GP de Portugal: Fotoreportagem de sexta-feira (1)

As hostilidades abriram-se hoje no Autódromo Internacional do Algarve para um fim-de-semana de competição que promete. As primeiras duas sessões de treinos livres estão concluídas, mas as afinações das máquinas e os processos de seleção dos melhores compostos dos pneus Michelin disponíveis para esta montanha russa de Portimão continuam amanhã, tendo em vista a qualificação para a grelha de partida e a corrida de domingo.

Amanhã, sábado, espera-se uma manhã de céu nublado, mas com menos probabilidade de chuva, circunstâncias que farão seguramente a armada do MotoGP destronar Francesco Bagnaia do exclusivo de rodar abaixo do segundo 40 de hoje.

O italiano da Ducati foi o único piloto a rodar no segundo 39, obtendo assim a liderança da FP2 com um tempo de 1’39.866. Na FP1, o melhor registo foi para Maverick Viñales com 1’42.127.

Mas neste primeiro dia no Algarve, a nota de destaque foi seguramente para o regresso em grande às pistas de Marc Márquez, que esteve afastado da competição vários meses (265 dias) – contudo, ninguém diria! O catalão esteve melhor inclusive que o seu compatriota Pol Espargaro, que continua no seu processo de adaptação à Honda RC213V. O piloto da moto #93 não terminou no topo da tabela em nenhuma das duas sessões de treinos hoje, mas com o terceiro melhor tempo na FP1, quando a pista acusava ainda alguns pontos molhados em resultado dos aguaceiros de ontem e hoje, e com o sexto melhor cronómetro da FP2, meteu toda a grelha em sentido com a sua pilotagem agressiva que lhe é reconhecida. Já ninguém duvida que amanhã vai conseguir colocar-se no topo da tabela de tempos para a corrida de Domingo.

Miguel Oliveira não foi além do 17º tempo da primeira sessão, mas foi o melhor da armada KTM na sessão da tarde, tenho conseguido o 9º melhor cronómetro na FP2, o que o coloca na Q2 provisória. Contudo, a julgar pelas prestações mais comedidas dos seus companheiros de emblema, depois do Qatar, também em Portimão as coisas ainda não estarão totalmente de feição para os lados das boxes da casa austríaca.

 

A fotoreportagem é de Victor ‘Schwantz’ Barros

Outros artigos:

GP de Portugal: Bagnaia na frente, Oliveira e Marquez provisoriamente na Q2

GP de Portugal: Fotoreportagem de sexta-feira (2)