GP de Aragão: vitória de Rins, Oliveira em 16.º

Corridas imprevisíveis, quedas de líderes, novos comandantes... um GP de Aragão que viu Alex Rins vencer, com Oliveira a terminar em 16.º.

Alex Rins celebra vitória

Ninguém conseguiria escrever antecipadamente um guião para um GP de Aragão tão inesperado como este. Alex Rins saiu do 10.º lugar da grelha de partida para vencer; foi o oitavo vencedor diferente da temporada. Alex Marquez conseguiu o seu segundo pódio e o primeiro a seco, vindo do 11.º lugar da grelha; Joan Mir, terminou em terceiro, e é o novo líder do campeonato sem ter conseguido uma única vitória! E Fabio Quartararo? O piloto francês saiu da pole position, mas sofreu de problemas com o pneu dianteiro, começou a andar para trás e terminou em 18.º.Alex Rins, Alex Marquez e Joan Mir

O piloto francês, que usou o pneu de composto médio à frente, queixou-se da pressão do pneu, que tornou um ritmo rápido impossível: «Foi a primeira vez que usámos este pneu, parecia óptimo nas três primeiras voltas, mas a pressão ficou demasiado alta. Não era possível pilotar, não tinha qualquer feeling na frente», explicou o francês no final.

Super-Rins

Alex Rins no final da primeira volta já era quarto, passou por Franco Morbidelli, Fabio Quartararo e Maverick Viñales para chegar ao comando à oitava volta. Manteve a liderança para conseguir a sua primeira vitória da temporada – e também a da Suzuki em 2020. Viñales viria a ser ultrapassado também por Joan Mir e Alex Marquez, que viria ainda a passar o piloto da Suzuki. Marquez conseguiu o segundo lugar a seco, depois de ter conseguido a mesma classificação há uma semana no molhado.

Com Quartararo fora dos pontos, o terceiro lugar de Mir foi suficiente para o espanhol assumir o comando do campeonato, com seis pontos de vantagem sobre Quartararo.

Miguel Oliveira não teve um fim-de-semana fácil. Saiu da 18.ª posição e, ao contrário do que é habitual, não conseguiu recuperar mais dos que dois lugares. Tendo em conta que a melhor KTM (Brad Binder) terminou em 11.º, e que o melhor resultado da marca austríaca neste circuito foi um 10.º lugar em 2017, não parece ser um circuito favorável às motos laranjas.

«Foi uma corrida dura. Pelo menos senti-me competitivo na primeira metade da corrida, mais tarde foi difícil gerir o pneu», disse Miguel Oliveira no final da corrida. «O pneu foi-se demasiado depressa e comecei a perder tempo. Foi muito difícil para mim terminar a corrida. Claro, acho que o nosso potencial para melhorar é elevado. Por isso vamos-nos concentrar nisso e dar o nosso melhor para o próximo fim-de-semana».Miguel Oliveira

O campeonato está totalmente em aberto, com o quatro primeirosMir, Quartararo, Viñales e Dovizioso – separados por 15 pontos.

Marini cai, Lowes vence, Bastianini lidera

A corrida de Moto2 teve três líderes diferentes, e dois deles caíram precisamente quando estavam no comando. Fabio DiGiannantonio caiu a meio da corrida logo depois de assumido a liderança. Foi Marco Bezzecchi quem herdou o comando, mas também ele acabaria por cair na entrada para a penúltima volta. Sam Lowes herdou a primeira posição e conseguiu a sua segunda vitória consecutiva, com Enea Bastianini e Jorge Martin a completarem o pódio.Sam Lowes

Luca Marini caiu logo à terceira volta, e com o seu principal rival a terminar em segundo, o italiano perdeu a liderança do campeonato. É Enea Bastianini quem lidera agora a tabela dos pontos; Sam Lowes subiu ao segundo lugar, apenas dois pontos atrás do piloto da Italtrans. O quatro primeiros do campeonato – Bastianini, Lowes, Marini e Bezzecchi – estão agora separados por apenas 25 pontos.

Em Moto3 houve um oitavo vencedor diferente esta temporada. Jaume Masia qualificou apenas em 17.º, mas foi o primeiro a cruzar a meta, obtendo a sua primeira vitória da época. Raul Fernandez foi o piloto que mais voltas liderou depois de sair da pole, mas pelo comando passaram também Darryn Binder e Albert Arenas. Com sete pilotos a entrar na última volta a lutar pelo pódio, foi Masia quem levou a melhor, na frente de Binder e Fernandez, que alcançou assim o seu primeiro pódio. Arenas foi apenas sétimo, mas graças ao mau resultado dos seus principais adversários, ainda conseguiu aumentar a sua vantagem pontual. Ai Ogura terminou apenas em oitavo e Celestino Vietti cruzou a meta em oitavo.

John McPhee – 10.º na grelha – apesar de ter cumprido uma penalização de volta longa (por rodar demasiado lento na Q1) que o levou a 18.º, recuperou para terminar em quinto.Jaume Masia

Todos os resultados aqui.