Help Flash é um dispositivo que ajuda à sua segurança

A pensar na nossa segurança uma empresa espanhola desenvolveu o dispositivo Help Flash. Descubra aqui porque é tão relevante para si!

help flash

Ao contrário de outros veículos, como por exemplo um automóvel, a lei portuguesa não obriga que uma moto esteja equipada com uma peça de equipamento particularmente vital para a nossa segurança em caso de acidente ou avaria na estrada: o triângulo refletor. Porém, a visibilidade de uma moto neste tipo de situações tem uma relevância fundamental se falamos de segurança para outros utilizadores, e até para nós próprios. Para ajudar a combater este problema, uma empresa espanhola desenvolveu o dispositivo luminoso Help Flash.

Criado essencialmente no sentido de substituir o normal triângulo refletor dos automóveis, o Help Flash pode, no entanto, ser facilmente transportado e utilizado pelos motociclistas na sua moto.

Tem como função assinalar uma situação de perigo (ex.: moto parada na berma da estrada), e para isso o Help Flash recorre a um potente LED de alta intensidade, uma luz intermitente, que funciona como aviso luminoso e que pode ser visível a distâncias de até 1 km, sempre com uma capacidade de iluminar a 360 graus.

O dispositivo é “colado” ao veículo através de um sistema de fixação magnética, sendo a iluminação ativada de forma automática a partir do momento em que é posicionado, com o Help Flash a recorrer a um sistema patenteado. No entanto, o utilizador poderá sempre optar pelo acionamento manual.

help flashDadas as suas dimensões compactas e o baixo peso (170 g), semelhante ao de um vulgar smartphone, este dispositivo inteligente pode ser facilmente guardado debaixo do assento ou até no bolso do blusão do motociclista. Em caso de queda ou de avaria, pode colocar o Help Flash na moto ou em qualquer outro ponto de fixação, de preferência alto para maximizar o alcance, e que garanta a visibilidade.

A nível técnico o dispositivo luminoso Help Flash destaca-se pelas suas dimensões compactas. As dimensões de 88 x 53 mm, aliadas ao peso de 170 gramas (com pilha), permitem que seja facilmente transportado quando anda de moto. A caixa é fabricada em ABS e Policarbonato, sendo que o dispositivo é também resistente a impactos e à água.

É alimentado por uma convencional pilha de 9V, que deverá garantir o funcionamento por um período de até 36 meses em inatividade. Em caso de utilização, e de acordo com as especificações técnicas do Help Flash, a bateria irá durar 2,5 horas em modo de LED intermitente, ou, caso o utilizador opte pela funcionalidade de iluminação tipo lanterna com luz branca, a autonomia é de 5 horas.

Será que podemos utilizar este dispositivo de iluminação nas nossas motos dentro da regulamentação nacional?

A legislação portuguesa não impede a colocação de um dispositivo luminoso amarelo no exterior do veículo imobilizado, e por isso o Help Flash é uma solução possível, cómoda e segura.

O Help Flash poderá ser adquirido nas principais lojas de reparação automóvel como a Carglass e a Norauto, em cadeias de distribuição de primeiro plano no mercado português como a Worten ou o El Corte Inglês, através da Amazon e, claro, a aquisição é igualmente possível através do site oficial www.help-flash.com .

Ainda não está confirmada a disponibilidade do dispositivo no mercado português, mas já sabemos que o PVP será de 29,95€.