GP de Espanha: Cal Crutchlow conquista pole

Cal Crutchlow conseguiu a sua primeira pole position da temporada, mas espera uma corrida difícil.

Cal Crutchlow GP de Espanha
Cal Crutchlow

Depois da sua prestação nos treinos livres, Marc Marquez parecia ser o melhor candidato à pole position para o GP de Espanha. Rápido e demonstrar um excelente ritmo, Marquez porém não conseguiu ser eficaz na qualificação e vai sair da segunda linha da grelha. Quem garantiu a pole foi Cal Crutchlow, que também mostrou um excelente ritmo ao longo do fim-de-semana. O britânico optou pela estratégia de duas paragens na box, para usar três pneus, e resultou.

Depois de começar o fim-de-semana com calma, ainda a recuperar da operação ao pulso, Dani Pedrosa surpreendeu-se a ele próprio. O piloto espanhol que no ano passado arrancou da pole para vencer, conseguiu o segundo melhor tempo. Ao longo do fim-de-semana ficou claro que que as Honda lidam melhor com o aumento da temperatura e as alterações das condições da pista do que as Yamaha. Desta vez até Johann Zarco se queixou, mas mesmo assim conseguiu um lugar na primeira linha.

Problemas para Rossi e Viñales

Pior ficaram Valentino Rossi (10.º) e Maverick Viñales (11.º). O espanhol teve mesmo que passar pela Q1, depois de ter sido 12.º nos treinos livres. Com o aumento da temperatura, as Yamaha parecem perder a aderência no limite da inclinação, revelando assim o regresso (ou persistência) de alguns dos problemas do ano passado.

Por isso, Valentino Rossi não estava satisfeito. «As sensações foram semelhantes às de ontem. Não foi tão mau de manhã com a temperatura mais baixa, mas à tarde ficou mais calor e sofri muito com os pneus e foi difícil. É uma pena, porque tentámos alterar muito as afinações da moto, mas não conseguimos melhorar». Ainda por cima, para além de não ter conseguido um bom lugar na grelha, Rossi não revelou ter grande ritmo. «Tenho que começar da 10.ª posição, o que não será fácil, e também o meu ritmo não é fantástico. Temos que solucionar pequenos detalhes e ver o que acontece», disse o italiano, que muitas vezes consegue sacar o coelho da cartola ao domingo.

Viñales queixou-se do mesmo, da traseira sempre a escorregar. Tem como objectivo para a corrida apenas conquistar o máximo de pontos possível, sabendo que será difícil estar na frente.

Calor no domingo e corridas mais curtas

Na Ducati, Lorenzo estava satisfeito com o 4.º lugar, mas Andrea Dovizioso nem tanto com o 8.º. Mas o italiano estava contente com o seu ritmo de corrida e espera estar na luta pelo pódio. Isto apesar de ter que passar pela primeira qualificação, depois de ter sido 11.º nos treinos livres.

Na Suzuki, ao contrário dos treinos livres, Alex Rins (6.º) foi mais rápido do que Andrea Iannone (7.º).

A qualificação terminou com os 12 primeiros separados por apenas 0,869 s e com vários pilotos a mostrarem bom ritmo. Isto faz prever uma corrida bem animada, onde a subida de temperatura poderá influenciar o resultado final. Isto apesar de a corrida este ano ser mais curta, tendo apenas 25 voltas em das habituais 27. O GP de Espanha é um dos este ano vê as suas corridas ficarem mais curtas; distância total de corrida é assim reduzida de 119 para 110 km. O mesmo acontecerá com as corridas de Moto2 (23 em vez de 25 voltas) e Moto3 (22 em vez de 23 voltas).

1. Cal Crutchlow – LCR Honda Castrol (1’37.653)

«Apenas estive uma vez na primeira linha da grelha desde Jerez no ano passado, por isso é bom ter conseguido a pole position. Mas estamos aqui para correr, e esse é o ponto-chave do fim-de-semana, mas depois de ter qualificado mal nas duas corridas anteriores, é bom compensar e conquistar a pole para a LCR Honda Castrol. Não sei se estas serão as melhores condições para a nossa moto, sinceramente. Temos que gerir a situação do pneu dianteiro muito cuidadosamente, mas acho que fizemos um bom trabalho hoje. Arriscámos com os três pneus, mas talvez tivesse conseguido a pole se tivesse usado apenas dois, se necessário. Não puxei o suficiente com o primeiro pneu. Queria apenas terminar a volta e estabelecer uma referência, por isso deveria ter puxado mais. Com o segundo percebi que tinha mais aderência do que pensava. Trabalhámos muito no Inverno e acho que agora estamos a ser recompensados. Espero uma boa corrida amanhã e agradável para mim e para os fãs. Acredito que vamos ter uma boa batalha.»

Cal Crutchlow GP de Espanha
Cal Crutchlow
2. Dani Pedrosa – Repsol Honda Team (1’37.912)

«Estou surpreendido e contente por estar na primeira fila, algo que é sempre importante aqui. Quero agradecer a toda a minha equipa pelo duro trabalho que realizaram este fim-de-semana. Quando não estamos fisicamente a 100% não é fácil encontrar as melhores sensações em cima da moto, mas a minha equipa está a ajudar-me muito, e agradeço. Agora que nos concentrar na escolha do pneu adequado, porque ainda não decidimos. Parece que vários pilotos têm um bom ritmo, por isso amanhã vamos concentrar-nos em nós próprios e tentar fazer uma boa partida. A corrida este ano te menos duas voltas e isso é importante, mas devemos ver as condições e o que poderemos fazer.»

Dani Pedrosa GP de Espanha
Dani Pedrosa
3. Johann Zarco – Monster Yamaha Tech3 (1’37.956)

«Eu piloto sempre ao máximo e confio na moto, embora a FP4 tenha sido difícil hoje com pneus usados, mas o bom é que, se tivermos dificuldades nos treinos, podemos preparar melhor a corrida. Com o calor não consegui encontrar a rapidez de ontem, e esta manhã senti-me bem, mas o aumento de temperatura faz uma grande diferença. Tenho sensações decentes do lado direito, por isso tentei puxar forte. Estou realmente contente por estar na primeira linha. Quero aproveitar esta oportunidade de novo para lutar pela vitória amanhã.»

Johann Zarco GP de Espanha
Johann Zarco
4. Jorge Lorenzo – Ducati Team (1’37.969)

«Estou muito agradado, não apenas com o meu tempo de qualificação, mas também com o modo como temos estado a trabalhar desde que chegámos a Jerez. Fizemos uma grande sessão de qualificação e falhámos a primeira linha por pouco. Com as novas peças que a Ducati trouxe para aqui resolvemos parcialmente os nossos problemas: a Desmosedici agora já não é tão nervosa como antes e posso tirar maior partido dos seus pontos fortes. Temos que continuar este caminho. A corrida vai ser muito renhida e complicada para todos, mas amanhã quero dar tudo. Temos que manter a concentração e fazer uma boa partida para estar à frente do primeiro grupo desde o arranque.»

Jorge Lorenzo GP de Espanha
Jorge Lorenzo
5. Marc Marquez – Repsol Honda Team (1’37.977)

«Sinceramente, não estou satisfeito com a minha qualificação. E refiro-me a mim próprio, porque hoje não consegui fazer a ‘volta perfeita’. Fiz o meu melhor tempo com o meu primeiro pneu, quando pilotei mais suave e tranquilo; depois cometi muitos erros e não consegui melhorar. No entanto, a segunda fila não é assim tão má e tenho um bom ritmo. Claro que a corrida não vai ser fácil, porque há outros pilotos, começando pelo meu companheiro de equipa, que têm um bom ritmo com o pneu duro ou com o médio. Amanhã será uma corrida longa e difícil. Hoje já fez bastante calor e parece que a temperatura amanhã vai aumentar. Vimos muitas quedas em todas as categorias,, porque a pista fica muito escorregadia, por isso teremos que ajustar a afinação para essas condições, e escolher o pneu traseiro adequado, e tentar fazer o melhor possível.»

Marc Marquez GP de Espanha
Marc Marquez

Todos os resultados aqui.