antes de regressar às boxes. O seu habitual encontro com os jornalistas foi cancelado, e a equipa emitiu um comunicado, com declarações do piloto português.

«Primeiro que tudo estou desapontado e lamento este início do fim de semana», disse Miguel Oliveira através da assessoria de imprensa da equipa. Oliveira caiu na saída da curva 3, sofreu um highside e embora tenha sido a baixa velocidade, levou o piloto da Red Bull KTM Factory Racing uns minutos a recuperado sentado do lado de fora da pista.

«Durante a sessão a manete de travão ficou muito próxima do punho e eu não conseguia parar a moto, por isso entrei nas boxes algumas vezes para perceber o que se estava a passar e à procura de melhores prestações. Saí de novo e alarguei um pouco na curva três. Quando acelerei fora da trajetória não tinha controlo de tração», explica Miguel Oliveira.

Sem fraturas, mas dúvida na continuação

Apesar de não ter sido detetada qualquer fratura, Oliveira ficou bastante dorido, e surgiu na box para a segunda sessão com o pulso direito ligado. Saiu das boxes e regressou imediatamente. A lesão pode ser mais limitativa do que se pensava, colocando em dúvida a sua participação neste grande prémio, que venceu no ano passado.

«Fui pelo ar e antes de aterrar bati com a mão no avanço. Foi o que me magoou mais. Estamos a tentar clarificar qualquer dúvida sobre a extensão da lesão, para ver se posso continuar e o que poderemos fazer», conclui Oliveira.

O piloto português terminou o dia no 15.º lugar dos treinos livres.

O piloto mais rápido foi Takaaki Nakagami, com o seu melhor tempo realizado na sessão da manhã. Na segunda sessão choveu e obrigou os pilotos a sair com pneus de chuva. A pista começou a secar, e Jack Miller ainda saiu com slicks nos últimos minutos, mas as condições não permitiam rodar mais rápido do que durante a manhã. Joan Mir e Aleix Espargaró terminaram em segundo e terceiro respetivamente.

Os regressados Dani Pedrosa (como wild card) e Cal Crutchlow (em substituição de Franco Morbidelli) tiveram sortes diferentes. Pedrosa foi o melhor piloto KTM em 11.º, a um segundo de Nakagami; Crutchlow foi 23.º e último, a mais de dois segundos do japonês.

Todos os resultados aqui.