Harley-Davidson celebra 120º aniversário com muitas novidades

A marca americana celebra 120º aniversário com várias novidades. Descubra aqui o que a Harley-Davidson preparou para 2023.

harley-davidson

A Harley-Davidson já tinha avisado no ano passado que em 2023 iria levar os motores dos fãs da marca de Milwaukee ao “redline”. E sem perder muito tempo depois do início do novo ano, ficámos agora a conhecer as muitas novidades que a marca americana preparou para este ano como forma de celebrar o 120º aniversário.

O arranque para as muitas celebrações que se esperam este ano, tanto nos Estados Unidos como na Europa, foi dado com uma apresentação bem especial, onde foram apresentados sete modelos como edição limitada de aniversário, aos quais se somam três novidades.

Entre as diversas motos agora anunciadas incluem-se a CVO Road Glide Limited Anniversary e seis outras motos de edição limitada que apresentam pintura, acabamentos e detalhes exclusivos comemorativos do 120º aniversário. A gama de 2023 da Harley também inclui uma Breakout atualizada, a nova Nightster Special e o trike Freewheeler com estilo mais negro.

harley-davidsonModelos 120º Aniversário

A edição limitada super-premium CVO Road Glide Limited Anniversary celebra os 120 anos de trabalho artesanal com um dos esquemas de pintura mais intrincados já oferecidos pela Harley-Davidson.

Painéis de Heirloom Red são aplicados sobre uma camada base de Anniversary Black, cada um contornado com uma pinstripe vermelha brilhante e pintura dourada aplicada à mão.

Detalhes subtis adicionados aos painéis retratam a cabeça e as asas de uma águia a voar. O medalhão dourado do depósito retrata uma versão Art Deco da águia, um elemento icónico do design da Harley-Davidson.

Outros detalhes da CVO Road Glide Limited Anniversary incluem superfícies de assento em Alcantara com detalhes de costura dourada e vermelha, inserções de motor em tom dourado e rocker boxes e cobertur pushrod em vermelho vivo. Apenas 1.500 exemplares desta moto serão produzidos para distribuição global, cada um numerado com um painel gravado a laser na consola do depósito de combustível.

A pintura especial do 120º aniversário num esquema diferente será disponibilizada em outros seis modelos Harley-Davidson de produção limitada, com combinações de cor e design inspiradas nas primeiras motos Harley-Davidson.

harley-davidsonCada uma apresenta um esquema clássico de pintura em painéis com Heirloom Red reluzente como cor base. Os painéis são contornados com uma pinstripe vermelha brilhante e preenchidos com um degradê Midnight Crimson mais escuro.

Detalhes adicionais incluem um medalhão de depósito Art Deco da águia, capas de assento com painéis laterais vermelhos, logótipo Harley-Davidson bordado em dourado e inserções do motor em vermelho.

Este design comemorativo será disponibilizado nos seguintes modelos:

Ultra Limited Anniversary (produção limitada a 1300 exemplares a nível global)

Tri Glide Ultra Anniversary (1100 exemplares)

Street Glide Special Anniversary (1600 exemplares)

Road Glide Special Anniversary (1600 exemplares)

Fat Boy 114 Anniversary (3000 exemplares)

Heritage Classic 114 Anniversary (1700 exemplares)

harley-davidsonO regresso da Harley-Davidson Breakout

O modelo Breakout regressa à gama de modelos da marca norte-americana, com mais músculo e exibindo um novo e brilhante estilo no seu perfil chopper longo e esguio.

O músculo é fornecido pelo motor Milwaukee-Eight 117, o V-twin que maior dose de binário e cilindrada apresenta num motor Harley-Davidson de produção em série instalado de fábrica, o que dá ao condutor da Breakout o direito de se gabar instantaneamente nas ruas.

Outras novas características que podemos encontrar na Breakout de 2023 incluem:

– Um depósito de combustível de 19 litros rematado com uma consola cromada de baixo perfil;

– Novos apoios elevados do guiador e um guiador de aço inoxidável polido ¾ de polegada mais alto do que o modelo anterior para melhor alcance do condutor aos controlos;

– Um acabamento cromado deslumbrante é aplicado aos suportes do guarda-lamas traseiro, tampas laterais, proteções do escape, indicadores de mudança de direção, espelhos, entrada Heavy Breather e as novas jantes de alumínio fundido de 26 raios apresentam acabamento em preto brilhante com detalhes maquinados;

– Um chassis Harley-Davidson Softail que mantém as clássicas linhas “hard tail” sem sacrificar a performance e maneabilidade totalmente modernos.

harley-davidsonNova Harley-Davidson Nightster Special 2023

Esta novidade amplia a experiência de condução da Nightster com uma série de upgrades de estilo, conveniência e tecnologia. A performance é fornecida pelo motor V-Twin Revolution Max 975T refrigerado a líquido, afinado para produzir um binário tremendo a baixas rotações.

Para minimizar o peso total da moto, o motor é integrado no veículo como o membro estrutural do chassis.

As principais características da Nightster Special incluem:

– Assento e poisa-pés para o passageiro, que permitem aventuras a dois;

– Jantes em alumínio fundido com sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS);

– O guiador e os suportes do guiador de 5 polegadas movem os controlos manuais duas polegadas para cima e uma polegada para trás para colocar o condutor numa posição de maior controlo na moto;

– O TFT redondo de quatro polegadas exibe todas as funções de instrumentação e infotainment geridas através de botões no painel de controlo manual;

– O display suporta infotainment gerado pelo dispositivo móvel equipado com Bluetooth do condutor. A maioria das funções de infotainment também requer um headset Bluetooth e colunas dentro de um capacete;

– Componentes de travagem Brembo proporcionam melhor travagem e performance para maior confiança do condutor. Travão dianteiro com pinça de quatro pistões de montagem axial e disco de 320 mm. O travão traseiro possui uma pinça flutuante de pistão único e disco de 260 mm;

– O depósito de combustível de 11,7 litros está localizado debaixo do assento, o que move o peso do combustível mais para baixo no chassis, resultando num centro de gravidade mais baixo para melhor agilidade e facilidade a retirar o descanso lateral. O abastecimento de combustível é feito levantando o assento rebatível;

– Modos de Condução selecionáveis: Road, Sport, Rain ou um conjunto de modos custom criados pelo condutor;

– Ajudas à condução Rider Safety Enhancement: ABS, Traction Control System e Drag-Torque Slip Control System;

– Iluminação Full-LED;

– Cruise control e porta de carregamento USB.

harley-davidsonA Harley-Davidson Freewheeler veste de preto em 2023

A Freewheeler, uma trike de inspiração cruiser plena de atitude, recebe um restyling que privilegia o uso de preto. A dianteira, a nacelle do farol, a consola do depósito, os controlos manuais e de pé, o motor e o sistema de escape apresentam acabamento a preto no lugar dos anteriores acabamentos brilhantes.

O resultado é uma mudança dramática na aparência que reforça a atitude hot-rod deste modelo.

As novas jantes de alumínio fundido Gloss Black apresentam porcas da roda traseira expostas para se obter um estilo mais desportivo. As jantes traseiras de 18 polegadas substituem as jantes de 15 polegadas para dar à Freewheeler uma nova postura.

Outras características desta novidade incluem:

– Motor Milwaukee-Eight 114;

– Marcha atrás elétrica;

– Guiador Mini-Ape;

– Clássicos guarda-lamas traseiros custom bobtail;

– Bagageira traseira à prova de água, com porta montada na parte superior para facilitar o carregamento. Capacidade de 56,6 litros;

– Silenciadores duplos com pontas slash-down;

– Rider Safety Enhancements da Harley-Davidson específicos para Trike: Cornering Enhanced Electronic Linked Braking, Cornering Enhanced Antilock Braking System (ABS), Cornering Enhanced Traction Control System e Cornering Enhanced Drag-Torque Slip Control System.

Refira-se ainda que nestas novidades 2023 integradas na celebração do 120º aniversário, a Harley-Davidson confirma que o cruise control eletrónico será um recurso de série para os modelos Fat Boy, Fat Bob, Breakout e Low Rider S, e permanece de série nos modelos Low Rider ST, Heritage Classic e Sport Glide. O Sistema de Controlo de Tração será opcional para os modelos Breakout, Low Rider S e Low Rider ST.

Para mais informações detalhadas sobre estas novidades 2023 da Harley-Davidson apenas tem de clicar aqui.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!