GP da Europa: Miller domina condições mistas, Oliveira em 13.º

Jack Miller foi o mais rápido quer de manhã com a pista molhada, quer à tarde com a pista a secar. Miguel Oliveira chegou a liderar os treinos, terminou em 13.º.

Miguel Oliveira

Jack Miller foi o piloto mais rápido do primeiro dia de treinos para o GP da Europa, no circuito Ricardo Tormo, em Valência.

O dia ficou marcado pelas condições mistas: chuva de manhã, com a pista a secar o suficiente à tarde para os pilotos usarem pneus slick. O australiano foi o mais rápido em ambas as sessões.

Aleix Espargaró levou a Aprilia à segunda posição, na frente de Franco Morbidelli. Com chuva prevista para a manhã de sábado, isso poderá significar que estão definidos os pilotos que irão directamente para a segunda qualificação.

Oliveira em 13.º

Miguel Oliveira chegou a liderar a tabela dos tempos, mas no final seria empurrado para o 13.º lugar.

«A segunda sessão hoje foi boa, tive boas sensações de um modo geral», explicou Oliveira. «Na última saída houve um pequeno desentendimento e não trocámos o pneu dianteiro, apenas o traseiro. Ainda consegui melhorar, mas não o que precisávamos para entrar nos 10 primeiros. Estou um pouco desapontado com isso. De qualquer modo, está claro o que precisamos fazer amanhã», explicou o piloto português da Red Bull KTM Tech3. Este é o primeiro GP de Miguel Oliveira na categoria rainha neste circuito, porque no ano passado não participou no GP da Comunidade Valenciana por estar lesionado.

Rossi regressa depois de teste negativo

Valentino Rossi deixou o paddock em expectativa ao longo do dia. O piloto italiano, ausente das corridas anteriores por ter acusado positivo à Covid-19, voltou a dar positivo na terça-feira. Um novo teste realizado na quinta-feira resultou negativo, e Rossi pôde viajar para Valência, mas sem poder rodar esta sexta-feira. Já no circuito o piloto da Monster Energy Yamaha voltou a ser testado. O resultado, anunciado esta tarde, foi negativo, e Rossi poderá rodar sábado e domingo.

O regulamento obrigava a equipa a fazer alinhar um piloto substituto, caso Rossi desse de novo positivo. Foi chamado Garrett Gerloff, rookie este ano no Mundial de Superbike. O americano rodou na sexta-feira, estreando em MotoGP, rodando pela primeira vez na M1, num circuito que não conhecia e em condições longe das ideais. Gerloff deu boa conta do recado e chegou a estar em quinto, mas terminou o dia em 19.º. Agora passa o testemunho ao ‘dono’ da moto, Valentino Rossi.

Yamaha e as suas equipas penalizadas

A Yamaha está no centro da polémica este fim-de-semana. O Colégio de Comissários levou a cabo uma investigação aos motores da Yamaha usados no GP de Espanha. A conclusão foi que o construtor japonês fez alinhar motores com válvulas não certificadas no processo de homologação dos motores para esta temporada. Assim, foi imposta uma penalização de 50 pontos à Yamaha (o dobro dos conquistados nesse GP com o motor irregular); o Colégio de Comissário retirou ainda 20 pontos à equipa Monster Energy Yamaha, e 37 à Petronas Yamaha SRT, o equivalente aos conquistados por cada uma das equipas nesse GP.

O mais polémico da decisão foi ter deixado os pilotos fora das penalizações. Recorde-se que Fabio Quartararo venceu o GP de Espanha e Maverick Viñales foi segundo, usando um motor agora considerado ‘ilegal’.

A Yamaha reconhece a falha, respeitando e aceitando a decisão da FIM, justificando com um erro no seguimento do protocolo. A Yamaha Motor Racing não vai apelar da decisão.

Esta decisão parece abrir uma caixa de pandora, e um precedente que pode manchar o campeonato, tendo em conta que os pilotos aparentemente beneficiaram de uma ilegalidade, e não foram punidos, continuando na luta pelo título.

Como se isso não bastasse, os problemas para a Yamaha não acabaram aqui. Maverick Viñales esgotou o limite de motores disponíveis para a temporada, cinco, e estreou um novo. Por estar a usar um sexto motor, o piloto espanhol será obrigado a arrancar para a corrida do GP da Europa desde o pit lane, cumprindo assim o que está previsto no regulamento.

Moto2 e Moto3

Depois de ter sido Tom Lüthi o mais rápido na pista molhada da manhã, Enea Bastianini foi o mais rápido em Moto2 à tarde, com a pista a secar. Sam Lowes praticamente dominou essa sessão com várias voltas rápidas, mas acabou por cair a pouco minutos do final. O britânico terminou a sessão mais cedo por causa da queda e foi segundo na tabela combinada. Joe Roberts no final subiu até ao terceiro lugar.

Em Moto3, os pilotos só conseguiram rodar com pneus slick nos últimos minutos da segunda sessão de treinos livres. Foi Celestino Vietti quem conseguiu o melhor tempo, na frente de Sérgio Garcia e Romano Fenati. O líder do campeonato, Albert Arenas, sofreu uma rara queda na primeira sessão de treinos, e terminou o dia apenas em 18.º. O seu principal rival na luta pelo campeonato, Ai Ogura, ficou em 16.º.

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