GP dos Países Baixos: Oliveira em terceiro no regresso a Assen

Num primeiro dia de treinos em Assen marcado pela chegada da chuva, Miguel Oliveira foi o terceiro mais rápido, atrás de Maverick Viñales e Pol Espargaró.

Depois de ter sido o último classificado na corrida da Alemanha há menos de uma semana, Maverick Viñales foi o mais rápido no primeiro dia de treinos em Assen. Miguel Oliveira conseguiu melhorar da primeira para a segunda sessão e, antes da chuva aparecer, conseguiu subir ao terceiro lugar da tabela combinada.

O piloto espanhol da Yamaha, que durante e depois do fim de semana em Sachenring teceu duras críticas à Yamaha, realizou o melhor tempo do dia na primeira sessão de treinos.

Situação semelhante aconteceu com Pol Espargaró, ao ser o melhor piloto Honda no final do dia, com o segundo lugar. O melhor tempo do piloto da Repsol Honda foi também alcançado na primeira sessão.

«Hoje, siceramente, correu bem», disse Viñales. «Não esperava ser competitivo tão depressa. quando na FP1 vi 1’33,0 com um pneu com 20 voltas, pensei ‘esta foi uma vota rápida, asério’. E há tarde apenas rodei e tentei perceber, por isso o 1’32,2 também foi bom. Basicamente encontrei boa aderência, e consigo fazer mais ou menos o que quero em pista. Posso fazer as trajetórias que quero e isso parece compensar em termos de tempos por volta».

Queda para Marc Marquez em Assen

A segunda sessão ficou marcada não só pelo aparecimento da chuva mas também antes disso, pela violenta queda de Marc Marquez. Depois de ter feito o seu melhor tempo do dia Marquez sofreu um aparatoso highside, do qual conseguiu sair pelo próprio pé. O tempo que fez antes de cair permitiu-lhe terminar o dia na sexta posição, ou seja, provisoriamente dentro da Q2. Mas como o próprio reconhecia à chegada a Assen, repetir o bom resultado da corrida anterior aqui será muito difícil. O piloto espanhol rodou com o mais recente quadro da Honda.

Depois de começar a chover na segunda sessão o asfalto de Assen ficou molhado, e nos últimos minutos os pilotos; depois de um compasso de espera, os pilotos regressaram à pista com pneus de chuva. Nessas condições, Miguel Oliveira foi o mais rápido. O piloto português foi o único a conseguir rodar à chuva em 1’43, mais concretamente em 1’43,776. Quatro pilotos conseguiram rodar em 1’44 à chuva; o mais rápido deles foi Iker Lecuona (1’44,026), e logo a seguir Danilo Petrucci (1’44,266). Seguiram-se Lorenzo Savadori (1’44,372) e Maverick Viñales (1’44,511). Ou seja, à chuva, três dos pilotos KTM foram os mais rápidos.

Moto2: Augusto Fernandez seco e molhado

Augusto Fernandez, vencedor em Assen na última visita do campeonato, em 2019 – naquela que foi a sua primeira vitória em Moto2 -, foi o homem mais rápido do dia. O piloto espanhol realizou o melhor tempo na primeira sessão, a seco. A segunda foi feita com a pista molhada, e o piloto da Marc VDS foi o segundo mais rápido nessas condições.

Raul Fernandez obteve o segundo melhor tempo do dia, logo na frente de Remy Gardner. Mas na segunda sessão, surgiram outros nomes entre os primeiros. Héctor Garzó, apenas 26.º a seco, foi o mais rápido à chuva.

A sessão terminou em condições mistas com os asfalto quase seco na trajetória de algumas curvas.

Moto3: Suzuki na frente

Os pilotos de Moto3 escaparam à chuva, e foi Tatsuki Suzuki quem realizou o melhor tempo. O piloto japonês conseguiu melhorar na segunda sessão, tal como Darryn Binder, que terminou o dia na segunda posição. Dennis Foggia, que tinha sido o piloto mais rápido na primeira sessão não conseguiu melhorar e terminou em terceiro.

Ausente este Filip Salac. O piloto checo e a Rivacold Snipers Team separaram-se amigavelmente depois do GP da Alemanha, que Salac não terminou por problemas técnicos. Para o seu lugar veio Alberto Surra, que participa no campeonato italiano de Moto3, onde ocupa o oitavo lugar do campeonato. Quanto a Salac, integrará a partir do GP da Estíria a CarXpert PruestelGP, ao lado de Ryusei Yamanaka, no lugar do falecido Jason Dupasquier.