GP de Teruel: Primeira pole de Nakagami, Oliveira em oitavo

Takaaki Nakagami conseguiu a sua primeira pole position na qualificação para o GP de Teruel. Depois de passar directo à Q2, Miguel Oliveira qualificou em oitavo.

Primeira pole de Takaaki Nakagami

A temporada de 2020 de MotoGP está cheia de surpresas, e hoje aconteceu mais uma no Motorland Aragón, na qualificação para o GP de Teruel. Takaaki Nakagami conseguiu a sua primeira pole position em MotoGP. É também a primeira pole da temporada de uma Honda, a primeira de um piloto da LCR desde 2018 (Cal Crutchlow no GP de Espanha); e a primeira de um piloto japonês desde makoto Tamada no GP da Comunidade Valenciana em 2004, com a Camel Honda.Takaaki Nakagami

O piloto japonês, sem ter que se preocupar com o futuro depois da renovação do contrato, esteve forte desde a primeira sessão de treinos. Sentindo-se «livre e a desfrutar», Nakagami bateu Franco Morbidelli por 0,063 s; Alex Rins fecha qualificou em terceiro, sendo a primeira vez esta temporada que vai arrancar da primeira linha da grelha de partida.

Miguel Oliveira conseguiu o oitavo lugar dos treinos livres, e por isso avançou directo para a segunda qualificação. Na qualificação chegou a estar na primeira linha da grelha e acabou por qualificar em oitavo.

Voltas canceladas, mas devolvidas

No final foi anunciado o cancelamento da última volta de vários pilotos: Miguel Oliveira, Alex Marquez, Cal Crutchlow e Joan Mir. O motivos foi passarem por bandeiras amarelas – da queda de Johann Zarco – na volta rápida. Com isso Miguel Oliveira perderia a sua volta de 1’47.509 e qualificaria com a segunda volta mais rápida, 1’47, 754, o que o faria descer para 10.º.

Porém esse cancelamento não se confirmou, e Oliveira vai alinhar em oitavo, na terceira linha da grelha do GP de Teruel; uma grande melhoria face ao 18.º da qualificação da semana anterior, e foi o mais rápido dos pilotos KTM.Miguel Oliveira

«Estou satisfeito com a qualificação, é sem dúvida um bom regresso. Conseguimos ir várias vezes à Q2 mas terminar em 12º revela que não conseguimos tirar o maior proveito da posição», disse Oliveira em referência às ocasiões anteriores em que passou directo à segunda qualificação, como em São Marino, Catalunha e França. «Mas agora sinto que voltámos a ganhar alguma velocidade, sinto-me competitivo e certamente que amanhã podemos fazer uma boa corrida. Penso que temos um bom ritmo, podemos gerir os pneus muito melhor do que na semana passada e por isso temos uma boa oportunidade para conseguir pontos decentes», concluiu Oliveira.

Joan Mir, o líder do campeonato, qualificou apenas em 12.º, queixando-se de falta de feeling com o pneu dianteiro macio deposi de ter rodado com o médio na quarta sessão de treinos. Vai arrancar da quarta linha para o GP de Teruel.

Outra vez Lowes em Moto2 e Fernandez em Moto3

Em Moto2 Sam Lowes repetiu a pole da semana passada, e estabeleceu um novo recorde da pista; tendo em conta que arracou da pole há uma semana para vencer, o britânico é um claro favorito à vitória. Jorge Navarro conquistou a segunda posição da qualificação e caiu depois da sua volta mais rápida, mas saiu ileso. Remy Gardner fecha a primeira linha da grelha de partida. Enea Bastianini vai sair da sexta posição para tentar manter o comando do campeonato. Luca Marini teve que passar pela Q1 depois de ter sido 17.º nos treinos livres, e qualificou em 11.º.Sam Lowes

Raul Fernandez está a tornar-se no ‘rei das poles’, ao conquistar mais uma. Foi sua quinta pole da temporada, e na semana passada conseguiu converter a pole em primeiro pódio da carreira. Por isso é apontado como um dos candidatos à vitória. Na primeira linha vão estar também Tony Arbolino e Celestino Vietti.

Albert Arenas, líder do campeonato, qualificou em quinto, melhor do que no GP anterior; Ai Ogura, o segundo classificado do campeonato qualificou na 10.º posição, pior do que no passado GP de Aragão.Raul Fernandez

Todos os resultados dos treinos e qualificações do GP de Teruel aqui.