GP de Portugal: vitória de Quartararo, Oliveira caiu mas terminou

Fabio Quartararo conquistou a segunda vitória do ano. Miguel Oliveira caiu, mas regressou à pista para terminar em 16.º.

Fabio Quartararo foi o vencedor do GP de Portugal, numa corrida marcada por várias quedas. E uma delas foi a de Miguel Oliveira, à sexta volta.

Depois de ter arrancado na 10.º posição da grelha, Miguel Oliveira perdeu alguns lugares no arranque, com problemas do dispositivo de arranque. Perdeu duas posições, e começou a tentar recuperar, fazendo mesmo a volta mais rápida da corrida, para depois perder mais posições e cair logo a seguir, na curva 14. Apesar de ter ficado com a moto danificada – sem a asa do lado direito, e com o avanço e a manete de travão fora do sítio e sem travão traseiro- o piloto português regressou à pista para tentar terminar, e conseguiu fazê-lo na 16.ª posição.

«Foi uma dia desapontante para nós», confessou Miguel Oliveira. «A minha partida não foi muito boa, e no início tive dificuldades em parar a moto. Conseguia sentir o pneu dianteiro a mover-se muito em travagem, e isso tornou mais difíceis as ultrapassagens. Acabei por perder a frente na curva 14, mas levantei a moto e terminei a corrida, pelo respeito à equipa, a toda a gente a que estava a ver e aos fãs portugueses. Não foi o espetáculo que eu queria ter dado. Temos que colocar isto para trás das costas e focar no futuro».

Rins perdeu um potencial pódio

Johan Zarco liderou a fase inicial da corrida, mas seria passado primeiro por Alex Rins e depois por Fabio Quartararo. O piloto francês acabou por imprimir um ritmo que apenas Rins conseguiu acompanhar, mas o piloto da Suzuki acabou por cair. Quartararo ficou isolado na frente a caminho da vitória.

«É bom estar de volta a este estado de espírito, sinto-me cheio de confiança», disse o francês depois da sua segunda vitória consecutiva. «Uma vez que trouxe comigo a confiança de ter vencido o GP de Doha, senti o mesmo aqui. Sabemos o que precisamos para ser competitivos. Desde que tenha uma boa confiança na frente, sou rápido. Na corrida de hoje foquei-me na minha pilotagem, mas que ritmo! Não esperava! Rodei a meio segundo do meu tempo de qualificação, e isso é espetacular. Também senti a pressão do Rins atrás de mim. Eu queria fugir, mas depois ele cometeu um erro. Eu estava a pilotar bem e consegui abrir um fosso para o Bagnaia, por isso estava feliz».

Logo depois de Rins, também Johann Zarco caiu quando Lutava com Bagnaia pelo segundo lugar. Depois o italiano bateu Joan Mir na luta pelo por esta posição, com o piloto da Suzuki a assegurar o último degrau do pódio. Jack Miller também caiu (na mesma volta de Miguel Oliveira), e Pol Espargaró abandonou com um problema técnico.

Marquez terminou em sétimo no GP de Portugal

Marc Marquez tinha revelado na véspera a incerteza sobre a sua capacidade de aguentar toda a distância de corrida; o espanhol não só conseguiu terminar, como o fez na sétima posição, o que o deixou, e a toda a equipa, bastante satisfeito. E com as emoções à flor da pele, entrou na box a chorar. «Vivi muitas emoções este fim de semana, e quando cheguei à box explodi, não pela dor, mas porque tinha algo dentro de mim que tinha que libertar», explicou o piloto da Repsol Honda.

Com a vitória, Quartararo assumiu o comando do campeonato.

Raul Fernandez e Pedro Acosta vitoriosos 

Em Moto2 a corrida do líder do campeonato terminou logo na primeira curva, após a partida.

Remy Gardner, Aron Canet, Marco Bezzecchi e Joe Roberts lideraram a corrida, mas foi Raul Fernandez quem se impôs no final. O rookie espanhol conquistou a sua primeira vitória em Moto2, na frente de Canet, que alcançou o seu primeiro pódio, e Remy Gardner completou o pódio.

Joe Roberts lutou pelo pódio até ao final, mas levou um toque de Gardner quando o australiano o ultrapassou na penúltima curva, perdendo qualquer hipótese de subir ao pódio.

O terceiro lugar bastou a Gardner para assumir o comando do campeonato, na frente de Raul Fernandez, com Lowes a descer para terceiro.

Pedro Acosta reforçou a liderança do campeonato ao conseguir a sua segunda vitória consecutiva. Dennis Foggia liderou grande parte da corrida, mas sempre com Acosta colado na sua roda traseira. O espanhol foi controlando o seu adversário, para desferir o derradeiro ataque na última volta, garantindo a vitória. Foggia terminou em segundo e Andrea Migno completou o pódio, na frente de Ayumu Sasaki e Gabriel Rodrigo.

Penalizados por pilotagem irresponsável na segunda qualificação, Darryn Binder e Denniz Oncu tiveram que fazer companhia a Jeremy Alcoba e John McPhee no arranque do pit lane. Destes quatro, Jeremy Alcoba foi o que mais recuperou, para terminar em 14.º, na frente de Oncu, com Binder a terminar apenas em 20.º e McPhee em 23.º.

O próximo GP é o de Espanha, no primeiro fim de semana de Maio.

Todos os resultados aqui.