GP da Grã-Bretanha: luta contra as condições climatéricas na qualificação

O circuito de Silverstone brindou os pilotos com condições climatéricas complicadas - vento, frio e chuva - para a qualificação.

Miguel Oliveira GP da Grã-Bretanha qualif

As condições climatéricas tiveram um papel importante na qualificação para o GP da Grã-Bretanha. Vento, baixas temperaturas e o vai e vem da chuva atrapalharam o normal desenrolar das sessões de sábado.

Em Moto2, Marcel Schrotter foi o mais rápido dos treinos livres, na frente de Alex Marquez e Jorge Navarro. Miguel Oliveira melhorou na terceira sessão em relação ao dia anterior e terminou em quarto, a 0,839 s do alemão.

Na qualificação, com condições difíceis na pista, nove pilotos diferentes passaram pela liderança da sessão de qualificação.

Com a pista a secar, mas sempre cm zonas molhadas, os tempos foram caíndo ao longo da sessão. Não só vários pilotos passaram pela pela pole provisória, como a classificação esteve em constante alteração.

No final seria Francesco Bagnaia a conseguir a pole position, a sua quarta da temporada. Remy Gardner foi a surpresa da qualificação. O australiano chegou a estar na primeira posição, e pela primeira vez vai arrancar da primeira linha da grelha. Alex Marquez alcançou o terceiro lugar.Francesco Bagnaia GP da Grã-Bretanha qualif

Oliveira em quarto

Miguel Oliveira chegou a estar em quarto; apesar de ter melhorado em todas as voltas excepto na última não foi além de 23.º. Esta é a pior qualificação do ano para o piloto da KTM.

«Parece que o tempo é o maior opositor que temos neste momento», disse Miguel Oliveira. «A qualificação estava a correr bem; sentia-me confortável em poder melhorar, mas não percebi bem até onde podia puxar na parte molhada do circuito, e perdi muito tempo ali», explicou Oliveira. Só no primeiro sector, o mais molhado, o piloto português perdia cerca de meio segundo para os pilotos mais rápidos. Assim terá que sair da oitava linha da grelha de partida.Miguel Oliveira GP da Grã-Bretanha qualif

«Não estou contente com a minha posição na grelha de partida, mas temos que ser positivos e tentar ganhar o máximo de posições amanhã. Em teoria a corrida será molhada, por isso temos que tentar prever o quanto o asfalto estará molhado e tentar alcançar o melhor resultado possível», concluiu Miguel Oliveira.

Devido à previsão de chuva intensa para a corrida MotoGP – a categoria mais afectada pela aquaplanagem – a hora das corridas foi alterada. A primeira será de MotoGP, às 11h30, depois de a de Moto3 às 13h00 e a de Moto2 será a última, às 14h30.

Moto3: o regresso de Jorge ‘Pole’ Martin

Joreg Martin foi o rei das pole positions, e este ano vai pelo mesmo caminho. Este ano nunca esteve mais de dois grandes prémios consecutivos sem conquistar a pole. Não o fazia desde o GP da Alemanha, e como entretanto passaram dois GPs, voltou a fazê-lo em Silverstone.

A chuva chegou a aparecer na qualificação e a mandar toda a gente para a box, mas por pouco tempo, nem o suficiente para molhar a pista. Fabio di Giannantonio foi o piloto que mais teve liderou a qualificação, mas no final seria batido por Jorge Martin. Ao seu lado o espanhol terá dois pilotos que conquistaram pela primeira vez um lugar na primeira linha, Jaume Masia e Lorenzo Dalla Porta.

«Estou realmente contente e honestamente não esperava esta position, especialmente porque a mão me dói muito», disse Martin, ainda a recuperar da operação ao braço esquerdo. «Depois de três ou quatro voltas a dor fica mais forte e é difícil de gerir, está pior do que na Áustria. Estamos a fazer um bom trabalho e a moto melhorou muito em relação a ontem. O objectivo é prepara a moto ainda melhor para uma possível corrida a seco».

Até ao último minuto Marco Bezzecchi parecia ter um lugar garantido na primeira linha, ao ocupar o terceiro lugar. Porém, o italiano não só caiu, como acabaria batido por vários pilotos. O líder do campeonato vai assim arrancar em 11.º.Jorge Martin GP da Grã-Bretanha qualif

Todas as classificações aqui.