GP de França: Quartararo na pole, Oliveira azarado

Depois de ter passado directo à Q2 com o segundo lugar dos treinos livres, Miguel Oliveira primeiro partiu um motor e depois caiu na quarta sessão. Qualificou em 12.º.

Depois de ter regressado às vitórias no GP anterior, Fabio Quartararo regressou às poles. O piloto francês foi o mais na qualificação para o GP de França, num dia marcado pelo azar de Miguel Oliveira. Na quarta sessão de treinos livres partiu o motor da sua moto, obrigando à interrupção da sessão, e quando esta foi retomada, sofreu uma queda com a sua segunda moto.

Depois de ter conquistado o segundo melhor tempo nos treinos livres, Miguel Oliveira passou directo à segunda qualificação. Mas depois dos incidentes na quarta sessão anterior, Oliveira não foi além de 12.º na qualificação.

«Estou um pouco desapontado com a qualificação», disse Oliveira. «A quarta sessão de treinos livres estava a correr bem até ter um problema com o motor. Recomecei com um pneu novo, mas caí na primeira volta, e os danos eram demasiados para continuar. A equipa fez um grande trabalho na reparação da moto até à qualificação. Depois disto tive que recuperar as minhas sensações, não estive perfeito na moto e não consegui a minha pilotagem mais limpa. Mesmo assim consegui melhor o meu tempo desta manhã, o que foi um ponto positivo. Amanhã vai ser uma corrida dura, temos que nos manter seguros nas primeiras voltas e depois fazer a nossa corrida. Acho que o meu ritmo é muito bom, apenas preciso de manter uma atitude forte e manter o optimismo para amanhã», explicou o piloto português.

Depois de ter sido o mais rápido nos treino livres, Fabio Quartararo foi também o mais rápido na qualificação. O piloto francês vai sair da pole position no ‘seu’ GP de França. A última vez que o francês esteve na pole foi no GP da Andaluzia, o segundo da temporada.

Ao seu lado vão estar Jack Miller e Danilo Petrucci.

Moto2: Roberts na pole

Apesar das diferentes condições climatéricas – frio mas sem chuva – a manhã de sábado ficou marcada por muitas quedas, como no dia anterior.

Joe Roberts foi o piloto mais rápido dos treinos livres, e depois foi também o mais rápido na qualificação. Para o californiano de 23 anos de idade foi a terceira pole da temporada, e terá a companhia de Marco Bezzecchi e Remy Gardner na primeira linha da grelha de partida.

Depois da violenta queda na segunda sessão de treinos livres, Luca Marini passou pelo hospital onde foram despistadas quaisquer lesões graves. O líder do campeonato qualificou em oitavo; Enea Bastianini, o seu rival mais próximo no campeonato, foi apenas 27.º nos treinos livres, e teve que passar pela primeira qualificação. Nessa sessão o segundo classificado do campeonato foi o mais rápido, passando à Q2, onde qualificou em nono.

Moto3: primeira pole do ano para Masia

Raul Fernandez foi o mais rápido dos treinos livres de MotoGP, mas foi Jaume Masia quem conseguiu a pole position. Foi a primeira da temporada para o piloto da Leopard Racing, que terá ao seu lado Alberto Arenas e John McPhee na primeira linha da grelha de partida.

Ai Ogura, o líder do campeonato, caiu na qualificação e e ocupará o 17.º da grelha de partida para o GP de França.

Todos os resultados aqui.