O Campeonato Nacional de Hard Enduro, competição disputada sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), depois do arranque da temporada 2025 no passado mês de fevereiro com a estreia da ronda disputada na localidade de Carcavelos de Lousa, teve a sua segunda ronda no passado fim de semana com o II Hard Enduro de Lamego.
A organização da segunda ronda do ano, e logo uma jornada dupla, ficou a cargo do Clube Automóvel de Lamego, que desenhou e preparou um percurso que se voltou a centrar na Serra das Meadas, mas diferente do visto na temporada passada e com a novidade de se estrear no campeonato um novo formato de dupla pontuação.
Infelizmente tendo em conta o que estava inicialmente preparado pela organização desta ronda de Hard Enduro, as condições climatéricas adversas que se fizeram sentir nos dias anteriores à prova obrigaram a rever o percurso desenhado para o dia de sábado.
Assim, tivemos a ‘Sprint Race’, com a volta de 25 km que estava inicialmente prevista a ser reduzida para 11 km, enquanto o Super Test a realizar no Parque Urbano de Lamego, agendado para o final da tarde de sábado, disputou-se apenas no domingo de manhã – embora a sua classificação tenha sido válida para a pontuação do primeiro dia, que era obtida com a soma dos tempos da Sprint Race e do Super Test.

Diego Rodrigues (KTM) foi o vencedor do primeiro dia em termos absolutos e na classe Pro, à frente de Luís Silva (KTM) e Sandro Lopes (Sherco), com o Campeão Nacional, Diogo Vieira (GasGas), a terminar num pouco usual 5º posto, perdendo sete minutos para o vencedor. Diminuído por uma lesão numa mão que fez com que ficasse também de fora na Super Test (averbando aqui o tempo do último classificado ao qual são acrescidos 10 minutos), Diogo Vieira poupava-se assim para a corrida principal de domingo.
E, de facto, a opção arriscada do campeão revelou-se acertada pois, num domingo em que finalmente a chuva esteve ausente, Diogo Vieira impôs-se nas duas voltas ao percurso de 25 km, demorando 3H40m e batendo Diego Rodrigues por 5m24s, enquanto Luís Silva subiu ao degrau mais baixo do pódio.
Com estes resultados, Diego Rodrigues passa a liderar o Campeonato Nacional de Hard Enduro na classe Pro com apenas 1 ponto de vantagem sobre Diogo Vieira.
Na classe Open, que este ano deixa de ser Troféu para assumir o estatuto de Campeonato Nacional, Nuno Pereira (Beta), que no ano passado venceu o Troféu de Veteranos, levou a melhor no sábado à frente de Santiago Monteagudo (KTM) e ficou em 2º lugar na corrida de domingo atrás de José Ferreira (KTM), o que lhe garantiu a melhor pontuação acumulada no fim de semana, igualando desta forma Santiago Monteagudo no comando do campeonato Open.

Entre os Veteranos, Bruno Oliveira (Beta) permanece invicto, somando o triunfo da prova inaugural aos obtidos nos dois dias em Lamego, enquanto, na classe Promoção foi Jacinto Lourenço (Beta) também a ditar a sua lei em ambos os dias de prova. Mesmo com condições meteorológicas adversas que conduziram a uma prova complicada de gerir, o II Hard Enduro de Lamego acabou por ser levado a cabo com sucesso. O Campeonato Nacional de Hard Enduro segue para a sua terceira ronda, com pilotos e equipas a deslocarem-se até ao Algarve, com dois dias prova agendados para o fim de semana de 26 e 27 de abril em São Brás de Alportel.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!