GP dos Países Baixos: quarta para Quartararo, Oliveira em quinto

Fabio Quartararo fechou a primeira parte do campeonato com a sua quarta vitória; Miguel Oliveira terminou em quinto, conseguindo o melhor resultado de sempre da KTM neste circuito.

O que todos os pilotos temiam, aconteceu: Fabio Quartararo escapou-se no comando da corrida, e isolou-se a caminho da vitória. Francesco Bagnaia foi o único que tentou contrariar o domínio do piloto francês no início da corrida, mas a superior aceleração da Ducati não foi suficiente para travar o piloto da Monster Energy Yamaha.

Tal como tinha demonstrado nos treinos, Quartararo tinha um ritmo superior aos seus rivais e foi com relativa facilidade que descolou dos seus adversários. Foi a quarta vitória do ano para o piloto francês, que aumentou a sua vantagem no campeonato.

«Estou realmente muito feliz, especialmente porque durante o fim de semana fiz sempre más partidas, mesmo más, e estava um pouco preocupado», revelou Quartararo. «Mas com a equipa conseguimos sempre cumprir o trabalho e guardar o melhor para a corrida. Hoje foi assim, e por isso estou tão feliz. Foi realmente uma boa corrida. Foi dura, mas conseguimos. Acho que hoje foi um dia perfeito para ir de férias, após uma vitória. Vou ver a minha família, desfrutar este momento e passar algum tempo com eles».

Para Bagnaia a luta por um lugar no pódio acabou quando foi penalizado por exceder os limites da pista e teve que cumprir uma volta longa. Desceu de segundo ara oitavo e recuperou para terminar em sexto.

Viñales nega saída para a Aprilia

Foi Maverick Viñales quem terminou no segundo lugar. Foi o regresso do piloto espanhol ao pódio depois da sua primeira vitória do ano no GP do Qatar, o primeiro da temporada. Viñales nega os rumores de que vai assinar pela Aprilia no próximo ano, mas deixa no ar a possibilidade de deixar a Yamaha. «Não é verdade», disse perentoriamente após a corrida. «Na verdade estou a trabalhar com a Yamaha para dar o meu melhor, como sempre. O que é claro é que é quero demonstrar o meu potencial. Aqui não o consigo fazer e tenho que encontrar uma solução. Mas, claro, tentarei dar o meu máximo e estar no pódio mais frequentemente, porque a equipa merece, estão a fazer um bom trabalho e hoje conseguiram a dobradinha».

Mas o que significa ‘não é verdade’? Que não vai sair e continuará a ser piloto Yamaha? «Não sei, a vida por vezes é difícil, não sei», respondeu Maverick a Matt Birt, jornalista do site oficial do campeonato motogp.com (requer subscrição). «Quero manter o foco. Esse não é o meu trabalho, tenho outras pessoas que estão a trabalhar nisso. O que as minhas pessoas querem é que eu dê tudo. O meu potencial. Neste momento não o consigo fazer e precisamos de encontrar um modo de o fazer. Sinto que estou num bom nível e quero prová-lo».

Depois de conseguir passar Johann Zarco, Joan Mir conquistou o último degrau do pódio, na frente do francês da Pramac.

Miguel Oliveira em quinto

O arranque de Miguel Oliveira não foi perfeito e perdeu três lugares, que foi recuperando lentamente. Rodou quase toda a corrida atrás de Joan Mir, para depois ficar ‘entalado’ atrás Zarco nas últimas voltas, para terminar me quinto.

«Um fim de semana exigente e muito duro», explicou Oliveira. «Estamos muito contentes por ter conseguido um quinto lugar e terminar este período de quatro corridas entre os cinco primeiros e com uma boa pontuação. Foi o melhor que conseguimos para hoje e agora vamos descansar. Estamos muito motivados para continuar a trabalhar assim que a paragem de Verão terminar e entrarmos na segunda metade do campeonato». Oliveira sai para as férias de verão no sétimo lugar do campeonato.

Marc Marquez conseguiu uma boa recuperação da sua péssima qualificação. O piloto espanhol foi subindo na classificação para terminar em sétimo.

Moto2: terceira para Raul Fernandez

A luta pelos lugares do pódio foi feita a quatro. Sam Lowes, Raul Fernandez, Augusto Fernandez e Remy Gardner foram os protagonistas e todos eles passaram pela primeira posição. No final foi Raul Fernandez quem se impôs para vencer pela terceira vez esta temporada, redimindo-se do seu único abandono do ano, na corrida anterior. Com Gardner a terminar em segundo, esta foi a sexta vez que os dois pilotos da Red Bull KTM Ajo subiram juntos ao pódio este ano, e esta foi a quarta vez que o fizeram nas duas primeiras posições.

Augusto Fernandez, que venceu em Assen em 2019, fez a sua melhor corrida do ano e subiu pela primeira vez ao pódio esta temporada ao terminar em terceiro.

Gardner continua a liderar o campeonato e parte para as férias de verão satisfeito: nas nove corridas já realizadas, só não esteve no pódio em Jerez de la Frontera.

Moto3: segunda para Dennis Foggia

Esta corrida de Moto3 em Assen deve ter sido, em toda a história da categoria, aquela em que mais pilotos tiveram que cumprir penalizações. Nada mais, nada menos do que 11 pilotos iniciaram a corrida já com uma penalização marcada para cumprir.

Ninguém conseguiu escapar-se na frente da corrida, e no final foi Dennis Foggia, que foi o piloto que mais tempo esteve na frente, que conseguiu assegurar a vitória. Sergio Garcia, que chegou a comandar, terminou em segundo. No terceiro lugar ficou Romano Fenati, após uma brilhante corrida. O piloto da Sterilgarda Max Racing Team teve que cumprir uma dupla volta longa, chegou a rodar em 12.º, mas recuperou para terminar no pódio.

Mais uma vez houve uma decisão polémica no final, ao ser atribuída uma penalização a Darryn Binder por ter excedido os limites da pista na última volta. Na repetição das imagens o piloto sul-africano parece estar no limite do corretor e não para lá deste. A penalização foi a perda de três posições na classificação final, o que originou uma reação pouco polida de Binder, que não conteve uns palavrões em direto, num misto de inglês e afrikaans.

Com a vitória Dennis Foggia subiu para o terceiro lugar do campeonato.

Pedro Acosta teve alta no domingo de manhã depois de observado pela equipa médica e pôde correr. O líder do campeonato, tendo estado ausente da qualificação, arrancou de 18.º na grelha de partida. Foi subindo na classificação para terminar em quinto, mantendo assim uma confortável vantagem no comando do campeonato.

MotoE: André Pires fora dos pontos

Na quarta corrida da temporada da Taça do Mundo de MotoE Eric Granado alcançou a sua segunda vitória da temporada, saíndo da pole position. Lukas Tulovic e Alessandro Zaccone passaram pelo comando, mas o brasileiro confirmou a sua rapidez dos treinos para assumir a liderança. Depois deslocou e manteve sempre os adversários a uma distância segura. Jordi Torres e Alessando Zaccone lutaram pelo segundo lugar e terminaram por esta ordem no pódio.

André Pires arrancou do 15.º lugar da grelha de partida, mas desta vez não conseguiu chegar aos pontos. O piloto português perdeu duas posições logo na primeira volta e já não conseguiu recuperar. Terminou em 17.º e foi a primeira vez que não pontuou nesta época de estreia em MotoE.

Com a queda de Dominique Aegerter, que era segundo no campeonato, Zaccone ganhou uma pequena vantagem no comando da tabela de pontos sobre Torres que é agora o segundo; com a vitória, Granado subiu de sexto para terceiro.

Todos os resultados aqui.