História: Como nasceu o Enduro? 

Texto Domingos Janeiro • Fotos Marcas/FIM

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A competição ganha nova dimensão

1967 ISDT 42nd International Six Days’ Trial Zakopane POL

Novos modelos começam a surgir, equipados com motores mais potentes, mais velozes e com isto, o panorama da competição motorizada em duas rodas, começa a alterar-se também. A 12 Agosto de 1909, 99 pilotos, em motos fabricadas por 17 marcas diferentes, saem de Cleveland para embarcar naquilo a que os jornais contemporâneos chamam de “a corrida de resistência com maior número de participantes até à data”.

O destino não era aleatório e havia regras a seguir: os 624 km de extensão tinham que ser percorridos em dois dias, com dormida em Columbus, no Ohio, a caminho de Indianapolis. Ali, o circuito, que iria para sempre mudar o imaginário colectivo da competição motorizada, estava prestes a ser inaugurado. No total, 64 pilotos chegaram ao fim, 12 dos quais excederam o tempo máximo permitido. Mesmo em estado muito embrionário, estava lançada a primeira pedra para algo que viria a mudar o panorama motociclístico para sempre.

O ano de 1913 estava ao virar da esquina e essas primeira tentativas, consideradas agora como verdadeiras iniciativas pioneiras, que ainda hoje merecem destaque e ainda hoje continuam a ser referência. Dez anos depois desse histórico ano de 1903, a Federação Internacional organiza o primeiro “Six Days Reliability Trial, que mantém esse nome até 1979, alterando o nome para a designação pelo qual ainda hoje é conhecido: International Six Days of Enduro. O enduro é reconhecido como uma disciplina global, com um futuro muito promissor pois é uma das modalidades mais populares do momento, com cada vez mais adeptos.

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