GP de França: Zarco em casa

Johann Zarco conquistou a pole position para o GP de casa e pretende vencer diante do seu público.

Johann Zarco GP de França qualificação
Johann Zarco

Johann Zarco chegou ao ‘seu’ grande prémio determinado a vencer diante do público francês. No sábado deu um importante passo nessa direcção, conquistando a pole position.

Depois de ter sido 4.º nos treinos livres, Zarco esteve especialmente rápido na qualificação. Ao ponto de se surpreender a ele próprio com o tempo alcançado, registando um novo recorde da pole. Desde 1988 que um francês não conseguia a pole num GP de casa na categoria rainha. Foi Christian Sarron o último a fazê-lo.

Numa pista que não tem sido favorável às Honda, Marc Marquez não só garantiu o segundo lugar na grelha, como mostrou um bom ritmo de corrida. O piloto espanhol, que só venceu aqui uma vez, em 2014, e caiu nos últimos dois anos em corrida, é um dos candidatos á vitória.

Num fim-de-semana difícil, Danilo Petrucci teve que passar pela primeira qualificação depois de ter sido 12.º nos treinos livres. Mas o italiano deu a volta e garantiu um lugar na primeira linha da grelha. Dani Pedrosa foi o outro piloto a ser ‘repescado’ para a Q2.

Com Andrea Iannone a conquistar o 4.º lugar da grelha, a qualificação terminou com quatro motos diferentes nas primeiras quatro posições. Porém, apesar de Le Mans ter sido nos últimos anos favorável à Yamaha, apenas a M1 do independente Zarco se distinguiu. Os oficiais Valentino Rossi e Maverick Viñales qualificaram em 8.º e 7.º, respectivamente. Viñales sofreu com o aumento da temperatura, enquanto que Rossi sofreu uma queda na FP4.

Queda violenta sofreu Cal Crutchlow na qualificação. O britânico caiu na FP4 e depois voltou a ciar na qualificação, na mesma curva. Só que desta vez sofreu um aparatoso highside, com aterragem violenta e ainda levou com a moto. Depois de ter sido observado no circuito foi transferido para o hospital para mais exames, e a sua participação na corrida não está garantida.

Todos os resultados aqui.

1. Johann Zarco – Monster Yamaha Tech3 (1’31.185)

«É uma grande emoção para mim. Não esperava estas emoções logo na qualificação. Claro, queria ser rápido, mas quando vi 1’31.185 no painel de instrumentos fiquei surpreendido. A primeira saída já tinha sido boa, mas senti que o pneu ainda posia dar mais na primeira volta, por isso experimentei de novo na segunda saída e funcionou bem. O trabalho que fizemos com os diferentes pneus foi incrível. Um grande obrigado ao público, porque me deram muita energia positiva. Veremos se essa energia é suficiente para vencer amanhã.»

Johann Zarco GP de França qualificação
Johann Zarco

2. Marc Marquez – Repsol Honda Team (1’31.293)

«A qualificação correu muito bem. Esperava ser rápido e rodar em 1’31.2 foi um grande registo. Claro que o Johann tinha algo mais, o que lhe permitiu estar um passo à frente. Merece esta pole. Da nossa parte estamos muito contentes, porque este é um dos circuitos onde mais sofremos e continua a ser difícil, mas neste momento estamos em cima e isso é importante. Esta manhã sofremos uma pequena queda e este fim-de-semana vimos muitos pilotos a cair. O facto é que o asfalto tem muita aderência e dá muita confiança, e por isso inclinamos demasiado e forçamos, pelo que arriscamos cair.»

Marc Marquez GP de França qualificação
Marc Marquez

3. Danilo Petrucci – Alma Pramac Racing (1’31.381)

«Estou muito contente com este resultado. Apesar da queda de ontem, as sensações foram sempre muito boas. Não consegui subir directamente à Q2, mas na FP4 tive um feedback muito positivo. Estou contente e agradeço à equipa pela primeira linha. Amanhã será uma batalha.»

Danilo Petrucci GP de França qualificação
Danilo Petrucci

4. Andrea Inanone – Team Suzuki Ecstar (1’31.454)

«Estou realmente contente com a qualificação, dei mais do que 100% hoje e melhorámos muito em relação a esta manhã. Usámos a FP4 para encontrar uma melhor afinação e melhorar o meu ritmo, por isso acho que apesar de ter algumas dificuldades na aceleração, as sensações não são más. Temos um bom ritmo, não o melhor, mas é possível lutar. Estamos perto do pódio, por isso dependendo da temperatura e outros factores, veremos o que pode acontecer. Há sete ou oito pilotos muito próximos, este ano tem sido assim louco.»

Andrea Iannone GP de França qualificação
Andrea Iannone

5. Andrea Dovizioso – Ducati Team (1’31.553)

«Hoje correu bem. As sensações com a Desmosedici GP são muito boas e tenho uma boa velocidade; esta tarde pude concentrar-me em trabalhar na afinação e nos pneus, e agora temos ideias claras para amanhã. Estou satisfeito com tudo, estamos numa boa situação e temos o ritmo para lutar pelo pódio, mas há muitos pilotos rápidos e só na corrida veremos quem tem o melhor ritmo.»

Andrea Dovizioso GP de França qualificação
Andrea Dovizioso

6. Jorge Lorenzo – Ducati Team (1’31.590)

«Apesar de não estarmos na primeira linha, foi um dia positivo em muitos aspectos. Seguimos o mesmo método de trabalho de Jerez e, graças também ao novo chassis que testei em Mugello, a pouco e pouco estamos a conseguir melhorar a moto. Faltou-me uma volta ‘explosiva’, mas de qualquer modo estou contente com a minha posição de partida. Temos um bom ritmo mas há muitos pilotos rápidos e até amanhã vai ser difícil interpretar o potencial de cada um. Tentaremos lutar pelo pódio, e de qualquer maneira o melhor resultado possível.»

Jorge Lorenzo GP de França qualificação
Jorge Lorenzo