GP de Itália: Fabio ‘Quartapole’, Oliveira em sétimo

Pela quarta vez este ano a pole vai para Fabio Quartararo. Miguel Oliveira qualificou em sétimo e sairá da terceira linha.

Fabio Quartararo obteve a sua quarta pole position consecutiva, estabelecendo um novo recorde do Autodromo del Mugello. Miguel Olivera chegou a estar em terceiro, e terminou em sétimo.

Francesco Bagnaia e Johann Zarco completam a primeira linha da grelha.

«Esta foi provavelmente a melhor volta que já fiz em toda a minha vida», disse Quartaro. «Este é o tipo de pista onde realmente sentinmos a adrenalina, estava no limite em todo o lado. Eu queria mesmo esta pole position, porque é importante para nós para a corrida», explicou o piloto francês, que dedicou a pole a Jason Dupasquier. O piloto suíço sofreu uma queda na Q2 de Moto3 e teve que ser transferido de helicóptero para o hospital de Florença em estado grave.

Miguel Oliveira passou direto dos treinos livres (7.º) para a segunda qualificação A pouco mais de dois minutos do final da segunda sessão estava provisoriamente na primeira linha, mas até à bandeirada de xadrez acabou por perder quatro posições. Irá arrancar do sétimo lugar da grelha de partida.

«Esta foi a nossa melhor qualificação de 2021, e embora tenha perdido um lugar na segunda linha por frações de segundo, tenho que estar contente. Junto com a equipa conseguimos montar um fim de semana sólido até agora, e estou ansioso pela corrida de amanhã», disse Miguel Oliveira.

Jogo da apanhada

A qualificação de MotoGP ficou marcada pela estratégia de Marc Marquez, que decidiu escolher Maverick Viñales como lebre. Viñales sofreu uma queda na terceira sessão de treinos livres e não conseguiu passar direto à Q2, e Marquez sabia que Viñales era um dos pilotos mais rápido da primeira qualificação. Primeiro seguiu-o durante a primeira parte da sessão. Depois esperou estrategicamente à porta da box durante a habitual paragem para sair para a pista imediatamente o piloto da Yamaha. A pouco mais de quatro minutos do final da Q1 Viñales era a lebre não só de Marquez, mas também de Iker Lecuona, Valentino Rossi e Lorenzo Savadori!

Viñales quando se apercebeu entrou no pit lane, protestando com Marquez, mas o tempo era escasso, e regressou à pista com a mesma ‘sombra’. Com a boleia Marquez acabou por ser o mais rápido, na frente de Viñales. Este acabaria por falhar a Q2, cometendo um erro na sua última volta, já sem Marquez a persegui-lo, e acabou batido por Aleix Espargaró na tabela dos tempos.

No final Maverick não quis dedicar muito tempo ao assunto, dizendo apenas que preferia «ir sózinho, que é como consigo ser mais rápido, mas ele seguiu-me, e as coisas são assim… precisamos de nos concentrar na corrida de amanhã para sermos mais fortes», disse o piloto da Monster Energy Yamaha, que acabou por qualificar em 13.º.

«Pedi-lhe desculpa»

«Acabei de me encontrar com ele e pedi-lhe desculpa, porque ele tem razão», admitiu Marc Marquez. «Gostaria de não seguir ninguém e ter o potencial de pilotar com quero, mas por vezes é preciso fazê-lo [seguir alguém]. Escolhi o Maverick porque era o mais rápido na Q1. Não o incomode, porque nunca passei para a frente dele, limitei-me a segui-lo. Na última volta podia ter continuado a segui-lo, mas cortei gás, porque já era suficiente. Peço desculpa. Não é totalmente justo, mas não é contra as regras. O que fiz foi tentar aprender e dar alguns passos em frente e para dar esses passos o que preciso fazer é seguir outros pilotos para aumentar o meu nível», explicou o piloto da Repsol Honda. Marc Marquez acabou por ficar apenas duas posições à frente de Viñales, em 11.º.

Poucos pilotos de MotoGP quiseram comentar o assunto, e mesmo o frontal Jack Miller, que no dia anterior tinha desabafado dizendo que encontrou «alguns ‘pilotos de Moto3’ em pista a comportar-se como palhaços» esquivou-se a comentar este assunto. «O que querem que diga? Não é a minha guerra, é entre esses rapazes».

Pecco Bagnaia e Fabio Quartararo limitaram-se a reconhecer que não é comum este comportamento em MotoGP mas, não sendo ‘bonito’, não é ilegal (porque Marc Marquez nunca rodou devagar à espera da boleia, o que é contra o regulamento). Mas Bagnaia tocou num ponto importante. «Nós em MotoGP temos que dar o exemplo para as categorias mais pequenas. Não é correto, nem seguro nem justo».

O lado negro

Johann Zarco foi mais longe: «É algo mais habitual em Moto3, onde a aspiração aerodinâmica é importante, mas aqui em Mugello é mais uma referência que é necessária, e sabemos que o Marc tem tido dificuldades nos últimos fins de semana, e precisava disso. Ele puxou o Maverick ao limite, e diria que no final fez bem, porque passou à Q2 e o Maverick não. É o lado negro do nosso deasporto. Se não conseguires fazer este tipo de coisa, é porque também não estás a este nível. Tens que ser o mais limpo possível, mas por vezes não consegues e para conseguires as prestações tens que o fazer.»

«O Maverick foi quase até demasiado limpo, manteve-se na frente, tentou abrandar, e o Marc foi mais forte para o contrariar e ficar atrás. Não incomodaram ninguém, por isso não há lugar a qualquer penalização. Em MotoGP é mais difícil esperar por alguém, porque os pneus arrefecem, e se se esperar demasiado podemos cair na curva seguinte quando começarmos a puxar. Temos que ser confiantes ou correr grandes riscos para adotar este tipo de estratégia».

Raul Fernandez conquista segunda pole

Em Moto2 Raul Fernandez conquistou a sua segunda pole position consecutiva. Sam Lowes regressou à primeira linha da grelha, o que não acontecia desde Portimão. Jorge Navarro conseguiu a sua melhor qualificação da temporada e vai fechar a primeira linha. Logo a seguir terminou Remy Gardner, o líder do campeonato, com o quarto lugar de qualificação.

Tatsuki Suzuki foi o piloto mais rápido na qualificação de Moto3 e conquistou a sua segunda pole do ano, na corrida de casa da SIC58 Squadra Corse. O líder do campeonato, Pedro Acosta, conseguiu a sua melhor qualificação desta temporada de estreia no Mundial, conquistando o segundo lugar da grelha, com Gabriel Rodrigo a fechar a primeira linha.

Até ao momento desta publicação não havia mais informações sobre Jason Dupasquier. Apenas que tinha sido transportado «hemodinamicamente estável» de helicóptero para o Hospital Careggi em Florença.

Todos os resultados aqui.