GP de Teruel: Nakagami mais rápido, Oliveira em 12.º

Realizaram-se hoje no Motorland Aragón as primeiras sessões de treinos do GP de Teruel, o segundo consecutivo realizado em Aragão.

Depois do GP de Aragão, o Motorland Aragón recebe o GP de Teruel, realizando-se hoje as primeiras sessões de treinos livres. Em MotoGP, Takaaki Nakagami foi o mais rápido, com Miguel Oliveira a terminar na 12.ª posição.

Com temperaturas mais amenas do que no fim-de-semana anterior, Alex Marquez tinha sido o mais rápido na sessão da manhã. O piloto espanhol não conseguiu melhorar na segunda sessão e terminou o dia em sexto. Com Cal Crutchlow a ocupar o terceiro lugar, a Honda colocou três motos entre as seis primeiras posições, invertendo a situação do primeiro dia do GP anterior. Por outro lado, as Ducati continuam com dificuldades, ocupando as últimas cinco posições da tabela combinada das duas primeiras sessões. Só Johan Zarco escapou a essa hecatombe, ao terminar em 13.º.

As Yamaha, que dominaram o primeiro dia de treinos do GP anterior, terminaram mais ‘epalhadas’: Maverick Viñales em segundo, Fabio Quartararo em quarto e Franco Morbidelli em 15.º.

Passo em frente

Quem parece ter dado um passo em frente foi a KTM, colocando duas motos – Iker Lecuona e Pol Espargaró dentro dos 10 primeiros. Miguel Oliveira chegou a estar entre os 10 primeiros, terminando o dia em 12.º, a 0,088 s dos lugares da Q2, e a 0,745 s de Nakagami.

«Globalmente foi um bom dia de trabalho aqui em Aragón», disse Oliveira, que há oito dias tinha terminado em 17.º, a 1,437 s do melhor tempo. «Melhorámos a moto logo desde a manhã e senti-me um pouco mais competitivo. Durante a tarde foi um pouco mais difícil para mim conseguir a volta rápida, temos ainda um par de coisas a melhorar amanhã. Mas de uma maneira geral sinto-me um pouco mais competitivo que no passado fim-de-semana», concluiu.

Joan Mir, o novo líder do campeonato, obteve o quinto melhor tempo do dia.

Lowes em Moto2, Masia em Moto3

Em Moto2 Augusto Fernandez iniciou o dia a liderar a primeira sessão mas, tal como aconteceu com Marquez em MotoGP, não conseguiu melhorar na segunda sessão. Foi Sam Lowes, o vencedor do domingo passado, quem registou o melhor tempo do dia, na segunda sessão. Jorge Navarro e Hector Garzó terminaram nas posições seguintes.

O novo líder do campeonato, Enea Bastianini, acabou o dia em 14.º, a 0,800 s, de Sam Lowes. Luca Marini não foi além de 23.º.

A sessão da tarde foi interrompida por duas vezes, pela mesma razão. Primeiro foi Edgar Pons que caiu na curva 8, arrastando muita gravilha para a pista, que teve que ser limpa. Depois aconteceu mesmo a Sam Lowes no mesmo sítio, e a sessão foi parada para a pista ser novamente limpa.

Tal como aconteceu em MotoGP e Moto2, o piloto mais rápida da manhã em Moto3 não conseguiu melhorar na segunda sessão. Mas ao contrário de Açex Marquez e Augusto Fernandez, Jaume Masia manteve a liderança, porque ninguém o conseguiu bater na segunda sessão.

O vencedor do GP de Aragão terminou o dia no topo da tabela combinada, na frente de Jeremy Alcoba e Romano Fenati. Albert Arenas, líder do campeonato.

Muitas penalizações

Na segunda sessão houve vários pilotos a cumprir penalizações por rodarem devagar na qualificação do GP anterior. Yuki Kunii ficou suspenso dos primeiros 10 minutos da segunda sessão de treinos livres; Stefano Nepa, John McPhee, Darryn Binder e Deniz Öncü ficaram suspensos dos primeiros 15 minutos dessa sessão.

Davide Pizzoli, Filip Salač e Khairul Idham Pawi, por terem cometido essa infracção pela quarta fez esta temporada, foram penalizados com a suspensão dos últimos 15 minutos da terceira sessão de treinos livres de amanhã. Na mesma sessão, Sergio Garcia, Niccolo Antonelli, Raul Fernandez, Ayumu Sasaki e Albert Arenas estão impedidos de rodar nos últimos 15 minutos. A duração da suspensão e sessão em que é cumprida, está dependente do número de vezes que cada piloto infringiu a mesma regra.

Todos os resultados aqui.