Hideaki Shikama cria colecção para a Yamaha

Designer de moda japonês inspira-se na filosofia de desenvolvimento Jinki Kanno da Yamaha Motor.

Hideaki Shikama, designer responsável pela marca de moda Children of the Disordance, criou uma pequena coleção denominada Over, baseada nas motos SR500 e SR400 da Yamaha.  A Yamaha Motor disponibilizou a Hideaki Shikama uma SR500 e uma SR400 — com grandes motores monocilíndricos clássicos, apreciadas pelos motociclistas desde o seu lançamento em 1978 — para servirem de inspiração para a criação de peças de roupa da sua coleção Over. As peças de roupa podem ser usadas tanto por modelos SR como pelos seus pilotos.

Shikama inspirou-se na filosofia de desenvolvimento Jinki Kanno (a sedutora emoção de o condutor e a máquina serem um só, partilhada como ponto de partida ao quantificar e integrá-la na performance) da Yamaha Motor para criar estas peças de roupa. Procurou expressar a felicidade que pode ser proporcionada pela união entre condutor e máquina e a grande ligação que os proprietários sentem pelas suas motos sendo estas os seus parceiros fieis. O ‘vestuário’ concebido para os modelos SR – depósito de combustível, banco, guarda-lamas, pneus e muito mais – pode também ser usados pelo piloto numa mochila de estilo militar.

Em 2011, Shikama fundou a sua marca de moda Children of the Discordance, criando várias coleções de comércio justo com designs criativos exclusivos, como a transformação em patchwork de gabardines vintage. Este trabalho valeu-lhe elevadas aclamações, incluindo o TOKYO FASHION AWARD de 2017.

‘Senti uma forte afinidade com a filosofia Monozukuri da Yamaha (criando produtos com ênfase na qualidade de acabamentos e na excelência) que valoriza a forma como as pessoas se sentem e percecionam as coisas, mais do que os números. Em particular, a Yamaha acredita que existe felicidade quando uma pessoa e uma máquina se tornam “um só” e são capazes de “comunicar”, algo que considero verdadeiramente especial. Penso que também deve ser assim para as roupas e as pessoas que as vestem. Ao criar a Over, utilizámos as mesmas ideias e métodos de patchwork e graffiti em tecidos vintage que utilizamos nas nossas outras coleções. Criar tudo implicou muitas tentativas e muitos erros, mas fiquei impressionado com a forma como todos na equipa se divertiam com a costura, a montagem e tudo o resto. Pessoalmente, foi a minha primeira experiência a trabalhar com um produto industrial deste tipo, e sinto que o projeto alargou verdadeiramente a nossa forma de expressarmos criatividade.’

A colecção Over da Children of the Discordance de Shikama será exibida no showroom.tokyo, Espace Bis 5 hall de exibição em Paris durante a Semana da Moda de Homem de Paris, de 20 a 25 de Junho.