GP de Doha: rookie Martin na pole, Oliveira em 12.º

A qualificação para o segundo GP da temporada trouxe uma surpresa, com o rookie Jorge Martin a conquistar a sua primeira pole em MotoGP. Depois de ter sido quinto nos treinos livres, o Martin surpreendeu toda a gente com o melhor tempo de qualificação.

O vento esteve forte durante a tarde e início da noite em Losail, levanta do muita poeira e trazendo muita areia para a pista. Por isso Jorge Martin, à semelhança de Johann Zarco, Jack Miller e Luca Marini, nem sequer deixou a box na terceira sessão de treinos. O espanhol justificou que com todo o vento e pó no ar, não valia a pena, e não queria confundir-se em ter que alterar de novo as afinações.

Jorge Martin foi felicitado pelo paddock em peso logo na chegada ao pit lane. Mas apesar das emoções, o piloto espanhol de 23 anos de idade conseguiu manter os pés no chão; «Amanhã não vai ser dia para ganhar. Sou um rookie e ainda estou a aprender», disse Martin.

Johann Zarco fez a dobradinha para a Ducati, conquistando o segundo melhor tempo, com Maverick Viñales a completar a terceira posição da grelha. O espanhol da Yamaha, que no arranque da corrida anterior perdeu várias posições, diz que a equipa está a trabalhar para introduzir um sistema de ajuda ao arranque também no trem dianteiro.

Oliveira deu um paso em frente

Miguel Oliveira terminou os treinos livres na 11.ª posição, e por isso teve que passar pela primeira qualificação. Ali o piloto português conseguiu o segundo melhor tempo, garantindo o objectivo de passar à segunda qualificação. Depois perdeu vários minutos na box no início da Q2 e foi mais uma vez limitado pelo pneu dianteiro, terminando a sessão em 12.º. Apesar dos problemas, melhorou três lugares em relação à qualificação do fim-de-semana anterior.

«Estou contente por ter passado à Q2, mas hoje a pista não estava nas melhores condições e debatemo-nos para conseguir uma boa aderência. Foi realmente difícil repetir o tempo por volta de sexta-feira», disse Oliveira. «Quando passei para a Q2 tentei uma configuração diferente na minha segunda moto que não foi a ideal, e para além disso sofri com alguma vibração no lado direito do pneu dianteiro. Foi uma qualificação um pouco melhor, mas vamos ver o que sucede amanhã. Precisamos de passar para o mais para a frente o mais rápido possível, e depois ver o que podemos fazer a partir daí», conclui Oliveira.

Jack Miller, que tinha sido o piloto mais rápido dos treinos livres, concluiu a qualificação no quarto lugar. Vai arrancar da segunda linha ao lado de Fabio Quartararo e Francesco Bagnaia, o detentor da pole na semana passada. Mas pior ficou Valentino Rossi, que qualificou apenas em 21.º,naquela que foi a sua pior qualificação de sempre em MotoGP. O veterano piloto italiano queixou-se de que simplesmente não consegue aderência e tração.

Rossi regressa à última linha depois de 2004

Mas esta não será a primeira vez que Valentino Rossi vai sair da última linha da grelha em Losail. No primeiro GP do Qatar, em 2004, ele e Max Biaggi foram penalizados por limparem os seus lugares de partida, porque sendo o primeiro grande evento no circuito, o asfalto estava bastante sujo – usaram vassouras e fizeram burnouts com scooters, para ter boa tração no arranque. Depois de denunciados por Sete Gibernau, Rossi e Biaggi, que tinham qualificado em 8.º e 12.º, respetivamente, foram penalizados como arranque da última linha da grelha, Rossi em 23.º e Biaggi em 24.º. Rossi já tinha subido ao quarto lugar na corrida, quando caiu. Sete Gibernau, que tinha qualificado em terceiro, venceu.

Depois de vencer na Malásia em 2004, Valentino Rossi ‘goza’ com a sua penalização na corrida anterior, no Qatar

Mas foi vítima da maldição de Rossi. Não só a amizade com Sete Gibernau terminou, como Rossi rogou uma praga ao ex-amigo: «Gibernau nunca mais vencerá uma corrida!». E assim foi: depois da vitória no Qatar, o espanhol não voltou a vencer até ao final da carreira… Valentino ganhou a corrida seguinte, na Malásia – e depois as outras duas que restavam para o final da temporada -, e comemorou caricaturando a sua penalização em Losail. E foi de novo campeão.

Moto2: segunda pole consecutiva para Lowes

Depois de ter sido Raul Fernandez a fazer o melhor tempo dos treinos livres, seria Sam Lowes a conquistar a pole position. É a segunda pole consecutiva para o britânico e a 13.ª da sua carreira. Remy Gardner qualificou na segunda posição e Marco Bezzecchi completa a primeira linha da grelha. Fernandez acabou por qualificar em quarto, e terá Jake Dixon e Ai Ogura ao seu lado. Para o japonês esta é a sua melhor qualificação da sua temporada de estreia em Moto2.

Moto3: Masia na pole e muitas penalizações

Depois de na semana anterior ter tido que pasar pela Q1, desta vez Darryn Binder foi o mais rápido nos treinos livres.. Mas, ao contrário do sábado anterior, desta vez não conseguiu a pole. Essa foi para o líder do campeonato, Jaume Masia, com o sul-africano a qualificar na sétima posição.

Logo atrás de Jaume Masia qualificaram Sérgio Garcia e Jeremy Alcoba. Porém esta não será a composição da primeira linha da grelha. É que na sequência da confusão do final da segunda sessão de treinos na sexta-feira, com pilotos à espera um dos outros, o Colégio de Comissários, distribuiu várias penalizações. Assim, Sérgio Garcia, Pedro Acosta, Romano Fenati, Dennis Foggia, Stefano Nepa, Dennis Öncü e Riccardo Rossi terão que arrancar do pit lane, depois de todos os outros pilotos. Servirá este castigo de exemplo para próximos GPs?

Todos os resultados aqui.