GP Macau 2022 – André Pires 7º e vitória para Kostamo

A 54ª edição do Grande Prémio de Macau de motos terminou com uma corrida apenas. André Pires foi 7º e Erno Kostamo venceu.

Com o programa original revisto devido às condições de segurança do Circuito da Guia, nomeadamente a presença de muito óleo no asfalto na conhecida curva do Hotel Lisboa, a 54ª edição do Grande Prémio de Macau de motos acabou por contar apenas com uma corrida em vez das duas previstas. André Pires terminou na 7ª posição, no que é agora o seu melhor resultado na prova realizada no antigo território português.

Arrancando de 6º na grelha de partida para as 8 voltas da corrida disputada na madrugada deste domingo, André Pires e a sua Honda CBR1000RR Fireblade tiveram um bom arranque, posicionando-se em 5º, na primeira volta.

Sendo um dos poucos pilotos inscritos este ano e que já tinha competido no Grande Prémio de Macau, o piloto de Vila Pouca de Aguiar tinha fundadas esperanças de brilhar ao mais alto nível nesta corrida de “road racing” que fecha a temporada 2022. André Pires ainda se manteve em 5º durante algum tempo, antes de perder duas posições e descer então a 7º.

andré piresA partir daí o piloto português geriu a corrida, não se deixou apanhar pelo grupo que vinha atrás de si, mas também não conseguiu reduzir a diferença para os dois pilotos à sua frente. Ainda assim, o 7º lugar nesta 54ª edição do Grande Prémio de Macau torna-se agora no melhor resultado final de André Pires nas oito participações em corridas no Circuito da Guia.

Quanto ao vencedor, e depois de dominar treinos e qualificações, a vitória ficou mesmo na posse do finlandês Erno Kostamo. Ainda assim, um arranque menos conseguido deixou que o sul-africano Sheridan Morais, a fazer a sua estreia em Macau este ano, conseguisse chegar à liderança na travagem para a primeira curva depois do arranque.

Morais liderou o GP de Macau até à 3ª volta, momento em que, precisamente na forte travagem para a curva do Hotel Lisboa, Kostamo e David Datzer decidem prolongar a travagem ao limite, tendo ambos ultrapassado o sul-africano que a partir daí perdeu ritmo e acabou mesmo por fechar a corrida em terceiro a mais de dez segundos do vencedor.

andré piresA discussão pela vitória parecia que iria durar até à meta, mas Erno Kostamo a partir de metade da distância de corrida começou a fazer uma maior diferença para o alemão Datzer, que aos poucos foi deixando escapar o líder e assim fechou a corrida em segundo a pouco mais de oito segundo de Erno Kostamo, que com a vitória fecha da melhor forma o Grande Prémio de Macau onde foi o grande dominador.

Refira-se ainda que a piloto neerlandesa, Nadieh Schoots, a primeira mulher a competir no Grande Prémio de Macau depois de mais de meia centena de edições desta prova de “road racing” disputada nas ruas de Macau, termina a corrida com um 12º lugar. Um resultado que ficará inscrito nos livros de história do Grande Prémio de Macau.

Grande Prémio de Macau – corrida

1 – Erno Kostamo 8 voltas

2 – David Datzer +8.262s

3 – Sheridan Morais +10.836s

4 – Lukas Maurer +21.240s

5 – Robert Hodson +27.168s

6 – Julian Trummer +27.494s

7 – André Pires +45.355s

8 – Paul Williams +50.107s

9 – Raul Torras +53.510s

10 – Joseph Thompson +1m03.991s