Hard Enduro estreia-se como troféu em Portugal

O Hard Enduro ganha um Troféu Nacional promovido pelo Extreme Clube de Lagares e conta agora com a chancela da Federação Nacional de Motociclismo.

Acompanhando a tendência mundial e unindo esforços com o promotor de uma das mais importantes provas da disciplina a nível internacional, a Federação de Motociclismo de Portugal irá contar neste ano de 2021 com uma importante novidade em termos de disciplinas, o Hard-Enduro.

Tendo como promotor o Extreme Clube de Lagares, a competição nesta sua estreia contará com um total de 4 jornadas pontuáveis:

  • 7 a 9 de Maio – Lagares
  • 9 de Outubro – Torres Vedras
  • 28 de Novembro – Lousã
  • 19 de Dezembro – Valongo

Com início marcado para a mítica Extreme XL Lagares, nesta jornada de abertura, todos os inscritos terão oportunidade de competir lado a lado com os melhores pilotos a nível planetário. Já em Outubro o troféu ruma até ao Oeste, percorrendo trilhos bem conhecidos das provas extreme que por ali passaram seguindo-se a passagem pela bonita serra da Lousã na terceira jornada, antes do encerramento no último mês do ano noutra região com bastante ‘palco’ para a disciplina, Valongo.

O Troféu Nacional de Hard Enduro 2021 contará com as seguintes classes: Pro, Expert, Veteranos, 2T, 4T, Trial e ainda Hobby.

Numa modalidade em franco crescimento e com provas entre o norte e centro do país, a competição promete ser um sucesso.

Em regulamento aprovado pela FMP define-se Hard Enduro como um evento desportivo ao ar livre, com motos de “off road”, num percurso com elementos naturais ou artificiais (terra, areia, etc.), com vários “obstáculos”, principalmente naturais (subidas, pedras, troncos de árvores, troços com água, etc.), para testar a capacidade técnica e física dos pilotos e a capacidade das motos de resistirem aos terrenos e condições mais difíceis.
A competição consiste em percorrer o percurso o mais rápido possível.

Refira-se ainda que este ano estreia-se o “World Enduro Super Series” que estará sobre a égide da FIM e passa a ter designação oficial de “FIM Hard Enduro World Championship”, tendo no seu calendário de estreia de formato a mesma ronda que também irá abrir o novo Troféu Nacional de Hard Enduro: a Extreme XL Lagares, entre 7 e 9 de Maio de 2021.

Pode consultar as regras aqui: Hard Enduro Regulamento 2021

Outros artigos:

Confirmado: Extreme XL Lagares abre Mundial de Hard Enduro 2021