GP Macau 2022 – Óleo na pista adia corridas

André Pires e os restantes pilotos de motos do Grande Prémio de Macau têm de aguardar por domingo para competir.

Depois de dois anos de espera devido à pandemia, depois de esta 54ª edição do Grande Prémio de Macau de motos ter uma lista de inscritos bastante reduzida devido às restrições impostas pelo governo de Macau, e depois de dois dias de treinos e qualificações, as duas corridas de motos não se realizaram na madrugada deste sábado.

A razão é simples: condições de segurança no Circuito da Guia.

Como sabemos, o Grande Prémio de Macau envolve diversas disciplinas do desporto motorizado. Para nós o mais relevante são as corridas de motos, onde, pela oitava vez, temos o português André Pires em competição, mas existem diversas categorias dedicadas aos automóveis.

Esta partilha do Circuito da Guia acaba muitas vezes por ter influência no programa do Grande Prémio de Macau, como aconteceu nesta madrugada de sábado 19 de novembro.

macauDevido ao óleo deixado em pista pelos automóveis, mais precisamente na famosa curva do Hotel Lisboa, um apertado gancho à direita com uma inclinação descendente bastante acentuada, tornando-se por isso num dos pontos mais complicados de todo o traçado desenhado nas ruas do antigo território português e agora sob administração chinesa, a Direção de Corrida pediu aos pilotos das motos que avaliassem as condições de segurança do asfalto.

Foi pedido aos pilotos que em vez de apenas uma volta de aquecimento se realizassem duas voltas de aquecimento, e que, caso fossem da opinião de que o óleo em pista, apesar de coberto pelo pó que permite a sua remoção, não permitia a realização da corrida 1, então o programa do dia das motos seria alterado.

Conforme foi possível observar na transmissão em direto da prova no site oficial do Grande Prémio de Macau, os pilotos das motos ainda tentaram, mas rapidamente perceberam que as condições de aderência na curva do Hotel Lisboa eram muito reduzidas, o que colocava em perigo os pilotos num ponto de travagem bastante forte e complicado.

Todos os pilotos acabaram por levantar o braço e mostrar à Direção de Corrida a sua opinião, sendo que a partir desse momento a organização da prova optou por cancelar a realização da Corrida 1 das motos. Mais tarde ficámos a saber que a mesma será realizada pelas 00H00 de domingo 20 de novembro, sendo que ainda aguardamos a confirmação sobre a realização da Corrida 2.

Recordamos que André Pires qualificou-se em 6º para as corridas, a “pole position” está nas mãos do finlandês Erno Kostamo (Penz 13), enquanto a primeira mulher a competir no GP de Macau, a neerlandesa Nadieh Schoots arranca da 12ª posição. Refira-se ainda que o sul-africano Sheridan Morais, que tem dupla nacionalidade e tem competido com as cores lusas, arranca de 3º nesta que é a sua estreia no Circuito da Guia.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto tudo o que acontece no Grande Prémio de Macau, com especial destaque para as prestações do piloto português André Pires. A não perder!