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Harley-Davidson Fat Boy Gray Ghost – Uma edição limitada para celebrar o estilo Fat Custom

A Harley-Davidson anunciou a chegada da novíssima edição limitada Fat Boy Gray Ghost, um modelo criado para celebrar o estilo Fat Custom.

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A Icons Collection tem permitido à Harley-Davidson lançar no mercado das duas rodas a nível mundial motos verdadeiramente especiais. E a mais recente novidade a integrar esta coleção da marca de Milwaukee, é a Fat Boy Gray Ghost, uma moto criada para celebrar o icónico estilo definido pela marca americana como Fat Custom.

Sendo o quinto modelo a integrar a Icons Collection, a Fat Boy Gray Ghost será também ela produzida em quantidade limitada, pelo que, naturalmente, tornar-se-á numa moto perfeita para integrar a garagem de qualquer colecionado aficionado da Harley-Davidson.

Este novo modelo Icons de produção limitada celebra o 35º aniversário do lançamento da Fat Boy, uma moto que continua a ser um ícone cultural e uma das motos mais reconhecidas que já circularam pelas estradas. O modelo Fat Boy Gray Ghost homenageia esta superestrela do design de motos custom com um novo e brilhante acabamento Reflection que dá à moto a aparência de estar coberta de cromados.

Os modelos da Icons Collection são numerados e poderão incluir características adicionais para além da moto base. A produção do modelo Fat Boy Gray Ghost será limitada a 1.990 motos no total, para todo o Mundo, com um PVPR de 32.600 euros.

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fat boy gray ghost

O modelo Fat Boy Gray Ghost celebra a relevância da moto Fat Custom original. No início, o modelo foi concebido pela Harley-Davidson para ter uma vida útil limitada. Porém, em vez disso, a Fat Boy passou por três gerações de motores e um redesenhar completo do seu chassis Softail. Mas ao longo dos 35 anos de comercialização, manteve sempre uma presença incomparável e um estilo incontestável que apaixonou tantos motociclistas em todo o Mundo.

A Fat Boy é uma moto grande e ousada por defeito, concebida para os motociclistas que se querem destacar.

Esta ideia é amplificada no caso da Fat Boy Gray Ghost da Icons Collection que brilhará sob a luz solar como se tivesse sido maquinada a partir de uma peça sólida de uma liga metálica, com os seus componentes e elementos polidos até atingir um acabamento espelhado.

O acabamento Reflection é criado através do processo de deposição física de vapor (PVD), também conhecido como revestimento de película fina, no qual um material sólido é vaporizado no vácuo e depositado na superfície de uma peça, neste caso, o depósito de combustível e os guarda-lamas da moto.

Isto é feito aplicando uma carga positiva ao material sólido (uma liga de alumínio) e uma carga negativa à peça da moto. Após o processo de deposição, a peça é pintada com um acabamento transparente standard.

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O PVD foi utilizado no passado pela Harley-Davidson para finalizar algumas peças pequenas, como medalhões de depósito e protetores de escape. Com a sua utilização nos guarda-lamas e no depósito de combustível da Fat Boy Gray Ghost, esta é a primeira vez que o PVD é utilizado em peças tão grandes num modelo de produção da Harley-Davidson. A precisão deste revestimento resulta num acabamento que não deixa de impressionar, alcançando um aspeto semelhante ao cromado.

As tampas laterais cromadas completam o acabamento geral, e o quadro apresenta um acabamento prateado brilhante.

Os detalhes de estilo adicionais inspirados no modelo Fat Boy original incluem um filtro de ar redondo, detalhes amarelos nas “lower rocker covers”, tampas do motor e inserções da consola do depósito, um assento em pele com borlas em pele e uma faixa de depósito em pele preta.

Os medalhões tridimensionais do depósito de combustível reproduzem o design do modelo original Fat Boy. E encontramos ainda uma inserção comemorativa na consola do depósito, gravada com o número de série, e um medalhão da Icons Collection que está localizado no guarda-lamas traseiro.

As jantes de alumínio fundido Lakester, exclusivas do modelo Fat Boy, enfatizam a postura ousada. Estão cobertas com os pneus Michelin Scorcher 11 de alta performance, nas medidas 160/60R18 para a frente e 240/40R18 para a traseira, escolhidos para aprimorar a condução desta moto americana.

O modelo Fat Boy Gray Ghost partilha a elevada performance e as características técnicas introduzidas na Fat Boy de 2025. Isto inclui:

– O novo motor Milwaukee-Eight 117 Custom que está ajustado para debitar 101 cavalos de potência (75 kW) e 122 lb. ft. (171 Nm) de binário máximo, um aumento de potência – mais 7% de cavalos de potência e mais 3% de binário – em relação ao modelo Fat Boy 114 que foi comercializado em 2024.

– Este motor está equipado com um escape 2-2 com catalisadores individuais. Os silenciadores contam com material leve e avançado que trabalha para ‘digerir’ as frequências altas e enfatizar as frequências baixas para se obter um som mais emocionante.

– As cabeças dos cilindros de quatro válvulas apresentam um formato de câmara de combustão revisto, portas de admissão ovais e sedes de válvula de admissão de baixo perfil concebidas para melhorar a performance e a economia de combustível.

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– O óleo do motor é direcionado a partir de um refrigerador de óleo montado no quadro através das passagens de refrigeração da cabeça do cilindro. Este sistema de arrefecimento da cabeça otimiza ainda mais o conforto térmico para o condutor, especialmente em situações de condução a baixa velocidade e clima quente.

– Nova suspensão recalibrada para otimizar o conforto do condutor. As forquilhas de 49 mm com válvula “dual-bending” mantêm a roda dianteira em contacto com a superfície da estrada para uma viagem que se pretende mais confortável. O ajuste hidráulico da pré-carga sob o assento permite ao condutor manter a performance ideal da suspensão traseira para a carga e condições da estrada predominantes.

– Novos Modos de Condução selecionáveis (Road, Rain e Sport) controlam eletronicamente as características de performance da moto e o nível de intervenção da tecnologia.

– Os novos Rider Safety Enhancements da Harley-Davidson são uma coleção de tecnologias concebidas para aumentar a confiança do motociclista durante situações inesperadas ou condições adversas da estrada. Incluem os sistemas Straight Line/Cornering Antilock Braking System (ABS/C-ABS), Straight Line/Cornering Traction Control System (TCS/C-TCS), Straight Line/Cornering Drag Torque Slip Control (DSCS/C-DSCS) e ainda o Tire Pressure Monitoring (TPMS).

– Nova iluminação Full-LED, incluindo faróis, luzes traseiras e de travagem e sinais de mudança de direção, que aumentam a visibilidade.

– A nova porta de alimentação USB-C proporciona uma transferência de dados mais rápida do que a porta USB-A anterior, orientação reversível da ficha e compatibilidade com dispositivos mais recentes. A localização da porta é na parte frontal esquerda da moto, abaixo do depósito de combustível.

– Os novos conectores para equipamentos de aquecimento foram deslocados de trás de um painel lateral para a parte superior do guarda-lamas traseiro, por baixo do assento, onde são muito mais fáceis de aceder.

– A nova instrumentação de 5 polegadas montada na consola apresenta um velocímetro analógico acima de um visor digital LCD multifunções. O condutor pode utilizar o botão de controlo manual Trip para percorrer a informação disponível no visor LCD.

Para mais informações sobre a nova Fat Boy Gray Ghost pode contactar desde já um concessionário oficial Harley-Davidson em Portugal. Clique aqui para saber qual é o concessionário mais perto de si .

Harley-Davidson Fat Boy – a história de um ícone instantâneo

Em 1990, uma época em que os meios de comunicação social especializados em motociclismo e grande parte do público motociclista estavam absorvidos com a crescente performance das motos desportivas, o modelo Fat Boy surgiu como um poderoso acorde de heavy metal que fez estremecer o mundo das duas rodas.

A Fat Boy foi inspirada numa moto Harley custom baseada na plataforma Softail criada em 1987 na Harley-Davidson Montréal pelo diretor-geral do concessionário Duc Dufour e pelo técnico Denis Lavoie, a que chamaram Lowboy. Essa moto tinha suspensão traseira rebaixada, jante de disco em alumínio, guarda-lamas em fibra de vidro à frente e um guiador largo. Um exemplar foi visto pelo executivo da Harley-Davidson, Jerry Wilke, e enviado para Milwaukee.

Embora a Lowboy custom tenha servido de alguma inspiração, a moto que viria a ser o modelo Fat Boy foi criada pela equipa de design da H-D liderada por Willie G. Davidson e Louie Netz.

“No modelo Fat Boy de 1990, as jantes são a característica definidora”, escreveu Davidson no seu livro 100 Years of Harley-Davidson. “A ideia era criar um visual diferenciado utilizando jantes de disco tipo solid-cast. Levamos esta diferenciação ainda mais longe com uma pintura monocromática prateada e um quadro com pintura lacada em prateado. Como toda a moto era prateada, precisávamos de algo chamativo para a destacar. Adicionei detalhes amarelos às rocker boxes, derby cover, timer cover e interruptor de ignição. Construímos um protótipo da Fat Boy e levei-o para Daytona para que pudéssemos obter feedback direto dos motociclistas”.

“Provavelmente estão a perguntar-se como surgiu um nome como Fat Boy, e já ouvi muitas histórias sobre isso, quase todas não correspondem à verdade”, escreveu Davidson. “A história real é a seguinte: é difícil inventar nomes que sejam populares nas ruas. Queríamos algo invulgar e talvez até um pouco irreverente, porque há algo de agradável em gozar com os nossos produtos de vez em quando. Para mim, e para muitos outros insiders que a tinham visto, a moto tinha um look ‘fat’. Então, o pessoal do marketing criou o nome Fat Boy”.

Cronologia da Fat Boy

1990: O modelo Fat Boy estreia-se numa cor, Fine Silver Metallic, equipado com um motor Evolution V-Twin de montagem rígida.

1991: A Fat Boy entrou na cultura popular com a sua participação no filme “Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento”, no qual o ator Arnold Schwarzenegger conduz uma Fat Boy por Los Angeles numa cena de perseguição. O filme foi uma sensação global, ajudando a consolidar o modelo como representante da marca Harley-Davidson em muitos mercados, especialmente na Europa. Uma das motos utilizadas no filme está agora na coleção do Harley-Davidson Museum.

2000: O motor Twin Cam 88B estreia-se nos modelos Softail, incluindo na Fat Boy.

2005: O modelo CVO Fat Boy de produção limitada, equipado com um motor Twin Cam 103, iniciou a produção de dois anos. Os destaques de estilo incluíram uma suspensão traseira rebaixada, um assento de aço pan-style, um “pillion” cromado e um novo acabamento metalizado com três opções de cor.

2010: O modelo Fat Boy Low reduziu a altura do assento para apenas 24,25 polegadas, graças à suspensão dianteira e traseira rebaixadas e ao assento de baixo perfil.

2016: O modelo Fat Boy S é equipado com o musculado motor Screamin’ Eagle Twin Cam 110 e apresenta um acabamento Dark Custom.

2018: O modelo Fat Boy é uma das oito revolucionárias motos Softail baseadas num chassis totalmente novo com suspensão traseira monoshock e motores Milwaukee-Eight V-Twin com dois veios de equilíbrio. O estilo é totalmente novo – uma frente enorme, um novo formato de farol e um enorme pneu traseiro de 240 mm — mas a moto é também claramente um modelo Fat Boy.

2020: A Harley-Davidson celebra um ícone com o lançamento da moto Fat Boy 114 30th Anniversary Limited Edition. Redesenhada com acabamentos escurecidos com detalhes em bronze e equipada com um motor Milwaukee-Eight 114, a produção da Fat Boy comemorativa do 30º aniversário foi limitada a 2.500 exemplares.

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