GP da Holanda: Bagnaia vence, Oliveira recupera até sexto

Francesco Bagnaia saiu da pole position para vencer o GP da Holanda, liderando de fio a pavio. Miguel Oliveira nas 10 primeiras voltas subiu do 17.º lugar que ocupava na grelha até à sexta posição.

Miguel Oliveira GP da Holanda
Miguel Oliveira

Francesco Bagnaia obteve a sua quarta vitória da temporada no GP da Holanda. O piloto italiano não teve oposição e liderou desde o início até à bandeirada de xadrez. Com a vitória Bagnaia aumentou a sua vantagem no campeonato.

«Chegámos aqui com apenas um ponto à frente do Miguel, e era importante aumentar a diferença, tirando partido do facto de eu gostar muito desta pista e de se adequar ao meu estilo», disse Bagnaia. Mas apesar de ter liderado do princípio ao fim, não foi uma corrida fácil.

«Foi uma corrida dura e longa, especialmente as últimas voltas quando, por causa do vento, foi difícil controlar a moto nas curvas rápidas. Fiz uma boa partida e o objectivo era partir o grupo e puxar sozinho», explicou o piloto da Sky Racing Team VR46.

Francesco Bagnaia GP da Holanda
Francesco Bagnaia

Atrás dele desenrolou-se uma batalha pelos restantes lugares do pódio, envolvendo vários pilotos. No final, seria Fabio Quartararo a conseguir o segundo lugar. O piloto francês esteve muito forte na segunda metade da corrida, alcançando e ultrapassando os pilotos à sua frente. Foi o segundo pódio consecutivo do francês da SpeedUp depois da vitória na Catalunha. Àlex Marquez garantiu o terceiro lugar na frente de Marcel Schrotter. Lorenzo Baldassarri sofreu um raro furo no pneu traseiro, quando ocupava o segundo lugar, a três voltas do final. O italiano parou nas boxes, trocou de roda e ainda terminou a corrida na 26.ª posição.

Mais uma recuperação e o «melhor resultado possível»

Saindo de novo da sexta linha da grelha, Miguel Oliveira voltou a fazer uma corrida de trás para frente. No final da primeira volta já era 11.º e à 10.ª já estava em sexto. Ultrapassado por Quartararo desceu para sétimo, ganhando de novo uma posição quando Baldassarri teve o furo.

Miguel Oliveira GP da Holanda race
Miguel Oliveira

«Bem, a corrida foi difícil. Este fim de semana experimentámos várias soluções para nos tentar ajudar na qualificação. Foi um fim de semana onde entendemos muitas coisas, foi positivo para o resto da temporada, porque é nestes momentos difíceis que entendemos cada vez mais a moto e também pressionamos um pouco a fábrica para nos trazer outras soluções. A equipa está de parabéns, fez num trabalho fantástico, tentámos tudo este fim de semana, foram incansáveis comigo os técnicos, sempre a tentar encontrar alternativas para me ajudar a ser mais rápido. O 6º lugar este fim de semana foi o melhor resultado possível. Vamos para a próxima corrida, na Alemanha, onde o ano passado fomos muito competitivos e lutámos pela vitória com a convicção de que nos aproximamos cada vez mais pela luta do campeonato. Estamos muito positivos e otimistas em relação ao futuro», explicou Oliveira.

Miguel Oliveira mantém o segundo lugar do campeonato, 16 pontos atrás de Bagnaia

Moto3: Martin da pole para a vitória

Tal como em Moto2, também em Moto3 foi o piloto que saiu da pole que conquistou a vitória. Mas neste caso o espanhol não liderou do princípio ao fim. Foram vários os pilotos que passaram pela liderança, em consequência da luta do grupo de cinco pilotos que se formou na frente. No final acabaria por ser Jorge Martin a impôr-se. O espanhol regressou ao comando e puxou para ganhar uma pequena vantagem, assegurando a sua quarta vitória da temporada.

Martin, Bezzecchi, Bastianini, Canet
Jorge Martin na frente de marco Bezzecchi, Enea Bastianini e Aron Canet

«Este era o nosso objectivo: eu queria um pequeno grupo na frente e garanti que isso acontecesse. Mantive-me calmo durante grande parte da corrida, já que tive um problema no travão dianteiro que não me permitia ultrapassar em travagem, mas a quatro voltas do final ninguém queria tomar o controlo da corrida. Quando vi num dos ecrãs gigantes que era o McPhee que estava atrás de mim, que tinha estado em dificuldade nas voltas anteriores, decidi puxar. Lamento pelo Bezzecchi, pois quando eu caio não gosto que se alegrem com isso», explicou Martin, referindo-se à queda de Marco Bezzecchi na núltima volta; antes tinha caído também John McPhee.

Aron Canet e Enea Bastianini lutaram até ao final pelo segundo lugar; foi o espanhol que conquistou essa posição, com o italiano a fechar o pódio.

Com a vitória, e beneficiando do abandono de Bezzecchi, Jorge Martin assumiu o comando do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o italiano.

Todos os resultados aqui.