GP de Espanha: Marquez na frente, Oliveira em 10.º

Hoje foi o primeiro dia de treinos para o GP de Espanha em Jerez de la Frontera.

Miguel Oliveira GP de Espanha
Miguel Oliveira

Decorreu hoje no re-baptizado Circuito de Jerez – Angel Nieto o primeiro dia de treinos para o GP de Espanha. Os pilotos foram recebidos com céu pouco nublado e temperatura a subir  acima dos 20°C para a segunda sessão.

Em Moto2 Álex Marquez foi o piloto mais rápido com a sua melhor volta realizada na segunda sessão. Na primeira tinha sido Francesco Bagnaia a registar o melhor tempo.

«Jerez é um sítio especial e tenho boas sensações quando venho aqui. De manhã não montámos o pneu macio, apenas trabalhámos na afinação para o composto duro», disse Marquez que foi quarto na primeira sessão. «As condições mudaram muito para a tarde com a subida da temperatura e avaliámos o pneu macio para ter a certeza de todas as opções para a corrida. Falta-me um pouco de confiança na frente, mas de um modo geral as sensações são boas».

Alex Marquez GP de Espanha
Alex Marquez

Miguel Oliveira pouco satisfeito

Depois de ter sido o quinto mais rápido na sessão da manhã, Miguel Oliveira não conseguiu melhorar na segunda sessão; terminou o dia em 10.º, a 0,671 s de Marquez.

«Foi uma sexta-feira complicada e mais difícil do que esperava», queixou-se Oliveira. «Especialmente de manhã, estava muito vento e a pista tinha pouca aderência. À tarde melhorou, mas mesmo assim não encontrámos uma configuração com a qual seja fácil para mim andar bem com a moto. Existem diferentes questões a serem abordadas face às que encontrámos na pré-temporada; antes era questão de aderência e agora é mais sobre confiança com o trem dianteiro.»

Miguel Oliveira GP de Espanha
Miguel Oliveira

Por tudo isto, Oliveira não estava muito satisfeito no final do dia. «Não melhorámos da manhã para a tarde, e por isso estou um pouco frustrado. Vamos tentar continuar a melhorar para amanhã. Já temos algumas ideias sobre o que mudar – algo que já tínhamos tentado no teste, então a prioridade agora é encontrar uma configuração que nos faça andar mais rápido», concluiu.

Bagnaia também não conseguiu melhorar o seu registo da manhã e acabou os treinos em terceiro, atrás de Lorenzo Baldassarri.

O dia terminou com os 17 primeiros separados por exactamente um segundo.

Moto3: Antonelli no topo

Em Moto 3 foi Niccolò Antonelli quem conseguiu o melhor tempo, com a sua melhor volta realizada na segunda sessão. Tal como aconteceu em Moto2, o piloto mais rápido da primeira sessão, Fabio diGiannantonio, não conseguiu melhorar na segunda. O italiano terminou o dia em terceiro, atrás de Jorge Martin.

Niccolò Antonelli GP de Espanha
Niccolò Antonelli

Todos os resultados do dia aqui.