GP do Algarve: Quartararo o mais rápido, Oliveira com dificuldades

Fabio Quartararo foi o piloto mais rápido no primeiro dia de treinos do GP do Algarve, na frente de Pecco Bagnaia, com Miguel Oliveira a terminar em 19.º.

Fabio Quartararo foi o piloto mais rápido do primeiro dia de treinos de treinos livres do GP do Algarve. O já campeão mundial de 2021 bateu o seu rival Francesco Bagnaia por 0,132 s, com Jack Miller a completar a lista dos três primeiros.

Para além de ter sido o mais rápido, Quartararo revelou também um bom ritmo ao longo do dia. Por isso, o francês terminou bastante satisfeito.

«Desfrutei muito das sessões de hoje, porque os dois últimos fins de semana de GP foi mais lidar com o stress e não cometer erros do que divertimento. Agora estou a desfrutar muito mais da pilotagem. Mesmo no time attack há muito que eu não conseguia aquele feeling de estar no limite. Desfrutei mesmo muito», disse o piloto da Monster Yamaha Energy. «É bom estar a lutar com o Pecco pelas primeiras posições na tabela dos tempos. Domingo é o mais importante, mas é bom ver os dois pilotos mais competitivos da segunda metade do campeonato a lutar».

Miguel Oliveira em 19.º

Miguel Oliveira terminou o dia na 19.ª posição, a 1,545 s de Quartararo, longe daquilo que esperava. O piloto português debateu-se com algumas dificuldades ao longo do dia, e apesar de ter melhorado da primeira para a segunda sessão, desceu de 18.º para 19.º. Atribuiu o facto à dificuldade em colocar a temperatura certa nos pneus e a conseguir a tração necessária. Para além disso, apanhou alguns pneus ‘requentados’, ou seja, pneus que não foram usados em GPs anteriores, foram devolvidos à Michelin e depois redistribuídos, depois de passarem vários ciclos de aquecimento e arrefecimento.

Apesar da temperatura ambiente ter chegado aos 20°C e a do asfalto quase aos 30°C, o vento frio que foi soprando ao longo do dia influenciou o comportamento dos pneus.

Em Moto2, Remy Gardner tinha sido o mais rápido na primeira sessão, para depois ser a vez de Raul Fernandez registar o melhor tempo do dia na segunda sessão. Sam Lowes, que conseguiu a pole em Portimão em Abril, registou o segundo melhor tempo, na frente de Remy Gardner.

Quanto a Moto3, Romano Fenati acabou por roubar o protagonismo aos dois candidatos ao título ao averbar o melhor tempo dos treinos. Dannis Foggia foi consistentemente rápido e nterminou na segunda posição, enquanto que Pedro Acosta terminou duas posições mais atrás, em quarto, logo a seguir a Jaume Masia, que detém o recorde do circuito algarvio.

Todos os resultados aqui.