GP das Américas: Marquez na pole, Oliveira na quarta linha

Álex Marquez conquistou a pole position para o GP das Américas em Moto2. Miguel Oliveira liderou os treinos livres e qualificou em 12.º.

GP das Américas
Miguel Oliveira

Depois de ter sido o piloto mais rápidos dos treinos livres, Miguel Oliveira qualificou em 12.º no Circuito das Américas.

Após uma pista muito suja na sexta-feira, a chuva no sábado contribuiu para condições diferentes na qualificação. Por um lado estava mais limpa depois das primeiras sessões de treinos; e apesar do piso seco, a chuva que caiu antes contribuiu para alterar os níveis de aderência.

Alex Marquez realizou uma volta rápida no início da qualificação, e liderou praticamente o tempo todo. Perto do final Sam Lowes ainda passou pelo comando da tabela de tempos, por apenas 0,001 s. Mas Marquez conseguiu melhorar e acabou por conquistar a sua segunda pole position da temporada.

Condições inconstantes

Miguel Oliveira ficou a 0,733 s da pole, mas numa sessão muito renhida – com os 16 primeiros separados por menos de 1 s – isso significou o 12.º lugar.

«No geral, foi um dia difícil. As condições da pista para a qualificação viram o nível de aderência melhorar consideravelmente. A temperatura era mais baixa, havia mais borracha em pista e o asfalto estava mais limpo, mas no nosso caso achámos isso difícil com pneus novos e não conseguimos definir um bom tempo por volta. Apesar disso, ficámos a apenas 0,3 s da terceira posição. Temos que tentar melhorar a configuração no warm up antes da corrida. Será uma corrida longa, por isso vamos tentar começar bem e recuperar posições», disse o piloto português.

GP das Américas
Miguel Oliveira

Marquez sairá da pole pela segunda vez esta temporada, depois de ter sido o mais rápido na qualificação no Qatar. É a sua quinta pole em Moto2. «Estou contente por ter conseguido esta pole position, mas ainda mais por ter um bom ritmo de corrida. A equipa trabalhou muito durante o fim-de-semana, porque com este tempos, com chuva e pó na pista, o circuito está sempre a mudar», disse o espanhol.

GP das Américas
Álex Marquez

Marquez terá a seu lado na primeira linda da grelha Sam Lowes e Mattia Pasini.

Em Moto3 Jorge Martin foi o mais rápido na qualificação e sairá da pole position no Circuito das Américas. Ao seu lado terá Aron Canet e John McPhee. A qualficação de Moto3 começou com a pista molhada, mas a secar rapidamente. Philipp Oettl foi o primeiro a montar pneus slick e chegou a estar em primeiro com mais de 6 s de vantagem. Mas à medida que os outros pilotos foram trocando também os pneus de chuva pelos slicks, os tempos foram caíndo; Oettl terminaria a qualificação em 11.º.

GP das Américas
Jorge Martin

Todas as classificações aqui.