GP dos Países Baixos: Oliveira na segunda linha, pole para Viñales

Depois de qualificar na sexta posição, Miguel Oliveira arrancará da segunda linha. Maverick Viñales conquistou a sua primeira pole da temporada.

Miguel Oliveira voltou a passar diretamente dos treinos livres à segunda qualificação, ao terminar na oitava posição da tabela combinada das três sessões. A surpresa, ou nem tanto, veio de Maverick Viñales; depois de dominar os treinos livres, o piloto espanhol lutou com Fabio Quartararo pela liderança da qualificação, e bateu o francês, conquistando a sua primeira pole do ano.

«Trabalhámos duro desde a primeira sessão de treinos livres, e consegui boa aderência, por isso pude ser competitivo e rápido», disse Viñales, que estabeleceu um novo recorde do circuito. «Estou muito feliz, sinceramente. A moto está fantástica. Estou realmente satisfeito com o trabalho que fizemos ao longo do fim-de-semana. Nas primeiras três sessões fui primeiro, e acho que amanhã teremos uma boa oportunidade de lutar pelo pódio», explicou o espanhol, que não sobe ao pódio desde que venceu o primeiro GP da temporada, em Losail.

Fabio Quartararo terminou em segundo, a apenas 0,071 s de Viñales, mas na quarta sessão de treinos livres mostrou estar um nível acima de toda a gente em termos de ritmo de corrida, sendo o único a conseguir rodar várias voltas consecutivas em 1’32.

Francesco Bagnaia quase renasceu das cinzas para fechar a primeira linha da grelha de partida. Foi 12.º nos treinos livres, teve que passar pela primeira qualificação e conseguiu o terceiro melhor tempo. É apenas a terceira vez esta temporada que Bagnaia vai arrancar da primeira linha da grelha esta temporada. Nas duas ocasiões, numa arrancou da pole para terminar no pódio (GP do Qatar) e na outra do segundo lugar para cair (GP de Itália).

Oliveira na segunda linha

Todos os pilotos melhoraram na terceira sessão de treinos livres, e Miguel Oliveira não foi exceção. O piloto português terminou em oitavo e passou direto à Q2. Na qualificação o piloto da Red Bull KTM Factory Racing – que foi o único piloto KTM a chegar à Q2, o seu melhor tempo colocou-o na sexta posição da grelha de partida. O piloto português vai fechar a segunda linha, onde vão estar também Takaaki Nakagami e Johann Zarco.

«Foi uma qualificação dura. Trabalhámos muito na moto e seguimos várias ideias para me ajudar a rodar mais rápido», explicou Oliveira. «Conseguimos um bom compromisso entre agilidade e aderência, mas não foi fácil. Sabíamos que esta seria uma pista difícil para nós, mas para já tem sido positivo. Uma posição na segunda linha é bom, e temos uma longa corrida pela frente amanhã. Estamos ansiosos por fazer um bom trabalho», disse Oliveira, que é o primeiro piloto a conseguir três pódios consecutivos com a KTM na categoria rainha.

Marc Marquez foi apenas 15.º nos treinos livres e teve que passar pela Q1, onde sofreu a sua segunda queda do fim-de-semana. Em consequência disso alcançou a sua pior qualificação da temporada, saindo do 20.º lugar da grelha de partida.

Moto2: Raul Fernandez outra vez

Raul Fernandez alcançou a pole position pela quarta vez esta temporada. O piloto espanhol já tinha sido o mais rápido dos treinos livres, na frente de Marco Bezzecchi e Augusto Fernandez. Na qualificação Raul Fernandez e Remy Gardner foram alternando na primeira posição, e no final seria o rookie a fazer o melhor tempo, com o australiano a terminar na segunda posição.

Na sua última volta Augusto Fernandez, o vencedor de 2019, conseguiu subir ao terceiro lugar. Porém a volta do piloto espanhol, seria cancelada por ter passado num setor com bandeiras amarelas. O piloto da Elf Marc VDS Racing Team recuaria assim para o oitavo lugar. O terceiro posto foi atribuído a Sam Lowes, que tinha terminado em quarto. Aron Canet, Héctor Garzó e Ai Ogura ocuparão a segunda linha da grelha.

Moto3: estreia de Jeremy Alcoba

Depois de ter sido Tatsuki Suzuki a conseguir o melhor tempo nos treinos livres, na qualificação seria Jeremy Alcoba a impôr-se, conquistando a pole position. Não só foi a primeira pole do piloto espanhol, como o fez registando um novo recorde da categoria. Romano Fenati e Dennis Foaggia – que foi a boleia de Alcoba a caminho da pole – completam a primeira linha da grelha.

Mas a tragédia quase bateu de novo à porta da categoria Moto3. Mais uma vez os pilotos guardaram para o último momento a saída para a pista na terceira sessão de treinos livres, quase sem tempo para uma volta lançada. A sessão terminou e a bandeira de xadrez foi mostrada quando passava um grupo na reta da meta em busca da passagem direta à Q2. Metade do grupo passou antes da bandeirada, mas alguns pilotos passaram na meta com a bandeira a ser-lhes mostrada. Foi o caso de Pedro Acosta e Riccardo Rossi, que deviam ter-se dirigido às boxes porque a sua sessão estava oficialmente terminada. Mas no calor da luta continuaram como se tivessem entrado na sua última volta lançada.

Podia ter sido muito pior…

No regresso à reta da meta, Ryusei Yamanaka, Stefano Nepa – estes legitimamente na sua última volta -, Riccardo Rossi e Pedro Acosta e envolveram-no num incidente na saída da última curva; Acosta acabou atropelado por Riccardo Rossi, numa altura em que o acidente de Jason Dupasquier está ainda muito fresco na memória de todos.

O líder do campeonato não demorou a levantar-se, enquanto o italiano teve que ser assistido em plena pista, antes de conseguir levantar-se e sair pelo próprio pé. Yamanaka não chegou a cair, e Nepa, perfeitamente ciente da gravidade, levantou a correr para fora da pista. Nepa, Acosta e Rossi tiveram que ser levados ao hospital, para mais exames. Não participaram na qualificação, e a sua participação na corrida está dependente de observação média na manhã de domingo.

MotoE: André Pires repete melhor qualificação do ano

A Taça do Mundo de MotoE tem a qua quarta ronda em Assen. Na E-Pole Eric Granado fez o pleno, conquistando a sua quarta por position do ano, permanecendo invicto na qualificação. André Pires foi o 18.º nos treinos livres e por isso foi o primeiro a sair para a pista.

O piloto português acabou por rodar mais lento do que nos treinos livres, e fez o pior tempo da sessão. Mas com três pilotos a verem as suas voltas canceladas – por exceder os limites da pista (Yonny Hernandes e Xavi Cardelu) e por desrespeitar o painel luminoso do pit lane (Miquel Pons) – Pires conquistou o 15.º lugar da grelha. O piloto da Avintia Esponsorama Racing igualou a sua melhor qualificação do ano, que tinha sido o 15.º lugar em Le Mans, e sairá da quinta linha da grelha. Amanhã cumpre o sonho de correr em na catedral da velocidade mundial, o Circuito TT de Assen, e o objetivo é voltar a pontuar.

Todos os resultados aqui.