Nunca o Hard Enduro tinha realizado uma prova tão perto da capital como a ronda de Carcavelos de Lousa, que este fim de semana abriu a temporada 2025 do Campeonato Nacional de Hard Enduro, competição sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal.
Numa época em que esta espetacular variante do Enduro se prepara para subir mais um furo na fasquia da exigência técnica e competitividade, a que se adiciona uma maior diversidade geográfica (haverá também uma ronda no Algarve) e uma nova estrutura, com rondas de dois dias pontuáveis, assistimos em Carcavelos de Lousa a um grande início de campeonato.
Nada menos do que 75 pilotos marcaram presença à partida, sendo brindados com bom tempo, bastante público e uma prova bem montada e exigente. Esta ronda inaugural ainda não contava com dois dias pontuáveis – como irá acontecer já na segunda prova em Lamego.
Porém, no sábado realizou-se um Prólogo mais longo que o habitual, com 10 km, e que deu para se ter uma boa amostra do que esperava os pilotos nas três voltas de 25 km a cumprir no domingo, com um piso em que as zonas com tração intervalavam com outras bastante escorregadias, surpreendendo os pilotos, e trialeiras bastante duras e exigentes a nível técnico.
A ‘zona-espetáculo’ desenhada na subida para as eólicas, junto à povoação, atraiu muito público e integrou tanto o prólogo como a corrida principal.
Na categoria Pro, o Campeão Nacional em título, Diogo Vieira (GasGas) começou por vencer o Prólogo e repetiu o feito na corrida principal, mas teve de batalhar, tendo o Campeão classificado esta como das corridas nacionais em que mais ‘sofreu’.
Luís Silva (KTM) foi o segundo, recuperando bem após ter sido penalizado no Prólogo, enquanto o vice-campeão Diego Rodrigues (KTM) sofreu de alguns problemas técnicos e teve de se contentar com o 3º posto, na frente de Sandro Lopes (Sherco), também ele com problemas, e do consagrado Gonçalo Reis (GasGas), que veio fazer uma ‘perninha’ ao Hard Enduro em jeito de treino, pois estava a jogar praticamente ‘em casa’.
Com vários pilotos espanhóis presentes, foram mesmo dois destes que encabeçaram a tabela da classe Open (que este ano tem estatuto de campeonato nacional). Santiago Monteagudo (KTM) e Joaquín Paz (Husqvarna), seguidos do vencedor do troféu de Veteranos na época passada, Nuno Pereira (Beta), que esta temporada decidiu enfrentar um desafio maior.
Lutas interessantes também na classe Promoção, com vitória para Tiago Barbosa (KTM), enquanto Bruno Oliveira (Beta) levou a melhor entre os Veteranos.
O Campeonato Nacional de Hard Enduro prossegue com a sua segunda ronda em Lamego, no fim de semana de 22 e 23 de março, a primeira jornada dupla da temporada.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!