Harley-Davidson Pan America: o teste

A Harley-Davidson Pan Primavera chegará durante a Primavera, em duas versões, sendo a Special equipada com suspensões semi-ativas.

Estamos em Valência para testar a nova Pan America da Harley-Davidson! Revelada em 2018, a maxi-trail americana veio agitar as águas, criando logo à partida muita discórdia devido à estética singular.

A Pan American chegará ao mercado em duas versões, a 1250 e a 1250 Special. O início de comercialização para Portugal está previsto para a Primavera, e o preço será de 16 400 € para a 1250, e 18 750 € para a 1250 Special.

Revolution Max 1250, o motor mais potente da H-D

O coração da Pan America é um motor V2 a 60° refrigerado por líquido totalmente novo. Denominado Revolution Max 1250, o propulsor adota soluções como duplas árvore de cames à cabeça, que comandam quatro válvulas por cilindro. Para além disso, a distribuição é variável, com um controlador a atuar nas árvores de cames quer de admissão quer de escape, maximizando os mapas de abertura e fecho das válvulas, para benefício das prestações, consumos e emissões.

O Revolution Max 1250 tem 1250 cc e promete uma potência máxima de 150 cv, apresentando-se assim como o mais potente motor de produção fabricado pela Harley-Davidson.

Ciclística

O V2 é usado como elemento esforçado da ciclística. O quadro é composto por três elementos distintos, de aço e alumínio, aparafusados ao propulsor.

A suspensão está a cargo duma forquilha invertida Showa de Ø47 mm totalmente ajustável que proporciona 190 mm de curso à roda dianteira; atrás um amortecedor Showa com reservatório separado, ajustável em pré-carga, assegura um curso de 190 mm à roda traseira.

Graças à presença duma unidade de medição inercial (IMU) o sistema de travagem Brembo conta com cornering ABS, que é apenas uma das ajudas à condução presente na Pan America. Para além do controlo de tração, a H-D Pan America conta com cinco modos de condução Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus. Estes permitem ajustar vários parâmetros, como a entrega de potência, efeito de travão-motor, ABS e controlo de tracção.

Tudo isto é controlado num ecrã TFT de 6,8 polegadas, cujo ângulo é ajustável. Com a app Harley-Davidson, os utilizadores de telefones com sistema operativo iOS ou Android podem beneficiar de várias funcionalidades.

A Pan America tem jantes de 19 polegadas à frente e 17 atrás, com pneus Michelin Anakee Wild. A Harley-Davidson Pan America 1250 pesa 242 kg, e a Special, 253 kg.

Versão Special

A versão 1250 Special tem algum equipamento adicional. As suas suspensões são semi-ativas, tem sistemas de monitorização da pressão dos pneus, descanso central, pedal de travão traseiro ajustável, proteções do radiador e do cárter, farol dianteiro adptativo Daymaker, punhos aquecidos e amortecedor de direção. As suspensões eletrónicas da versão Special tem uma função nova: a regulação da altura da moto, que passa de estar mais baixa para facilitar a subida a bordo, para alterar para uma altura normal quando em andamento. Esta função chama-se Adaptative Ride Height (ARH) e tem quatro modos pré-estabelecidos; no modo Auto o sistema determina quando baixar a suspensão quando deteta que vai parar; nos modos Short Delay e Long Delay, a moto só é rebaixada depois de estar parada, amntendo assim uma alturas normal a baixa velocidade; e no modo Locked, a altura normal é sempre mantida e a moto nunca baixa, nem quando para.

Na versão versão Special é possível optar por jantes raiadas em vez de liga leve.

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