Gui Gomes estreia-se na Coupe de L´Avenir

O Team Portugal conseguiu um lugar no top10 em 65 cc do Coupe de l´Avenir. Foi este fim-de-semana na região belga de Baisieux.

A 49ª edição da Coupe de l´Avenir decorreu este fim-de-semana em Baisieux na Bélgica. A mais antiga competição por Nações – destinada às categorias jovens do Motocross, contou uma vez mais com a formação portuguesa.  Entre os lusos presentes, especial destaque para a estreia de Guilherme Gomes aos comandos da sua KTM 65SX.

Este ano de 2021 é sem dúvida um ano de aprendizagem para o jovem natural de Soure. Além do Campeonato Nacional, Guilherme Gomes realizou o Europeu na integra e este fim-de-semana, apesar de alguns azares, demonstrou uma enorme evolução.

No sábado e depois das habituais sessões de treinos, o piloto KTM conseguiu um “cauteloso” 17º lugar na qualificação. “Estava a sentir bem apesar de ainda não conseguir realizar todos os saltos. Tentei não cometer erros, mas espero melhorar a minha prestação”.

Já no domingo, Guilherme Gomes conseguiu bons tempos em voltas, no entanto as finais ficaram marcadas por azares. Na primeira manga, quando rodava isolado na 14ª posição, uma queda ao dobrar um piloto atrasado já na última a volta, relegava o jovem luso para o 23º. Na derradeira manga do dia, Gui Gomes acabou por ficar preso na grelha de partida e perdeu muito tempo. Independentemente de tudo e sem nada a perder, regressou à pista e conseguiu finalizar no 22º lugar.

A nível coletivo a Seleção Portuguesa de 65 cc “carimbou” o 9º lugar entre as Nações presentes. Apesar de todos os azares, Portugal melhora o 10º lugar conquistado na última edição da Cope de L´Avenir.

Uma vez mais um resultado inglório e que em nada espelha, o atual momento de forma do piloto português. No final, Gui Gomes comentou: “Fiz um bom arranque na primeira manga, mas acabei por ficar nervoso com as quedas e perder bastante tempo. Na derradeira manga queria sair bem, mas infelizmente saí cedo demais e acabei por ficar preso. Perdi muito tempo e inclusive foi preciso ajuda para conseguir retomar a manga. Consegui demonstrar que consigo andar no grupo da frente, mas a realidade é que os azares me perseguem. Quero aproveitar para agradecer à FMP e a todos os patrocinadores pelo apoio, nesta que é a minha estreia. Quero voltar, quero representar Portugal da melhor forma e lutar um dia por um lugar no pódio”.

Guilherme Gomes regressa à competição a 9 e 10 de outubro em Tarouca – Campeonato Nacional de Motocross 65 cc.

Outros artigos:

Gui Gomes na Coupe de l´Avenir 2021