Graham Jarvis “mete” a sétima no Red Bull Romaniacs

A quinta prova do Mundial de Hard Enduro foi conquistada por Graham Jarvis. Novo líder do campeonato é Mario Román.

Graham Jarvis

A idade, neste caso 47 anos, é apenas um número. E a cada ano que passa o veterano piloto britânico Graham Jarvis faz questão de o demonstrar com performances que são verdadeiras lições de mestria. Desta feita Jarvis e a sua Husqvarna venceram a quinta ronda do Mundial de Hard Enduro, o famoso Red Bull Romaniacs.

Um ano depois de nesta mesma prova ter sofrido uma grave lesão no joelho, situação que, aliada à sua idade, chegou a colocar em cima da mesa a possibilidade de Jarvis deixar de competir, o britânico voltou ao seu mais alto nível e dominou a edição 2022 do Red Bull Romaniacs.

Graham JarvisEm Sibiu, na Roménia, Graham Jarvis assegurou a sua primeira vitória na temporada de Hard Enduro chegando à meta do Romaniacs aparentando estar na sua melhor forma física. A sétima vitória do britânico da Husqvarna acontece cinco anos depois de aqui ter vencido pela última vez. Mais impressionante que isso, e reforçando o seu estatuto de lenda da modalidade, Jarvis fecha um ciclo de vitórias no Red Bull Romaniacs que o próprio iniciou há 14 anos!

Depois de ter garantido uma margem de segurança que lhe permitiu enfrentar o terceiro e último dia do Romaniacs comodamente na liderança da prova, Jarvis apenas teve de garantir que chegava ao final. Chegou à subida final, Gusterita, sabendo que tinha a vitória na mão, perante um surpreendente jovem búlgaro Teodor Kabakchiev (KTM Team Bulgária), que pela segunda vez este ano termina no pódio de uma prova do Mundial de Hard Enduro.

Graham JarvisA fechar o pódio, e aproveitando da melhor forma os azares mecânicos do anterior líder do campeonato, Mario Román (Sherco Factory Racing) chegou ao fim do Red Bull Romaniacs em terceiro. Um resultado que serve perfeitamente as aspirações de Román, que assim assume a liderança do mundial.

Nessa luta pelo título, agora ainda mais aberta devido aos resultados do Romaniacs, o maior derrotado após esta prova romena foi o alemão Manuel Lettenbichler (KTM Factory). Sofreu um problema mecânico na sua moto (na embraiagem), sendo penalizado pela organização da prova com duas horas adicionais ao seu tempo. Sem hipóteses de lutar pela vitória, Lettenbichler tentou minimizar a perda de pontos para Mario Román, terminando a prova em 6º.

Classificação final do Red Bull Romaniacs 2022

  1. Graham Jarvis (Husqvarna) 21:05:40
  2. Teodor Kabakchiev (KTM) 21:14:12
  3. Mario Roman (Sherco) 21:19:06
  4. Trystan Hart (KTM) 21:38:39
  5. Michael Walkner (GASGAS) 21:44:10
  6. Manuel Lettenbichler (KTM) 22:58:06
  7. Matthew Green (KTM) 24:09:18
  8. David Cyprian (KTM) 24:47:43
  9. Suff Sella (KTM) 25:59:49
  10. Rigor Rico (KTM) 28:03:02

    Graham Jarvis

Classificação do Mundial de Hard Enduro 2022

  1. Mario Roman (Sherco) 73 pts
  2. Manuel Lettenbichler (KTM) 70 pts
  3. Billy Bolt (Husqvarna) 62 pts
  4. Graham Jarvis (Husqvarna) 60 pts
  5. Teodor Kabakchiev (KTM) 52 pts

A caravana do Mundial de Hard Enduro viaja agora para os Estados Unidos, onde de 11 a 14 de agosto irá cumprir mais uma ronda da temporada 2022: o Red Bull TKO.