GP de Itália: Pasini na pole, Oliveira em 11.º

Mattia Pasini conseguiu a sua primeira pole position da temporada e espera repetir a vitória do ano passado em Mugello. Miguel Oliveira foi 11.º e o primeiro das KTM. Em Moto3 Jorge Martin esteve imbatível.

Miguel Oliveira GP de Itáli
Miguel Oliveira

Mattia Pasini conseguiu a pole position para o GP de Itália. O italiano já tinha sido o piloto mais rápido dos treinos livres, e obteve a sua primeira pole do ano.

Foi uma sessão de qualificação um pouco estranha, já que nos últimos minutos praticamente não houve alterações nas classificação. Faltou aquele fernesim final da luta contra o cronómetro e da volta rápida após volta rápida. Os melhores tempos surgiram logo perto do início da sessão. Pasini fez a volta da pole position quando ainda faltavam 23 minutos para o final, à 9.ª de 17 voltas. Destronou Marcel Schrotter, fez a sua melhor volta quando ainda faltava mais de meia hora para a bandeira de xadrez; foi logo na sua terceira volta lançada. E Alex Marquez, 3.º na grelha, fez o seu melhor tempo quando na sua segunda volta lançada, nos primeiros seis minutos da sessão.

«Foi um grande prazer regressar à primeira linha, especialmente à pole position e aqui em Mugello, uma pista muito especial para mim», disse Pasini, de 32 anos, o mais velho das Moto2.

Mattia Pasini GP de Itália
Mattia Pasini

«Amanhã será difícil replicar a corrida do ano passado, mas daremos o nosso melhor para conseguir o melhor resultado possível. O meu ritmo de corrida é bom, as sensações também. Aqui alterámos um pouco a moto, porque nas duas últimas corridas tive algumas dificuldades e não fomos tão competitivos como os outros. Mas as sensações regressaram e posso desfrutar da moto, da pilotagem e do circuito e isso é perfeito. Há tantos pilotos com bom ritmo, creio que há cinco pilotos para lutar pela vitória e pelo pódio e o nosso objectivo é ficar neste grupo e lutar pelo pódio. Vamos ver o que acontece», acrescentou.

Miguel Oliveira na quarta linha

Miguel Oliveira conseguiu melhorar o seu tempo em relação aos treinos livres. O piloto da KTM não conseguiu melhorar da segunda para a terceira sessão; desceu para 17.º na tabela combinada dos treinos livres. Melhorou depois na qualificação e, tal como a maioria dos outros pilotos, fez o seu melhor tempo no início. A melhor volta de Miguel Oliveira foi a sua primeira volta completa, logo nos primeiros minutos. Depois disso não voltou a melhorar. Terminou a qualificação em 11.º e foi o melhor dos pilotos KTM; ficou a apenas 0,570 s da pole position; a qualificação terminou com os 19 primeiros separados por menos de um segundo.

Miguel Oliveira GP de Itália
Miguel Oliveira

«Depois de ontem planeámos fazer alterações e dar um passo em frente na FP3, mas infelizmente as alterações não resultaram como esperado», explicou Miguel Oliveira.

Acrescentou: «Felizmente conseguimos dar a volta à situação e na qualificação senti-me muito melhor a pilotar a moto. Estou feliz e confiante para a corrida de amanhã. Foi um início complicado de temporada em termos de qualificação. Estamos a encontrar as coisas um pouco mais difíceis, parcialmente porque os nossos rivais também melhoraram muito. Hoje vimos que os tempos estão muito apertados, uma vez que se tivéssemos sido apenas uma décima mais rápidos estaríamos em 4.º. »

Apesar de sair da quarta linha da grelha, Miguel Oliveira está confiante para a corrida, consciente de mais um início difícil. «Amanhã vou sair a fundo e tentar recuperar posições, como tenho feito. Sabemos que somos fortes em corrida e podemos alcançar um bom resultado. Para mais, no warm up tentaremos dar mais um passo em frente. Terminar entre os cinco primeiros seria um bom resultado, do modo como o fim-de-semana está a correr, embora não estejamos a delinear quaisquer limites», disse o piloto português.

Moto3: Señor Pole Martin

Jorge Martin foi o piloto que mais pole positions conseguiu no ano passado. Este ano parece querer seguir o mesmo rumo. O piloto da Del Conca Gresini Moto3 conseguiu a quarta pole consecutiva do ano. O piloto espanhol tentou sempre rodar em grupo, parando em alturas diferentes dos restantes, e foi assim que registou a 13.ª pole da sua carreira, igualando o recorde Álex Rins.

Jorge Martin GP de Itália
Jorge Martin

«Rodámos exclusivamente sozinhos com o objectivo de prepara a corrida na perfeição», explicou o espanhol. «Não fiquei surpreendido com a pole position, mas não foi fácil. Fiz uma grande volta sem aspirações… foi pena, porque acho que o recorde da pole estava ao meu alcance. Tentaremos puxar na corrida e fazer alguma selecção, de modo a sermos quatro ou cinco na luta pela vitória – especialmente porque no ano passado tinha conquistado a pole e fiquei fora dos 10 primeiros. O objectivo é naturalmente vencer.»

No ano passado Martin conquistou a pole position, mas foi penalizado em 12 posições e saiu de 13.º. Na corrida chegou a liderar, mas depois de uma intensa batalha, foi recuando nas últimas voltas e terminou a corrida em 15.º.

Ao seu lado na primeira linha estarão Tatsuki Suzuki e Auymu Sasaki. Ambos os japoneses conseguiram a sua melhor qualificação de sempre em Moto3 e saem pela primeira vez da primeira linha da grelha. O líder do campeonato, Marco Bezzecchi qualificou em 5.º.

Moto3 qualificação GP de Itália
Tatsuki Suzuki, Jorge Martin e Ayumu Sasaki

Todas as classificações aqui.