GP de França: primeira pole para Bagnaia, Oliveira em décimo

Na qualificação de moto2 para o GP de França foi Pecco Bagnaia quem conseguiu a pole, a sua primeira em Moto2. Miguel Oliveira arrancará da quarta linha da grelha.

Francesco Bagnaia GP de França qualificação
Francesco Bagnaia

Na qualificação de Moto2, marcada pelas muitas quedas, Francesco Bagnaia alcançou a sua primeira pole position em Moto2. Miguel Oliveira qualificou em 10.º e sairá da quarta linha da grelha de partida.

Pecco Bagnaia conquistou a sua primeira pole position com uma volta realizada antes dos primeiros sete minutos de qualificação. Foi a sua terceira volta lançada, e não só não conseguiu melhorar, como não foi batido até ao final da sessão. O mesmo aconteceu com Xavi Vierge; o espanhol conseguiu o segundo lugar da qualificação logo na sua segunda volta lançada, nos primeiros minutos da sessão. Vierge sofreu uma das 14 quedas da sessão, mas já nos últimos momentos.

Lorenzo Baldassarri terminou em terceiro, a 0,395 s de Bagnaia.

«Estou mesmo satisfeito com a qualificação, é a primeira pole position para am im e também para a equipa em Moto2. Comparado com ontem, as condições da pista mudaram muito e hoje havia melhor aderência. Fui rápido logo na primeira saída, quando havia menos vento, e foi quando fiz a minha melhor volta. Amanhã será uma corrida muito dura; temos um bom ritmo, mas também o Balda, o Alex e o ‘Paso’ conseguem manter um bom ritmo. Tudo será decidido nas últimas 10 voltas e o desgaste do pneu traseiro poderá ser a chave», disse Bagnaia.

Francesco Bagnaia primeira pole position em Moto2
Francesco Bagnaia

Oliveira na quarta linha

Foi mais um dia complicado para Miguel Oliveira, que depois de ter sido 12.º nos treinos livres, obteve o 10.º lugar na qualificação.

«Esta manhã tivemos uma sessão um pouco difícil. Ajudou-nos a perceber porque não estávamos a progredir; não estava com confiança no travão dianteiro à entrada da curva. No final, conseguimos resolver essa questão e, pelo menos, melhorar como me sinto na mota. Tivemos uma sessão de qualificação consistente, na qual estivemos sempre a pressionar. Nos últimos minutos tive algum azar com pilotos a colocarem-se no meu caminho, podia ter sido um pouco mais rápido», disse Oliveira depois da qualificação.

Miguel Oliveira GP de França qualificação
Miguel Oliveira

Depois das dificuldades do ano passado, Oliveira sabia que Le Mans não ia ser fácil, mas mesmo assim conseguiu progredir. Arranca mais à frente do que no ano passado, e depois da recuperação de Jerez, ainda há esperança de um resultado positivo. «Começar na quarta linha, num Grande Prémio que sabíamos ser muito difícil, deixa-me satisfeito. Vamos tentar arrecadar o máximo de pontos amanhã. A corrida vai ser dura; os pneus gastam-se muito rapidamente e, por isso, não sabemos o que lhes irá acontecer. Vamos esperar que corra tudo bem», acrescentou.

Moto3: Martin bisa em Le Mans

Em Moto3 foi Jorge Martin quem conseguiu a pole position. O piloto espanhol conseguiu a pole pelo segundo ano consecutivo em Le Mans, mas no ano passado não lhe valeu de muito. No ano passado Martin caiu na fase inicial da corrida, e apesar de ter voltado à pista, acabou por abandonar algumas voltas depois.

Numa sessão em que ocorreram várias quedas Martin impôs-se na fase final da qualificação, batendo Jakub Kornfeil, que ao terminar em segundo, obteve a sua melhor qualificação de sempre. Uma boa forma de celebrar o 150.º grande prémio do piloto checo de 25 anos de idade.

«Foi um dia difícil», disse Martin, que foi apenas 12.º nos treinos livres. «Tivemos dificuldades em encontrar a aderência certa na traseira, que foi também o nosso problema ontem. Esta manhã tive um bom ritmo com pneus usados, mas foi muito mais duro à tarde. Precisamos de algo mais para poder jogar as cartas certas amanhã.»

Jorge Martin GP de França qualificação
Jorge Martin

Enea Bastianini encerra a primeira linha da grelha. Apesar de ter sofrido uma queda, o piloto da Leopard Racing conseguiu o terceiro lugar de qualificação.

Todos os resultados aqui.