GP de França: Schrotter na frente, Oliveira em oitavo

No primeiro dia de treinos livres do GP de França, em Le Mans, Miguel Oliveira realizou o oitavo melhor tempo.

Miguel Oliveira GP de França
Miguel Oliveira

Marcel Schrotter foi o piloto mais rápido das Moto2 no primeiro dia de treinos para o GP de França. No circuito de Le Mans o piloto alemão da Dynavolt Intact GP rodou a volta mais rápida do dia logo na primeira sessão. Na segunda, com temperatura mais elevada do que na da manhã, foi um dos vários que não conseguiu melhorar.

Marcel Schrotter GP de França
Marcel Schrotter

Na segunda sessão Sam Lowes chegou a ser o mais rápido do dia, mas a sua volta rápida foi-lhe cancelada por ter ultrapassado os limites da pista. Assim o britânico desceu para 10ª. Pecco Bagnaia e Álex Marquez completaram os três primeiros

Miguel Oliveira conseguiu melhorar da primeira para a segunda sessão, na qual não conseguiu evitar uma queda. Num circuito onde o piloto português nunca conseguiu grandes resultados, o piloto da KTM não conseguiu ainda uma boa afinação para rodar rápido e consistente neste circuito.

Dia complicado

«Foi um dia complicado. As condições não eram as melhores, mas conseguimos melhorar muito a nossa marca em relação a hoje de manhã. Modificámos bastante a moto, ainda nos falta entender como lidar com a parte dianteira da moto e sobretudo sabermos quanto ‘grip’ podemos dar à roda traseira ou não», disse Miguel Oliveira. «Este é um circuito muito estreito, onde há muitas oportunidades para errar. Consegui fazer uma volta rápida, mas não consegui ser muito constante e é isso que vamos tentar melhorar para amanhã. Sem dúvida que o objetivo é também fazer uma volta rápida, e sair logo à frente ajuda muito aqui em Le Mans. O handicap é tentar aguentar o ritmo da frente, por isso, vamos tentar focarmo-nos nisso amanhã», acrescentou.

Miguel Oliveira GP de França
Miguel Oliveira

Este circuito é quase uma pedra no sapato (ou na bota…) de Miguel Oliveira. Nas sete visitas anteriores ao circuito de Le Mans, Miguel Oliveira qualificou duas vezes na primeira linha. Foi 3.º em 2012 e 2.º em 2013, nos seus primeiros anos de Moto3; mas não terminou nenhuma dessas corridas. O seu melhor resultado em corrida foi um 8.º lugar em 2015, no ano em que foi vice-campeão de Moto3. Em Moto2 qualificou em 14.º em 2016, terminando a corrida em 9.º. No ano passado qualificou em 17.º e terminou a corrida também em 17.º, com a mesma dificuldade em acertar a KTM para o traçado francês. Ainda está a tempo de contrariar esta tendência, se na FP3 conseguir encontrar a direcção certa na afinação da KTM.

Moto3: Antonelli de vigésimo a primeiro

Niccolo Antonelli foi apenas 20.º na primeira sessão de treinos, mas na segunda registou o melhor tempo do dia. Kaito Toba foi outra surpresa na segunda posição, na frente de Enea Bastianini. O primeiro dia de treinos ficou marcado por várias quedas em ambas as sessões, mas sem gravidade.

Todos os resultados do dia aqui.

Niccolo Antonelli GP de França
Niccolo Antonelli