GP do Algarve: Bagnaia na pole, Oliveira na sexta linha

Francesco Bagnaia consegiu a pole position que lhe fugiu em Abril, e Miguel Oliveira qualificou em 17.º e vai sair da sexta linha.

Foi Francesco Bagnaia quem conquistou a pole position no GP do Algarve, depois de ter sido também o mais rápido nos treinos livres. Esta foi a sexta pole do piloto italiano e a quinta consecutiva. Fabio Quartararo, que ficou a apenas 0,001 s de Bagania nos treinos livres, não foi além da sétima posição na qualificação. O piloto francês podia ter ficado na segunda linha da grelha, mas essa volta rápida que o colocaria no sexto lugar foi cancelada, por ter passado por bandeiras amarelas, devido à queda de Luca Marini. Por isso sairá da terceira linha.

Bagnaia, que esteve no pódio de Portimão em Abril, no GP de Portugal, tem assim oportunidade de juntar o seu nome à lista de vencedores no AIA. Esta é para já composta por Miguel Oliveira e Fabio Quartararo.

«Estou emocionado! Merecemos esta pole position, já que no GP de Portugal a nossa volta rápida foi cancelada devido às bandeiras amarelas. Também estava a melhorar na última volta, mas infelizmente cometi um erro no último setor e saí largo. Estamos fortes este fim de semana; tentámos os pneus médio e duro, e fomos competitivos com ambos. Hoje estava fresco e ventoso, mas amanhã as condições deverão estar melhores, por isos amanhã de manhã avaliaremos a nossa escolha final para o pneu para a corrida», disse Bagnaia.

Miller e Mir na primeira linha

Jack Miller e Joan Mir completam a primeira linha da grelha. O australiano por várias vezes, depois da bandeira de xadrez das sessões de sábado, literalmente saltou na famosa crista antes da descida para a curva Craig Jones, levantando ambas as rodas da Ducati, demonstrando como o piloto australiano se está a divertir este fim de semana em Portimão.

«Estou delicidado com o modo como nos correu a qualificação: ficámos muito próximos da pole position mas, infelizmente, não consegui uma volta perfeita», disse Miller. «Dei o meu melhor, e quer com primeiro quer com o segundo pneu macio conseguir dois tempos muito semelhantes, mas cometi alguns erros em ambas as voltas. Estamos a fazer um excelente trabalho, e o nosso objetivo é repetir este resultado amanhã na corrida. Ainda estamos a lutar pela terceira posição no campeonato, por isso vai ser crucial terminar bem esta corrida».

Para Joan Mir, esta foi a primeira vez que o piloto da Suzuki conseguiu um lugar na primeira linha da grelha na categoria MotoGP. «Estou muito contente por ter conseguido a minha primeira linha da grelha com este terceiro. É um resultado que a equipa merece porque temos trabalhado muito para tentar conseguir uma boa afinação. Tive potencial para para fazer boas qualificações há algumas corridas, mas por razão ou por outra – como as condições climatéricas – isso tem sido impossível. Queria lutar pela pole position, mas para mim a primeira linha é muito boa, e quero deixar o meu agradecimento e apreciação à equipa por me ter proporcionado um belo conjunto», disse o piloto da Suzuki.

Quartararo mais atrás

Depois de ter sido um dos pilotos mais rápido ao longo do fim de semana, Quartararo ficou um pouco desapontado por não ter conseguido um lugar na primeira linha da grelha. «Não foi um dia fácil. A tarde foi complicada. Não conseguimos encontrar o nosso caminho como ontem. As sensações não eram boas, e esperava muito mais da quarta sessão de treinos livres com o pneu duro [atrás]. Mas as sensações não foram tão boas quanto esperava, e alterámos um pouco as afinações. Precisamos de encontrar algo para amanhã. Claro, regressaremos às afinações base normais e testaremos chegar ao nosso ritmo como no passado. Temos o warm up amanhã para confirmar isso tudo. Se conseguirmos encontrar o nosso ritmo com o pneu médio, poderemos fazer uma grande corrida. Temos que trabalhar nisso amanhã», explicou Quartararo.

Oliveira na sexta linha

As dificuldades de Miguel Oliveira continuaram no sábado, com o piloto português a não conseguir ir além do 15.º dos treinos livres. Isso forçou-o a passar pela primeira qualificação, que terminou em sétimo. Sairá da 17:º posição, na sexta linha da grelha.

«Foi uma qualificação dura. Senti que encontrámos um pouco mais de velocidade e ritmo, mas não foi suficiente. Hoje precisamos de recolher informação e também ver o que os rapazes da Tech3 fizeram. Precisamos de analisar e ver que especificações podemos usar amanhã. Não é a melhor posição de partida para o meu grande prémio, mas dei o meu melhor e amanhã tenho uma nova oportunidade para tentar de novo. Espero que o resultado seja melhor», desabafou o piloto português.

Moto2 e Moto3

Em Moto2 foi Raul Fernandez quem conseguiu a pole position, a sua sétima da temporada. Depois de ser o mais rápido nos treinos livres, onde bateu Remy Gardner por 0,036 s, na qualificação Fernandez foi 0,262 s mais rápido que o australiano, que terminou em segundo. Fabio Di Giannantonio fechou a primeira linha da grelha de partida.

Em Moto3, o regressado Sérgio Garcia foi o mais rápido, conauistando a sua primeira pole position no Mundial de Velocidade. O piloto espanhol da GasGas, regressado depois da ausência nos dois GPs anteriores devido ao hematoma no rim, regressou à atividade em Portimão, e não o podia ter feito de melhor maneira. Johan McPhee e Adrian Fernandez completam a primeira linha da grelha. Fernandez nunca tinha qualificado melhor do que 11.º.

Quanto aos pretendentes ao título, Pedro Acosta qualificou em 14.º, 10 posições atrás de Dennis Foggia, que qualificou em quarto.

Todos os resultados do GP do Algarve aqui.