GP de França: terceira consecutiva para Marquez

Marc Marquez conseguiu uma vitória importante no GP de França que, graças também ao infortúnio de alguns rivais, lhe dá uma confortável vantagem no comando do campeonato.

Marc Marquez GP de França
Marc Marquez, Danilo Petrucci e Valentino Rossi

O GP de França era encarado como um dos mais difíceis da temporada para a Honda, dado historial de resultados da marca em Le Mans. Mas Marc Marquez acabou por conseguir um resultado crucial no circuito francês. Não só o piloto espanhol venceu sem grande oposição, como os seus principais rivais no campeonato ou não terminaram a corrida ou ficaram fora do pódio. Com esta terceira vitória consecutiva Marquez aumentou a sua vantagem no campeonato de 12 para 36 pontos!

Os mais de 100 000 espectadores que foram a Le Mans queriam ver Johann Zarco vencer, e este tinha chegado a Le Mans determinado em fazê-lo. Mas ainda não foi desta.

Jorge Lorenzo foi o primeiro líder da corrida e rapidamente teve a companhia do seu companheiro de equipa, Andrea Dovizioso. Este rapidamente fez a volta mais rápida da corrida e passou para a frente. Mas apenas para cair logo a seguir, quando estava no comando.

O italiano ficou devastado. «Estou realmente desapontado, foi um erro meu. Alarguei um pouco na curva 6 e não esperava ter qualquer problema com a frente, mas tive. É uma pena porque tinha boas sensações e a possibilidade de lutar pela vitória, penso que facilmente, e este foi um erro inaceitável de alguém que quer lutar pelo título», admitiu um muito frontal e honesto Desmo Dovi. O italiano sofreu o segundo abandono consecutivo e voltou a descer no campeonato.

Quedas importantes

Mas não foi a única queda dramática e importante da corrida. Andrea Iannone, 4.º no campeonato, ficou pelo caminho logo na primeira volta. E depois de Dovizioso foi Johann Zarco, 2.º no campeonato, que caiu quando lutava com Marc Marquez pelo segundo lugar.

«Acho que entrei demasiado rápido na curva, alarguei um pouco e a frente fechou. Não esperava cair, porque tinha boas sensações com a moto», explicou o desapontado francês. «Devia ter esperado um pouco para ter menos combustível no depósito, que seria o melhor momento».

Marquez levou algumas voltas para passar Lorenzo, mas depois de o ultrapassar controlu a corrida até ao final. Pelo caminho conseguiu mais uma das suas célebres ‘quase-queda’, recuperando com o joelho e cotovelo na curva 3.

Lorenzo foi perdendo posições e terminou em 6.º. «Ainda temos um pequeno problema em tornar a moto mais amigável, porque é muito cansativa para mim; assim não consigo ser consistente durante muitas voltas», explicou Lorenzo.

Danilo Petrucci levou a melhor sobre Valentino Rossi e ambos foram ao pódio, com Jack Miller a terminar logo a seguir. Rossi tinha vaticinado um bom resultado em Le Mans, o que veio a confirmar com o 3.º lugar. Este resultado levou-o a subir duas posições no campeonato, para 4.º, e está a apenas 3 pontos do 2.º lugar.

Um esforçado Pedrosa, ainda dorido da queda de Jerez, terminou em 5.º.

Maverick Viñales era o 3.º no campeonato à chegada a Le Mans e repetiu a classificação de Jerez, 7.º, mas mesmo assim ascendeu ao 2.º lugar na tabela do campeonato.

1. Marc Marquez – Repsol Honda Team (27 voltas em 41’49,773)

«Estou especialmente contente com esta vitória em Le Mans, porque é um dos circuitos mais difíceis para nós. Hoje fui o único a montar o pneu duro traseiro e isso fez-me encarar a corrida de uma forma diferente, porque sabia que no início iria demorar um pouco a conseguir a temperatura adequada. Durante o warm up que assim que atingia essa temperatura, era muito constante e permitia-me manter um bom ritmo. Sinceramente, no início foi complicado; o Zarco tocou-me na segunda curva e alarguei um pouco, depois caiu o Iannone e quase lhe toquei, e perdi mais umas posições. Decidi encarar a corrida com calma.

Marc Marquez GP de França
Marc Marquez

«Depois vi que o Dovi e o Johann também cairam e a minha abordagem voltou a mudar um pouco. A dada altura tive um grande susto na curva 3; foi onde caí na FP3 e estava com muito cuidado, creio que foi isso que me permitiu evitar a queda. Estou a viver um momento muito doce com a minha moto, e quando temos esse tipo de sensações, trabalhas melhor, pilotas melhor e a moto funciona melhor. Quando entras nessa espiral, não é que as coisas sejam mais fáceis, mas saem de forma mais natural. Claro, a temporada é muito longa e as corridas não são todas iguais, por isso tentaremos manter esta inércia.»

2. Danilo Petrucci Alma Pramac Ducati (a 2,310 s)

«É um grande domingo. Não consegui uma boa partida, mas cnsegui manter-me no grupo da frente desde a primeira volta. Tive um bom ritmo e grande confiança. Fizemos um bom trabalho este fim-de-semana. Estou contente por ter dado à equipa uma grande satisfação.»

Danilo Petrucci GP de França
Danilo Petrucci
3. Valentino Rossi – Movistar Yamaha MotoGP (a 5,350 s)

«Desde ontem trabalhámos bem. Eu estava bastante pessimista depois da qualificação, mas fizemos duas ou três alterações ao equilíbrio da moto que me deram mais aderência e também me fazem perder menos em aderência. Já esta manhã no warm up não estive mal, por isso pensei que podia fazer uma boa corrida, mas começar da terceira linha é sempre difícil. Temos que manter a concentração, mas fiz uma boa partida e consegui ultrapassagens desde a primeira volta. Estava no grupo certo. A outra coisa positiva é que depois dessa volta continuei rápido, fiz bons tempos por volta e tinha bom ritmo, o que é importante. Espero que continuemos a trabalhar assim, como hoje, para melhorar a moto.»

Valentino Rossi GP de França
Valentino Rossi
4. Jack Miller – Alma Pramac Ducati (a 6,314 s)

«Foi uma boa corrida. Estou satisfeito por ter estado sempre no grupo da frente. Tentei apanhar o Valentino para ir ao pódio, mas no final não consegui. Dou os parabéns ao Petrux pelo seu resultado e agradeço à equipa pelo trabalho que fizeram ao longo do fim-de-semana. É uma grande equipa e merecem este resultado.»

Jack Miller GP de França
Jack Miller
5. Dani Pedrosa – Repsol Honda Team (a 7,419 s)

«Terminar em 5.º é um resultado decente tendo em conta o fim-de-semana e as minhas condições físicas. O positivo é que recuperámos cinco posições na corrida, saíndo de 10.º, algo que não era simples nesta pista. Hoje também era importante não cair; conseguimos terminar a corrida para encarar o próximo GP com mais confiança. O nosso ritmno na parte final foi consistente, embora não tão bom quanto gostaria. Conseguimos melhorar a afinação ao longo do fim-de-semana e agradeço a toda a equipa. Agora veremos como estou fisicamente depois dos testes de Barcelona Catalunha; espero que mlhor, e então tentaremos melhorar a nossa prestação.»

Dani Pedrosa GP de França
Dani Pedrosa