GP de Itália: Valentino Rossi na pole em casa

Valentino Rossi conseguiu a pole position para o 'seu' GP de Itália. Desde 15 de Outubro de 2016 que o italiano não conseguia uma pole. Na primeira linha estarão também Jorge Lorenzo e Maverick Viñales.

Valentino Rossi GP de Itália
Valentino Rossi

Os fãs italianos presentes no circuito de Mugello tiveram motivos para festejar este sábado. O seu ídolo Valentino Rossi conquistou a pole position para o GP de Itália. O italiano não conquistava uma pole desde o GP do Japão de 2016.

Rossi tinha sido o 3.º nos treinos livres, aparentemente resolvendo alguns dos problemas de que se queixava na sexta-feira; perto do final da qualificação fez uma volta perfeita. O veterano italiano não só conquistou a pole position como estabeleceu um novo recorde. Depois levou o seu tempo a regressar ao parque fechado, desfrutando dos aplausos do público; revelou mais tarde que naquele momento rejuvenesceu 10 anos.

Foi por apenas 0,035 s que Jorge Lorenzo não conseguiu a sua primeira pole position com a Ducati. O piloto espanhol tinha pedido algumas alterações na ergonomia da sua moto, que recebeu para este GP. Especialmente o novo depósito parece ter feito a diferença. Agora, com mais apoio em situação de travagem, Lorenzo diz estar mais confortável, sem se sentir cansado logo ao fim de quatro ou cinco voltas.

Também Maverick Viñales conseguiu dar a volta a um dia difícil. Tendo sido 11.º nos treinos livres, o espanhol da Yamaha teve que passar pela primeira qualificação. Nesta foi o segundo mais rápido e depois na Q2 consegui o 3.º melhor tempo, regressando à primeira linha da grelha.

Era quase para Iannone

Andrea Iannone esteve grande parte da sessão no comando da qualificação; só no final acabaria empurrado para a segunda linha da grelha, ficando ao lado de Danilo Petrucci e Marc Marquez. Este teve que fazer a qualificação com um pneu dianteiro mais macio do que queria e acabou por cometer um erro na volta rápida.

Mais para trás, em 7.º, ficou Andrea Dovizioso, vencedor do ano passado. O piloto italiano da Ducati não ficou muito preocupado, porque sente que tem ritmo para fazer uma boa corrida.

Franco Morbidelli foi pela primeira vez à Q2 e qualificou em 12.º, logo atrás de Jack Miller, que foi um dos ‘repescados’ da Q1.

Dani Pedrosa teve uma das piores qualificações do últimos tempos. Depois de ter sido 13.º nos treinos livres, o piloto da Honda qualificou em 20.º. O espanhol queixou-se ao longo do fim-de-semana de falta de aderência, e depois caiu na FP4. Isso obrigou-o a usar a segunda moto na Q1, com uma afinação um pouco diferente, e não consegiuu fazer uma boa volta de qualificação.

A corrida deste domingo será longa – 23 voltas – e difícil, por causa da temperatura, que de novo deverá chegar perto dos 30°. A escolha dos pneus será crucial e também a sua gestão até ao final da corrida.

Todas as classificações aqui.

1. Valentino Rossi – Movistar Yamaha MotoGP (1’46.208)

«Deu-me grandes emoções, especialmente perante o público na volta depois da pole, foi fantástico. É óptimo porque foi também uma surpresa. Este ano na qualificação sempre sofri, mas hoje a volta foi óptima e embora fosse suficiente para a primeira linha, mas no final deu mesmo a pole position. Já passou muito tempo desde que consegui a pole, por isso é importante e uma grande sensação. Acho que amanhã será difícil, mas estou a desfrutar este momento.»

Valentino Rossi GP de Itália
Valentino Rossi
2. Jorge Lorenzo – Ducati Team (1’46.243)

«Estou muito satisfeito com esta segunda posição, mas acima de tudo com as sensações positivas que tenho desde que cheguei a Mugello. Falhei a minha primeira pole com a Ducati por alguns milésimos de segundo, mas de qualquer modo estou satisfeito com o trabalho que fizemos e penso que o novo depósito ajuda-me muito a fazer a diferença. Para amanhã o mais importante será a escolha do pneu dianteiro, que neste circuito e com este calor, sofre bastante, e será uma corrida dura porque há muitos pilotos com bom ritmo. O mais importante é que estamos ali e podemos lutar pela vitória.»

Jorge Lorenzo GP de Itália
Jorge Lorenzo
3. Maverick Viñales – Movistar Yamaha MotoGP (1’46.304)

«Depois de ontem esperava um dia melhor, mas não é como o dia começa, é como ele acaba. Acho que fizemos um bom trabalho na box. Seguimos uma direcção errada esta manhã e perdemo-nos um pouco. Foi difícil manter a concentração e permanecer positivo, mas continuei a lutar e continuei a tentar puxar, como sempre, veremos. Acho que conseguiremos melhorar a moto para amanhã em alguns pontos. Neste momento estamos em bom nível para fazer uma volta rápida, veremos se conseguiremos fazer o mesmo ao longo da corrida.»

Maverick Viñales GP de Itália qualif
Maverick Viñales
4. Andrea Iannone – Team Suzuki Ecstar (1’46.347)

«Claro que tenho uma boa hipótese para amanhã, durante a corrida estaremos juntos e espero perder um pouco em velocidade máxima, por isso poderá ser difícil. Durante a qualificação cometi um erro na curva 1 que me custou, e perdia tempo ali. Pensei que podia ficar na primeira linha, mas amanhã ainda conseguiremos ser competitivos, com um bom ritmo. Tentaremos uma boa partida, boa gestão dos pneus e uma boa conservação de energia de modo a que possa puxar até ao final e dar tudo. Os fãs dão-me muita motivação extra e energia! As últimas cinco voltas serão duras, mas a minha sensação com a moto é realmente boa e espero poder conseguir um bom resultado no meu GP de casa.»

Andrea Inannone GP de Itália
Andrea Inannone
5. Danilo Petrucci – Alama Pramac Racing (1’46.445)

«A primeira linha talvez fosse possível, mas de qualquer modo estou contente. O nosso objectivo era a primeira ou segunda linha, e conseguimos esse resultado. Amanhã não vai ser fácil, porque a concorrência é feroz. No entanto, estamos a fazer um bom trabalho e tenho a certeza o conseguimos fazer.»

Danilo Petrucci GP de Itália
Danilo Petrucci
6. Marc Marquez – Repsol Honda Team (1’46.454)

«Estou contente com o dia de hoje, mesmo saindo do sexto lugar para a corrida, porque não consegui concretizar a melhor volta. De facto, estava a fazer um tempo realmente rápido com o segundo jogo de pneus, mas cometi um erro. Aqui as opções do pneus dianteiro são demasiado macias para nós e por isso sofremos um pouco, especialmente à tarde, quando a temperatura é mais alta. Na qualificação acabaram-se os pneus mais duros e na minha segunda saída utilizei o composto médio, por isso quando comecei a forçar, sobre-aqueceu em três curvas. Tinha que ser muito suave. Veremos que condições teremos amanhã, mas de qualquer modo teremos que nos adaptar da melhor forma possível e tentar somar pontos.»

Marc Marquez GP de Itália
Marc Marquez