GP de Aragão: quarta pole de Quartararo, Oliveira em 18.º

Uma dolora queda na manhã de sábado não impediu Fabio Quartararo de conquistar mais uma pole position. Miguel Oliveira qualificou em 18.º.

Fabio Quartararo

Apesar de uma aparatosa queda na terceira sessão de treinos livres, Fabio Quartararo conseguiu a pole position para o GP de Aragão. Foi a sua quarta pole da temporada e a 10.º em MotoGP para o piloto francês.

Quartararo caiu violentamente na curva 14 na terceira sessão de treinos livres; teve que passar pelo centro médico devido às fortes dores na anca e na perna, mas não foram detectadas fracturas. O líder do campeonato voltou à pista na quarta sessão de treino onde, apesar das dores, mostrou um bom ritmo. Depois, na qualificação foi o mais rápido, conquistando a pole.

«Já estava dorido de ontem do lado direito, e agora do esquerdo», disse Quartararo depois da qualificação. «Não me sinto óptimo, mas em cima da moto não é muito mau», explica o francês que diz que as dores não vão influenciar a sua prestação na distância da corrida. Porém, Quartararo diz que ainda tem trabalho no warm up, porque não consegue manter a consistência após as 10 primeiras voltas.Fabio Quartararo

Na primeira linha vão estar também Maverick Viñales e Cal Crutchlow. Para o britânico foi a primeira vez na linha da frente desde o GP das Américas do ano passado.

O horário de sábado e domingo foram alterados, de modo a evitar que os pilotos apanhassem as baixas temperaturas da manhã. Mas mesmo assim, com o asfalto a subir acima dos 20°C, ainda houve dificuldades em conseguir manter os pneus na temperatura ideal.

Miguel Oliveira na sexta linha

Depois de ter sido 11.º nos treinos livres, Miguel Oliveira teve que passar pela primeira qualificação. Chegou a estar inicialmente entre os dois primeiros, e apesar de ter melhorado no final, fazendo a sua melhor volta no final, terminou em 8.º. Assim arrancará para o GP de Aragão do 18,º lugar da grelha de partida, a sua pior qualificação do ano.

«Foi uma qualificação dificil», disse o piloto da Red Bull KTM Tech3. «Deparei-me com as mesmas dificuldades que tinha tido ontem com um pneu novo. Tive muitas dificuldades para encontrar tracção na pista e junto com a equipa tentámos muitas coisas para o resolver, mas infelizmente parece que a direcção não era a correcta. Por isso vamos tentar de novo amanhã e esperar ter uma boa corrida», conclui Oliveira.Miguel Oliveira

Lowes em Moto2 e Fernandez em Moto3

Em Moto2 Fabio di Giannantonio foi o mais rápido nos treinos livres, estabelecendo um novo recorde do circuito. Mas esse recorde acabou por cair na qualificação, com Sam Lowes a obter a pole position com a vota mais rápida de sempre em Moto2 neste traçado.

Esta foi a sua segunda pole da temporada, mas na primeira em São Marino, teve que cumprir uma penalização, e arrancou do pit lane. Ao seu lado vão estar Marco Bezzecchi e Fabio di Giannantonio. Luca Marini, que ldiera a tabela de pontos, qualificou em 7.º, e o seu principal rival, Enea Bastianini, em 12.º.

Raul Fernandez conquistou mais uma pole position, a quarta da temporada para o piloto espanhol. Ele foi também o piloto mais rápido dos treinos livres, mas até agora não tem conseguido tirar partido das boas qualificações. O piloto da Red Bull KTM Ajo não conseguiu ainda o seu primeiro pódio no Mundial. Celestino Vietti e Albert Arenas vao estar ao seu lado na primeira linha da grelha de partida.

Todos os resultados aqui.