GP de Espanha: melhor tempo e queda para Marc Marquez

O circuito de Jerez-Angel Nieto é palco para o regresso do Mundial, e hoje realizaram-se as primeiras sessões de treinos do GP de Espanha.

Marc Marquez

Depois de 243 dias sem corridas do Mundial de Velocidade, o GP de Espanha marca o regresso do campeonato este fim-de-semana.

Foi sobre um calor abrasador que se realizaram hoje em Jerez as primeiras sessões de treinos livres para o GP de Espanha. A temperatura ambiente chegou aos 35° C e o asfalto atingiu os 51° C.

Por isso, em MotoGP os melhores tempos foram obtidos na sessão da manhã, com temperaturas mais amenas (28° C e 35° C, respectivamente).

Marc Marquez foi o piloto mais rápido numa sessão em que terminaram 19 pilotos separados por menos de um segundo; a diferença entre o primeiro e o 22.º/último foi de apenas 1,350 s!

Marc Marquez acabou por sofrer uma queda na segunda sessão de treinos, mas sem consequências. O campeão do mundo caiu na curva 2, sofrendo um ‘low side’ do qual não conseguiu recuperar. Segundo o espanhol, estava a testar novos componentes na ciclística (novo quadro?), quando sofreu a queda, que não teve consequências. Aliás, o mais velho dos Marquez levantou-se, regressou à pista com a ajuda dos comissários e continuou a rodar, sem se dirigir imediatamente à box. No final Marc gracejou sobre o assunto: «Tenho que treinar de novo em evitar cair salvando com o cotovelo», disse ele; foi demasiado agressivo quando colocou o cotovelo no chão para evitar a queda, acelerou e a roda dianteira levantou e não evitou a queda.

Também o seu irmão Alex caiu, na curva 8, na mesma sessão. O rookie espanhol terminou o dia em 17.º, na sua estreia na categoria.

Viñales leva Yamaha ao segundo lugar

Tradicionalmente as Yamaha não se dão bem com as altas temperaturas, deixando os seus pilotos a debater-se com problemas de aderência.

Mas apesar do intenso calor da segunda sessão, foram Franco Morbidelli e Fabio Quartararo, com as M1 da Petronas Yamahas SRT, que averbaram os melhores tempos da tarde. Porém, na sessão mais rápida, na da manhã, foi Maverick Viñales o mais rápido dos pilotos Yamaha, apenas 0,024 s mais lento que Marc Marquez.

Isso deixou Viñales bastante satisfeito, ele que já tinha sido o piloto mais rápido nos testes de quarta-feira, que marcaram o regresso da inactividade. «Foi um bom dia. As sensações que tenho com a moto e com a equipa são incríveis», disse Maverick. «Esta manhã foi incrivelmente boa, a moto estava fantástica! Encontrámos muitas, muitas coisas positivas para a corrida. Estou muito entusiástico porque na última saída para a pista fiz alguns bons tempos por volta, que foram feitos já perto do fim de vida do pneu, e consegui ser rápido. Claro, ainda temos que melhorar, mas sinto-me pronto», disse o espanhol da Monster Energy Yamaha.

Rossi com problemas

Sensações diferentes tinha o seu companheiro de equipa, Valentino Rossi. A inaugurar a sua 25.ª temporada de Mundial, o veterano italiano não estava satisfeito: «Foi um dia difícil. A manhã já não foi fantástica, mas a tarde ainda foi pior», disse o Dottore, que conseguiu o 13.º na primeira sessão e foi apenas 20.º na segunda. «Debato-me com problemas de aderência do pneu traseiro porque, infelizmente, temos um problema com a temperatura, e com este calor, sofremos muito. De manhã estava um pouco mais fresco, por isso fomos um pouco melhor. À tarde perdemos imenso, por isso não sou muito rápido. Siceramente, não sei como vamos melhorar isto, mas temos que encontrar algo, porque amanhã de manhã será muito importante tentar ficar entre os 10 primeiros e ir directo para a Q2».

Foi Cal Crutchlow quem conseguiu o terceiro melhor tempo do dia, na frente Andrea Dovizioso e Joan Mir.

Miguel Oliveira terminou o primeiro dia de treinos na 20.ª posição, a 1,156 s do melhor tempo de Marquez. Porém, o objectivo de Oliveira para as duas sessões não foi a busca de uma volta rápida, e considerou que «foi uma boa sexta-feira para nós. Claro, a posição não é que queríamos, e não reflecte o nosso trabalho, pois não fizemos qualquer ‘time attack’ de manhã ou de tarde. Acho que o nosso ritmo está muito mais próximo dos pilotos da frente do que a nossa posição mostra. A equipa fez um grande trabalho, encontrámos algumas soluções para conseguir melhor aderência e estamos contentes com o dia de hoje. Amanhã temos oportunidade para entrar nos 10 primeiros, tudo está muito apertado, mas acho que conseguiremos».

Moto2 e Moto3

Em Moto2 os pilotos conseguiram também os melhores tempos na sessão da manhã, sem melhorias na sessão da tarde. Foi Luca Marini quem conseguiu o melhor tempo, na frente Jorge Navarro e Marco Bezzecchi. O líder do campeonato, Tetsuta Nagashima, conseguiu o quarto tempo do dia. Jorge Martin, que tinha sido o mais rápido dos testes de quarta-feira, terminou em sétimo, atrás de Sam Lowes.

Ao contrário das outras categorias, em Moto3 houve alguns pilotos que conseguiram melhorar na segunda sessão, mas os melhores tempos do dia surgiram na primeira. Foi Gabriel Rodrigo quem estabeleceu o melhor tempo com um novo recorde absoluto do circuito. O anterior recorde também era seu.

Raul Fernandez foi o segundo mais rápido e John McPhee, o mais rápido dos testes de quarta-feira, terminou o dia em terceiro.

Albert Arenas, líder do campeonato após a vitória no Qatar, terminou o dia em oitavo.

Amanhã realizam-se as terceiras sessões de treinos livres e as qualificações.

Todos os resultados aqui.