GP de Aragão: três Yamaha na frente, Oliveira em 17.º

No Motorland Aragón foi Maverick Viñales quem registou o melhor tempo do primeiro dia de treinos livres do GP de Aragão. Miguel Oliveira foi 17.º.

Miguel Oliveira em Aragão

Realizaram-se hoje as primeiras sessões de treinos livres para o GP de Aragão, no Motorland Aragón. As três Yamaha ocuparam as primeiras posições, com Maverick Viñales a ser o mais rápido, seguido de Fabio Quartararo e Franco Morbidelli. O quarto elemento do construtor japonês, Valentino Rossi, não está em Aragão, depois de ter sido infectado com o coronavírus esta semana.

O dia ficou marcado pela baixa temperatura, levando mesmo ao atraso da primeira sessão em cerca de meia hora.

Num circuito onde a Yamaha venceu apenas duas vezes, a última das quais em 2016, a marca japonesa acabou por dominar o primeiro dia de treinos. Isto apesar do défice em velocidade de ponta na longa recta de Aragão. Na tabela das melhores velocidades do dia Francesco Bagnaia surge como o mais veloz, com 351,8 km/h; a Yamaha mais rápida, a de Maverick Viñales, surge em 15.º da lista, com 342,9 km/h.

Miguel Oliveira chegou a estar em quinto na tabela combinada, a meio da segunda sessão, mas com vários pilotos a melhorar a caminho do final, terminou em 17.º.

«As condições foram duras hoje», disse Miguel Oliveira depois da segunda sessão. «De manhã rodámos com alguma dificuldade em aquecer o pneu dianteiro, acho que aconteceu o mesmo com toda a gente. À tarde sabíamos que poderíamos estar muito perto da qualificação, porque não sabemos como serão as condições climatéricas amanhã de manhã para a terceira sessão. No final, fizemos dois ‘time atacks’ e mesmo assim acho que temos muito a melhorar na moto. Espero que possamos ter tempo para trabalhar nisso amanhã de manhã e depois conseguir a possibilidade de ir directo à Q2. Continuaremos a trabalhar, para ver onde podemos melhorar, e continuar a dar nosso melhor».

Moto2 e Moto3

Em Moto2 foi Fabio Di Giannantonio quem conseguiu o melhor tempo, na frente de Marco Bezzecchi e Sam Lowes. O britânico sofreu uma queda na segunda sessão, e terminou mais cedo. Luca Marini, que chegou a Aragão no comando do campeonato com 15 pontos de vantagem sobre Enea Bastianini, terminou o dia em quinto. Logo atrás dele terminou Bastianini.

Na categoria mais pequena foi Raul Fernandez quem registou o melhor tempo, na frente de Romano Fenati e Albert Arenas. Ai Ogura, agora segundo classificado do campeonato, terminou o dia em oitavo.

Arbolino em quarentena

A ameaça da Covid-19 parece rondar o paddock. Depois do teste positivo de Valentini Rossi, também Tony Arbolino teve que entrar em isolamento. O piloto italiano viajou duas filas à frente de um passageiro infectado no voo de regresso a casa depois do GP de França. Notificado já em Espanha, o piloto de Moto3 teve que cumprir as regras do governo espanhol, tendo que cumprir 10 dias de quarentena, apesar de ter acusado negativo nos testes. O italiano de 20 anos de idade está fora do GP de Aragão e – a não ser que possa terminar a quarentena mais cedo – também fora do GP de Teruel, já no fim-de-semana seguinte ao de Aragão.

Todos os resultados aqui.